Os fundamentos do desenvolvimento de negócios

Em termos mais simples, o desenvolvimento de negócios pode ser resumido como as ideias, iniciativas e atividades que ajudam a tornar um negócio melhor. 

Isso inclui aumento de receita, crescimento em termos de expansão de negócios, aumento de lucratividade por meio da construção de parcerias estratégicas e tomada de decisões estratégicas de negócios.

Vendas, iniciativas estratégicas, parcerias de negócios, desenvolvimento de mercado, expansão de negócios e marketing — todos esses campos estão envolvidos no desenvolvimento de negócios. 

Compreendendo os fundamentos do desenvolvimento de negócios

As tarefas de desenvolvimento de negócios abrangem diferentes departamentos, como vendas, estratégias de marketing, gerenciamento de projetos, gerenciamento de produtos e gerenciamento de fornecedores.

Além disso, parcerias e práticas de redução de custos, networking e negociações também fazem parte do tema. Todos esses diferentes departamentos e atividades são orientados e alinhados com as metas de desenvolvimento de negócios. 

Por exemplo, uma empresa tem um produto ou serviço que faz sucesso em uma região, como o Brasil. A equipe responsável pelo desenvolvimento de negócios realiza uma avaliação para verificar o potencial de expansão adicional. Após todas as diligências, pesquisas e estudos, constata-se que o produto ou serviço pode ser expandido para uma nova região, como os Estados Unidos.

Vendas

O pessoal de vendas se concentra em um mercado específico ou em um conjunto de clientes específicos, geralmente para um número de receita direcionado. 

Nesse caso, o desenvolvimento de negócios avalia os mercados americanos e conclui que vendas de US$1,5 bilhão podem ser alcançadas em três anos. Definidas as metas, a área de vendas foca na base de clientes do novo mercado e aplica suas estratégias.

Marketing

O marketing envolve a promoção e a publicidade voltadas para a venda bem-sucedida de produtos aos clientes finais. O marketing desempenha um papel complementar na consecução das metas de vendas. Se atente às peculiaridades de cada negócio. Fazer marketing para petshop é diferente de marketing para uma indústria de calçados.

Orçamentos mais altos permitem estratégias de marketing agressivas, como ligações não solicitadas, visitas pessoais, roadshows e distribuição de amostras grátis. Orçamentos mais baixos tendem a resultar em estratégias de marketing passivas, como anúncios on-line limitados, anúncios impressos, anúncios de mídia social e outdoors.

Iniciativas ou parcerias estratégicas

Para entrar em um novo mercado, valerá a pena seguir sozinho, cumprindo todas as formalidades exigidas, ou será mais sensato formar uma aliança estratégica ou parceria com empresas locais que já operam na região? 

Auxiliada pelas equipes jurídica e financeira, a equipe de desenvolvimento de negócios pesa todos os prós e contras das opções disponíveis e seleciona aquela que melhor atende ao negócio.

Gerenciamento de projetos/planejamento de negócios

A expansão dos negócios requer uma nova instalação no novo mercado ou todos os produtos serão fabricados no país base e depois importados para o mercado-alvo?  A última opção exigirá uma instalação adicional no país base? 

Essas decisões são finalizadas pela equipe de desenvolvimento de negócios com base em suas avaliações relacionadas a custo e tempo. Em seguida, a equipe de gerenciamento/implementação do projeto entra em ação para trabalhar em direção ao objetivo desejado.

Gerenciamento de produtos

Os padrões regulatórios e os requisitos do mercado variam entre os países. Um medicamento de determinada composição pode ser permitido em um país, mas não em outro, por exemplo. 

O novo mercado exige uma versão personalizada ou totalmente nova do produto? Os requisitos são fatores que orientam as atividades dos departamentos de gerenciamento de produtos e manufatura, baseadas nas estratégias estabelecidas.

A consideração de custos, as aprovações legais e a adesão regulatória são avaliadas como parte de um plano de desenvolvimento de negócios.

Gerenciamento de fornecedores

O novo negócio irá precisar de fornecedores externos? A empresa fará parceria com qualquer rede de varejo estabelecida para vendas no varejo? Quais são os custos associados a esses compromissos? A equipe de desenvolvimento de negócios trabalha com essas perguntas.

Negociações e networking 

Algumas iniciativas de negócios podem precisar de experiência em soft skills.  Habilidades interpessoais, como networking e negociação, podem ser necessárias com diferentes terceiros, como fornecedores, agências, autoridades governamentais e reguladores. Todas essas iniciativas fazem parte do desenvolvimento do negócio.

