O que é Marketing de Posicionamento na Internet e como usá-lo

Marketing de Posicionamento na Internet, ou MPI, é um conjunto de ações pensadas para levar um site ou blog até o topo de resultados das buscas online. Confira o artigo e entenda a importância da prática. 

A divulgação na internet se tornou uma estratégia importante para as empresas que querem potencializar sua imagem e conseguir mais receita. Atualmente, é no ambiente online que os consumidores estão. 

Diferente de ações offline e do marketing tradicional, em que é a marca que busca pela público, hoje é preciso que as empresas ganhem espaço nos canais onde seus consumidores estão. 

Isso significa que ações voltadas para o digital demandam uma atenção diferente, já que as influências que podem levar uma pessoa a procurar outra empresa são diversas. 

Para isso, o Marketing de Posicionamento na Internet utiliza abordagens que destacam um site e o deixam no topo das buscas orgânicas. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre o MPI.

O que é Marketing de Posicionamento na Internet (MPI)?

O Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) é um conjunto de estratégias pensadas para fazer com que um site alcance as primeiras posições em buscadores como Google, Bing e outros. 

A importância dessa abordagem vem da crescente busca que as pessoas fazem na internet. Procurar por soluções e alternativas online é parte importante da jornada de compra dos consumidores.

Além disso, o número de pessoas comprando pela internet também aumentou. De acordo com uma pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas. 

Portanto, se faz mais do que necessário que a sua empresa esteja entre os principais resultados dessas buscas. Quanto mais destacado um empreendimento está, maiores são as chances de um usuário clicar em sua página.

Dicas para utilizar o Marketing de Posicionamento na Internet com eficiência

Agora que entendemos um pouco mais o que é o Marketing de Posicionamento na Internet, chegou a hora de aprender como colocá-lo em prática.

Vale ressaltar que, essa estratégia deve ser vista como algo a longo prazo, uma vez que os buscadores levam um tempo para identificar se um site de fato segue as boas práticas de SEO. 

Confira as principais dicas para implementar o MPI com sucesso:

Defina os objetivos

Antes de colocar uma estratégia em prática é necessário entender quais os objetivos com ela. Pode parecer algo simples, afinal, a meta de toda empresa é vender, certo?

No entanto, quando falamos em marketing digital, é preciso separar as coisas em pequenas caixas para então entender melhor o cenário onde eles se encontram.

Portanto, estabeleça as principais metas que o empreendimento deseja atingir, como:

  • Conseguir mais leads;
  • Dobrar as vendas em 6 meses;
  • Aumentar a taxa de conversão.

Dessa forma, é possível focar os investimentos em uma meta e estabelecer planos de ação efetivos. 

Conheça bem a persona

A persona é um personagem utilizado para entender melhor o perfil do cliente ideal de uma empresa. A partir dela, a marca é capaz de direcionar seus esforços para atrair, converter e fidelizar seus consumidores.

Para criar um perfil assertivo é necessário coletar algumas informações do público-alvo, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Nacionalidade;
  • Principais necessidades;
  • Objeções;
  • Hábitos de consumo.

Estabeleça as palavras-chave

O MPI funciona principalmente com o uso de palavras-chave, sendo assim, é preciso realizar um levantamento completo sobre os principais termos que estão envolvidos com o trabalho da empresa.

Por exemplo, um empreendimento que trabalha com brindes personalizados ao realizar a pesquisa por palavras-chave consegue identificar que seu público geralmente busca por termos como “aniversários”, “festas”, “eventos” e muito mais. 

A partir disso, a empresa pode começar a desenhar suas estratégias de conteúdo para levar ao lead a resposta para suas dúvidas. 

Crie anúncios

Anúncios pagos também fazem parte da abordagem MPI, vale lembrar que essa é uma estratégia que traz resultados rápidos, mas demanda um investimento maior. 

Com as palavras-chave já definidas, torna-se mais fácil identificar o que os potenciais clientes têm procurado, e assim, trabalhar com anúncios mais focados.

Dessa forma, a empresa ganha mais destaque na SERP e se certifica que o público-alvo a encontre com mais facilidade.

Não se esqueça da busca orgânica

A mídia paga é importante dentro da estratégia de Marketing de Posicionamento na Internet, mas é preciso investir também na busca orgânica. 

Essa abordagem nada mais é do que produzir conteúdos otimizados para que conquistem uma posição maior nos buscadores. Isso ao seguir as boas práticas de conteúdo, o que inclui a inserção de palavras-chave estratégicas.

A partir disso, a empresa constrói autoridade e começa a desenvolver uma relação mais próxima com seu público. 

Otimize para SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos pilares do MPI, sendo assim é preciso se certificar de que o site e os conteúdos estejam bem otimizados para os motores de busca. 

Para isso, basta seguir alguns critérios de SEO como:

  • Uso de palavras-chave;
  • Link building;
  • Escaneabilidade;
  • Quantidade de palavras;
  • Conteúdo original.

Ao seguir esses critérios, sua empresa garante que o usuário tenha uma boa experiência de leitura e acesso a um conteúdo de valor. Dessa forma, os buscadores entendem que o site está ali para ajudar o usuário.

Use o Marketing de Posicionamento na Internet para colocar sua empresa no mapa!

O Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) é um conjunto de abordagens voltadas para posicionar uma empresa nos primeiros lugares de buscadores como Google e Bing.

Conquistar esses lugares é importante para que os empreendimentos sejam vistos por seu público-alvo e possa então começar a colocar em ação estratégias de atração e conversão. Isso por meio de conteúdos de valor e bem otimizados. 

Para isso, é preciso ter os objetivos bem definidos, encontrar as palavras-chave certas e investir em mídia paga e tráfego orgânico por meio da produção de conteúdo. Seguindo essas etapas, a empresa é colocada no mapa e vista por mais pessoas.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria!