Marketing regionalizado:  o que é, vantagens e como fazer

Marketing regionalizado são estratégias voltadas para encontrar potenciais clientes em regiões específicas. Saiba como sua empresa pode implementar essa prática com sucesso.

Atrair novos clientes é um desafio para empresas de todos os segmentos. No entanto, com os recursos certos é possível encontrar o público ideal e trazer mais receita para o seu empreendimento. 

O marketing regionalizado é a estratégia perfeita para quem quer atingir as pessoas certas no lugar certo. Com ele, seu negócio realiza campanhas ainda mais precisas.

Atualmente, investir em campanhas baseadas em locais tem se tornado cada vez mais simples. Recursos como Google Local Pack e estratégias de SEO local vêm surgindo para facilitar a divulgação de empresas.

Quer saber mais sobre o marketing regionalizado e como ele pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Acompanhe o artigo e fique por dentro de tudo.

O que é marketing regionalizado?

O marketing regionalizado é uma estratégia voltada especificamente para uma região. Tudo isso levando em conta as características demográficas, geográficas e comportamentais. 

Ou seja, no momento em que uma empresa desenvolve uma ação de marketing, ela atinge apenas um público de determinada localidade.

Com isso, a empresa consegue encontrar leads com uma alta taxa de conversação. Uma vez que, ao criar a mensagem certa, mais pessoas se identificam com ela.

Como o marketing regionalizado funciona?

Dentro do Marketing Digital, a estratégia de segmentar regiões é aplicada por meio do uso de palavras-chave específicas para o local escolhido.

Por exemplo, uma empresa de móveis pode utilizar palavras como “armário quatro portas zona sul” ou “cozinha completa centro”. 

Dessa forma, ao pesquisar por determinadas palavras, o usuário consegue encontrar o seu negócio. 

Essa estratégia é importante para atingir onde estão os clientes ideais, que buscam pelo produto e se encontram na região de atuação do negócio.

Nessa ação, também existe uma adaptação na linguagem para atingir o público-alvo. Isso porque, é preciso utilizar um tom de voz que seja compatível ao dos consumidores que vivem na região estabelecida.

Dessa forma, é possível personalizar as campanhas e atender as demandas que a audiência daquele local possui. 

Impactos do marketing regionalizado

Encontrar uma região para focar seus esforços de marketing ajuda na comunicação com os potenciais clientes. 

Isso porque, sabendo exatamente quais são as dores dos consumidores, é mais fácil desenvolver uma mensagem assertiva. 

Além disso, existem alguns outros pontos que são impactados diretamente pelo marketing regionalizado, confira:

Maior fortalecimento da marca

Direcionar as campanhas de marketing para um público específico permite a personalização dessas mensagens. 

Dessa forma, a empresa consegue lidar diretamente com as dificuldades do potencial cliente e entregar uma informação que faça sentido para ele.

Mais proximidade com o público

Segmentar os esforços de marketing é a forma ideal de entender exatamente as demandas do público de um local.

Isso faz com que a empresa consiga desenvolver produtos ou serviços específicos para sua audiência. 

Acompanhar a necessidade dos potenciais clientes é uma forma eficaz de saber exatamente quais são os passos que a empresa deve seguir.

Facilidade para encontrar novos consumidores

Muitas pessoas desistem de realizar uma compra quando não encontram aquilo que procuram em um local próximo. Investir em marketing regionalizado ajuda a empresa a suprir essa demanda.

Isso porque, com as ações de marketing, mais pessoas passam a conhecer a marca.

Como saber se o marketing regionalizado se aplica a sua empresa?

Antes de implementar o marketing regionalizado é importante definir se essa estratégia faz sentido para a empresa. 

Confira a seguir algumas dicas para realizar essa análise no seu empreendimento:

  • Defina a área de atuação da empresa: para que boas campanhas de marketing sejam desenvolvidas é preciso que seja claro qual a área de atuação. Dessa forma, é possível passar mensagens mais claras;
  • Analise o produto ou serviço comercializado: nem todos os produtos ou serviços de uma empresa solucionam um problema do potencial cliente. Por esse motivo, é preciso entender se o que a empresa oferece conversa com o local escolhido para as ações de marketing; 
  • Entenda a linguagem do público: cada local possui uma particularidade. Sendo assim, busque entender qual o tom de voz ter e quais abordagens ter para evitar ruídos na comunicação.

A partir dessa análise a empresa é capaz de entender se essa estratégia vale ou não a pena. Dessa forma, o empreendimento é capaz de poupar esforços e economizar recursos importantes.

Cuidados necessários na hora de investir em marketing regionalizado

Para que o marketing regionalizado seja implementado da forma correta é preciso levar em consideração alguns fatores. 

A princípio, a empresa deve realizar uma ampla pesquisa sobre seu público e entender com quem está falando. 

Isso pode ser feito com a criação de uma persona, personagem semi-fictício que descreve o consumidor ideal. 

Desenvolver esse perfil ajuda a marca a entender quem exatamente é o seu consumidor e como ela pode se comunicar com essa pessoa. Aqui, é preciso coletar informações como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Em quais redes está presente;
  • Hábitos de consumo.

Com informações como essa, o seu empreendimento está pronto para começar o processo de segmentação das campanhas de marketing.

Como o Busca Cliente pode ajudar a sua empresa

O Busca Cliente é uma plataforma que conecta o Marketing Digital com estratégias regionalizadas para posicionamento orgânico. 

Com ela, a empresa consegue potencializar seu nome e alcançar mais chances de venda. Tudo isso focando em uma região específica.

O Busca Cliente funciona da seguinte forma:

  • Usuários procuram por produtos;
  • Utilizam os buscadores para encontrá-los;
  • A plataforma Busca Cliente destaca quem os oferece na região;
  • O consumidor passa a encontrá-lo mais facilmente e o negócio aumenta suas vendas.

Além disso, a plataforma Busca Cliente Reclame Aqui coleta feedbacks de clientes para otimizar ainda mais os serviços da empresa. 

Invista no marketing regionalizado para encontrar os clientes ideias!

O marketing regionalizado é uma estratégia que foca no desenvolvimento de ações para uma região específica. 

Com ela, a empresa é capaz de direcionar seus esforços para encontrar potenciais clientes com alta taxa de conversão. 

Isso porque, a definição geográfica contribui diretamente para a elaboração de ações mais assertivas que respondam a dor do público.

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