Redução de custos

O desenvolvimento de negócios não é apenas aumentar as vendas, os produtos e o alcance do mercado. Decisões estratégicas também são necessárias para melhorar os resultados, o que inclui medidas de corte de custos. E custos envolvem desde a contratação de funcionários até a busca por fornecedores com preços mais competitivos.

Uma avaliação interna revelando altos gastos com viagens, por exemplo, pode levar a mudanças na política de viagens, como realizar videoconferências em vez de reuniões presenciais ou optar por modos de transporte mais baratos. 

A administração pode implementar iniciativas semelhantes de redução de custos terceirizando trabalhos não essenciais, como faturamento, contabilidade, finanças, operações de tecnologia e atendimento ao cliente. As parcerias estratégicas necessárias para essas iniciativas fazem parte do desenvolvimento do negócio.

O que um desenvolvedor de negócios deve saber?

Como o desenvolvimento de negócios envolve tomadas de decisão de alto nível, o desenvolvedor de negócios deve se manter informado sobre o seguinte:

  • O estado atual do negócio em termos de análise SWOT;
  • O estado atual da indústria em geral e as projeções de crescimento;
  • Desenvolvimentos concorrentes;
  • Fontes primárias de vendas/receitas dos negócios atuais e dependências;
  • O perfil do cliente;
  • Oportunidades de mercado novas e inexploradas;
  • Novos domínios/produtos/setores elegíveis para expansão de negócios, que possam complementar os negócios existentes;
  • A visão de longo prazo, principalmente no que diz respeito às iniciativas que estão sendo propostas;
  • As áreas de custo e as opções possíveis para economia de custos.

O Plano de Negócios

O cenário de desenvolvimento de negócios discutido acima é específico para um plano de expansão de negócios, cujo impacto pode ser sentido por quase todas as unidades do negócio. 

Pode haver objetivos de desenvolvimento semelhantes, como o desenvolvimento de uma nova linha de negócios, desenvolvimento de novos canais de vendas, desenvolvimento de novos produtos, novas parcerias em mercados novos ou existentes e até mesmo decisões de fusões e aquisições.

Uma empresa que opera a partir de cinco escritórios diferentes em uma cidade pode ser transferida para uma grande instalação central, resultando em economia significativa de custos operacionais. 

No entanto, isso levaria ao desgaste do funcionário, se o novo local não for conveniente para todos. Cabe à equipe de desenvolvimento de negócios avaliar tais preocupações.

Em essência, o desenvolvimento de negócios envolve tomadas de decisão de alto nível com base em uma avaliação realista de todas as possíveis mudanças e seus impactos. 

Através de novas ideias e iniciativas, visa melhorar as perspectivas globais do negócio, que impulsionam o funcionamento de suas diferentes unidades. É um ecossistema que abrange todo o negócio e suas várias divisões, impulsionando o crescimento geral. 

O ajuste certo para o desenvolvimento de negócios

Um desenvolvedor de negócios pode ser o proprietário ou um funcionário designado que trabalha no desenvolvimento de negócios. Qualquer pessoa que possa fazer ou sugerir uma mudança estratégica para agregar valor ao negócio pode contribuir para seu desenvolvimento

As empresas geralmente incentivam os funcionários a debater ideias inovadoras, o que pode ajudar a melhorar o potencial do negócio em geral. As empresas também buscam ajuda de empresas incubadoras externas, empresas de desenvolvimento de negócios e centros de desenvolvimento de pequenas empresas. 

No entanto, essas entidades auxiliam no estabelecimento de negócios e no ajuste fino necessário apenas durante os estágios iniciais da configuração. Uma mentalidade aberta, disposição para uma autoavaliação honesta e realista e a capacidade de aceitar falhas são algumas das habilidades necessárias para o desenvolvimento de negócios bem-sucedidos. 

Além da concepção, implementação e execução de uma ideia de desenvolvimento de negócios, os resultados finais são mais importantes. As mentes mais brilhantes no desenvolvimento de negócios devem estar prontas para acomodar uma mudança a fim de alcançar os melhores resultados. Cada aprovação ou reprovação é um aprendizado, preparando melhor esses profissionais para o próximo desafio.

Este artigo foi escrito por Rodrigo Dias, criador de conteúdo em rodrigodiasavila.com.br