Entenda a importância de um blog industrial para seus negócios

O blog é uma plataforma famosa que está presente na internet desde muitos anos. Ideal para publicações de diversos assuntos, fotos, artigos, vídeos e interação entre os usuários. Entenda como ele se tornou uma peça fundamental para as estratégias de marketing digital.

Quando surgiram, os blogs eram considerados como um “diário virtual”. Nele qualquer pessoa poderia colocar seus pensamentos e falar sobre assuntos diversos. 

Atualmente, há cerca de 500 milhões de domínios na internet classificados como blog, segundo levantamento do Hosting Tribunal, empresa de comunicação.

Com o passar do tempo algumas plataformas da mesma época declinaram, como o extinto Fotolog. Entretanto, o blog demonstrou um potencial muito grande para as empresas. 

Atualmente, mais do que relatos pessoais, eles se tornaram peças-chave para atrair público e cativar leads.

A indústria também está utilizando o blog para expandir seu alcance de negócios e parceiros comerciais. Quer saber como? Fique com a gente e descubra todas as potencialidades desta plataforma.

Como funciona um Blog

O blog surgiu como weblog, inicialmente. Isso porque era a junção de “web” com “log”. Em português pode ser traduzido como rede e registro, respectivamente. 

Com isso, os diários passaram para as redes e se tornaram virtuais. Por este motivo o sucesso desta plataforma foi tão grande nas primeiras décadas dos anos 2000.

Além disso, ele é um site público, ou seja, qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode acessar

Essa característica elevou o nível dessas páginas para “jornais” virtuais. As publicações, neste âmbito chamadas de “posts”, ganharam frequência e espaço na web.

Sem dúvidas, é um portal para que o usuário consiga se aprofundar melhor em qualquer assunto. Isso permite uma conexão entre quem escreve e quem lê. 

O conteúdo, portanto, é o ponto mais importante dessa interação. E o marketing digital enxergou grande potencial nessas características.

Para se criar um blog, é bem simples, basta:

  • Escolher um serviço de hospedagem;
  • Criar um domínio de acordo com seu nicho;
  • Escolher um design apropriado.

A importância de um Blog para o setor industrial

Apesar de muitas lideranças ainda não enxergarem a necessidade de um blog industrial, trabalhar com um conteúdo sólido e informativo na internet atrai possíveis consumidores.

No Brasil, o número de pessoas conectadas à internet aumentou, segundo levantamento do relatório Digital 2022, realizado pelas empresas de comunicação We Are Social e Hootsuite.

A pesquisa mostra que já são cerca de 165 milhões de usuários ativos no país. Ou seja, a forma como as empresas se apresentam online precisa mudar.

Seja no modelo de vendas B2C ou B2B. A presença nos principais canais de comunicação da rede é o caminho para aumentar a rentabilidade do negócio. 

Veja abaixo a importância de se ter um blog industrial:

Geração de leads

Com um portal industrial com conteúdo relevante e informativo, a geração de leads qualificados aumenta e isso garante maiores chances de realizar vendas

Portanto, utilize as estratégias de marketing digital e produza conteúdos que atraiam o público desejado.

Com isso, o lead sente mais confiança e interesse na empresa, oferecendo e-mail e outros contatos para receber materiais específicos.

Oportunidades de vendas

A geração de leads qualificados com conteúdo relevante proporciona maiores chances de chegar ao cliente de maneira mais direta. Com isso, existem mais oportunidades para vendas.

Ao demonstrar que a sua empresa é especialista no segmento e, além de comercializar, ainda produz conteúdo de qualidade, é gerado mais confiança no usuário, aumentando possibilidades de contratos fechados.

Custo-benefício

O custo para criar um blog industrial e gerar conteúdo recorrente não é alto. No mais, qualquer pessoa engajada pode criar um site e começar a postar com frequência e domínio sobre o assunto.

Sendo assim, essa plataforma apresenta um custo-benefício vantajoso para criar uma conexão mais profunda com os usuários – e possíveis clientes.

Tipos de conteúdos para um Blog Industrial 

Os blogs são categorizados por tipos, pois cada conteúdo é apresentado da melhor maneira de acordo com a sua persona. Há vários tipos de blog industrial que você pode utilizar para a sua empresa, veja!

Tipos de conteúdos para um Blog Industrial 

Os blogs são categorizados por tipos, pois cada conteúdo é apresentado da melhor maneira de acordo com a sua persona. Há vários tipos de blog industrial que você pode utilizar para a sua empresa, veja!

Blog de Tutorial

O blog tutorial está disposto a ensinar o leitor a realizar alguma tarefa. Para isso, se utiliza de vídeos, fotos, infográficos e vários outros recursos necessários para garantir o entendimento do público.

É ótimo para indústrias que fornecem peças ou ferramentas de construção ou reparo, entretanto, qualquer segmento pode possuir um blog deste tipo.

Blog Post educativo

Este tipo de blog tem o objetivo de informar sobre algum assunto. Normalmente, contém conteúdo educativo sobre os produtos ou serviços da própria empresa. 

O blog educativo tem esse caráter: atrair o público pela gama de informações que apresenta, demonstrando total autoridade no assunto e segmento que está presente.

Blog de Listas

Neste formato é possível separar seus conteúdos por listas, tópicos, ordens alfabéticas ou cronológicas, proporcionando um assunto de fácil leitura

Costuma atrair muitos usuários através do tráfego orgânico pela sua facilidade em entregar conteúdos relevantes diretamente.

Se o negócio fornece peças variadas para um determinado segmento, pode listar tais itens com as suas necessidades, por exemplo.

Blog de Guest posts

O domínio de guest post funciona como uma participação de outras empresas no seu domínio ou vice-versa

Dessa forma, promove parcerias de sucesso e, claro, possibilita o aumento da cartela de clientes. 

Com ele é possível captar outros tipos de públicos que podem se interessar pelo segmento e produtos do seu negócio.

Blog de Cases de Sucesso

Neste caso, o conteúdo do blog é baseado nos depoimentos de outros clientes ou com a apresentação de projetos que deram certo. 

É muito útil quando se fala sobre o gatilho mental da autoridade, pois busca transmitir ao usuário confiança e seriedade do negócio.

Dica extra: como ranquear seu Blog

Uma página voltada para indústria pode ser estruturado de maneira a ranquear melhor nos sites de busca como o Google. 

Para isso, são utilizadas técnicas desenvolvidas pelo marketing digital. O SEO, Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), por exemplo, atua com palavras-chave específicas utilizadas por usuários.

Dessa maneira, ao buscar por um conteúdo, o Google pode trazer o site da indústria em questão e apresentar ao usuário como uma opção de conteúdo informativo. Ou seja, ranqueando o site nas primeiras páginas e gerando leads qualificados

Este tipo de técnica é conhecida como marketing de conteúdo e atua como reforço do marketing digital para garantir sucesso ao site.

Faça agora um blog industrial e conquiste muitos clientes

O blog industrial é uma das melhores opções para alavancar a popularidade do seu negócio e conseguir gerar leads qualificados. Com bastante trabalho, dedicação e conhecimento, é possível manter um blog ativo e interessante para os seus leitores.

Essa é uma ótima maneira de expandir sua marca para novos públicos. Além de criar oportunidades de negócios.

Por isso, busque se inteirar das novidades do marketing digital e aplique seus conhecimentos em uma plataforma que possui potencial para alavancar sua indústria.

Continue acompanhando nosso blog para aprender ainda mais sobre marketing, gestão, vendas e muito mais!