Marketing emocional: descubra como atrair mais clientes

Marketing Emocional é uma estratégia focada em inspirar sentimentos no público por meio de campanhas publicitárias. Saiba como sua marca pode cativar os potenciais clientes e vender mais com essa abordagem.

Conquistar a atenção do público não é algo simples. No entanto, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para criar uma relação mais forte com o consumidor. 

O Marketing Emocional brinca com as sensações da audiência e atrai o olhar mais sensível para as campanhas de marketing.

Tudo isso ao utilizar emoções como alegria, nostalgia, raiva, tristeza  e muitas outras. Com ela, a marca consegue criar uma narrativa poderosa e ficar um passo mais perto de fechar negócios. 

Para isso, é necessário ter bem claro quais são os objetivos da empresa e como se comunicar de forma assertiva com seu potencial cliente. 

Quer saber mais sobre o Marketing Emocional? Acompanhe o artigo e entenda como essa prática pode ajudar o seu negócio a potencializar suas campanhas.

O que é Marketing Emocional?

Marketing Emocional é uma estratégia que utiliza as emoções para persuadir e inspirar a tomada de decisões dos consumidores. Isso ocorre por meio dos gatilhos que estimulam sentimentos.

O foco principal dessa estratégia é criar um vínculo emocional com o público-alvo. A partir disso, a marca consegue aproveitar essa conexão para seguir os próximos passos do funil de vendas. 

Todo o sucesso dessa abordagem se dá ao fato de que as emoções são forças poderosas, se tornando importantíssimas no momento em que um potencial cliente toma a ação de realizar uma compra. 

Além disso, o Marketing Emocional atua diretamente na percepção da marca, uma vez que a audiência a enxerga com uma visão mais emocional. 

Ao realizar campanhas únicas, a empresa conquista fãs leais e deixa a marca memorável. Uma vez que, essas pessoas se lembram com mais facilidade de ações que os deixam nostálgicos, felizes ou até  mesmo tristes.

Vantagens do Marketing Emocional

Além de aumentar o Brand Awareness e diminuir a jornada de compra do consumidor, o Marketing Emocional também faz com que a campanha se torne mais compartilhável.

Com isso, a marca alcança novos públicos e pode até mesmo viralizar sua ação. Dessa forma, mais pessoas conhecem a empresa e tem grande potencial em se tornarem clientes. 

Conheça outras vantagens que investir em emoções pode trazer para sua marca:

Faz o público se lembrar da sua marca

As memórias mais presentes que temos são aquelas que despertaram emoções mais intensas. Isso também vale quando o assunto é publicidade. 

Sendo assim, ao desenvolver narrativas que despertam os sentidos do público, existe mais chance dessas pessoas se lembrarem da marca. 

Com isso, no momento de realizar uma compra elas optam por uma empresa em que se sentem mais próximas. Tudo isso por conta da conexão que foi criada por meio de um sentimento.

Impulsiona as vendas

Anúncios que despertam emoções são mais eficazes em comparação às ações mais tradicionais. 

Por esse motivo, ao desenvolver campanhas que se comuniquem diretamente com as emoções dos público, a sua marca tem mais chances de vendas. 

Além de mostrar seu produto ou serviço para a audiência, a empresa também mostra que se importa. Com isso, é criado uma humanização da marca e o potencial cliente se sente seguro em seguir com a compra.

Estimula o engajamento

Campanhas que evocam sentimentos tem grandes chances de viralizar, ainda mais quando o assunto são as redes sociais

Isso porque, ao ver uma campanha que despertou uma emoção intensa, o espectador sente vontade de compartilhar com pessoas próximas. 

Aumenta a fidelização do cliente

A conexão formada por meio de campanhas que evocam sentimentos é uma estratégia poderosa quando se trata de fidelização de clientes

Um consumidor que possui uma conexão com a marca permanece fiel e ainda se torna um embaixador, falando e indicando diretamente a empresa para pessoas próximas. 

Dicas para aplicar o Marketing Emocional com sucesso

O Marketing Emocional é uma estratégia que traz diversos benefícios para a marca. No entanto, na hora de colocar em prática é preciso ter alguns pontos de atenção.

Confira as dicas principais para despertar a emoção dos seus clientes e criar campanhas de sucesso:

Saiba quem é a sua audiência

Para campanhas de sucesso é preciso conhecer a fundo quem é o seu público-alvo. A partir disso, a marca é capaz de saber exatamente qual tom de voz deve utilizar e qual emoção é a mais assertiva. 

Isso pode ser feito com a criação de uma persona, um perfil semi-fictício que descreve o consumidor ideal. Com dados como esse, torna- se mais fácil pensar em ações com mais efeito nos consumidores. 

Utilize a psicologia das cores

As escolhas estéticas das campanhas devem ser pensadas com cuidado. Uma grande dica é utilizar a psicologia das cores para ajudar a estimular ainda mais as emoções dos consumidores, como:

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência;
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade;
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança;
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, boa sorte, renovação, generosidade, fertilidade.

Existem diversas possibilidades para se trabalhar com as cores em suas ações. Encontre a que mais faz sentido para o seu objetivo e coloque a ideia em prática.

Use Storytelling

Storytelling é a arte de contar histórias. Essa estratégia deve ser utilizada dentro do marketing para criar uma conexão ainda mais forte com o público. 

Por meio de narrativas bem construídas e personagens cativantes, as pessoas se conectam e a marca passa a ter um significado diferente para elas. 

Além disso, essa abordagem inspira empatia e conquista um lugar especial na lembrança das pessoas.

Crie conteúdo de qualidade

O Marketing Emocional deve ser alinhado com outras estratégias de Inbound Marketing. Dessa forma, a marca consegue atrair mais pessoas por meio de conteúdos de qualidade. 

Para isso, invista em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e desenvolva materiais que respondam às dores dos consumidores. 

Com isso, os potenciais clientes conseguem encontrar o seu blog ou site com mais facilidade.

Seja autêntico

No momento de elaborar uma ação de marketing é fundamental que a empresa seja autêntica e se mantenha fiel aos seus valores. 

Isso porque, a campanha pode ser repleta de elementos que despertam as emoções dos consumidores, mas se ela não seguir o que foi mostrado, pode perder credibilidade. 

Sendo assim, inove com narrativas emocionantes e desperte a atenção dos consumidores, mas sem perder a essência da marca.

Use o Marketing Emocional para cativar pessoas!

Marketing Emocional é uma estratégia que utiliza as emoções dos clientes como principal meio para criar uma conexão com a marca. 

Com ela, o público se sente mais próximo da empresa e passa a se lembrar dela sempre que vai realizar uma compra. 

Além disso, é uma ótima forma de fidelizar consumidores e os transformar em embaixadores. Com isso, o empreendimento consegue chegar a novos lugares e potencializar suas vendas. 

Para isso, é preciso desenvolver histórias únicas, cativantes e cheias de sentimento. 

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