O que é Google Local Pack e como sua indústria pode utilizá-lo

Google Local Pack é uma seção nos resultados de pesquisa do Google que mostra as lojas em destaque para a localização da pesquisa. Descubra como colocar sua empresa no mapa.

A loja que aparece em destaque nos mapas tem mais chances de atrair visitantes físicos de forma virtual.

O Google Local Pack é a seção de resultados em que o Google apresenta três indicações de lojas de acordo com a localização do usuário.

O consumidor encontra o pacote local ao pesquisar no Google por estabelecimentos como, por exemplo, “frigorífico” ou “gráfica”.

Neste artigo vamos explicar o que é esse recurso, como funciona, qual a importância e como configurar sua indústria.

O que é Google Local Pack?

O Google Local Pack é a posição no ranqueamento nas pesquisas locais do Google ou do Google Maps. Aparecer nos resultados da local search é uma importante estratégia de Marketing Digital.

Esse trabalho com SEO Local está dentro do escopo do SEO (Search Engine Optimization), otimização realizada para melhorar a posição no ranqueamento do Google.

Também conhecido com Google Map Pack, esses resultados estão na seção de destaque de pesquisa local do Google.

Por exemplo, ao pesquisar “restaurantes perto de mim”, esse recurso apresenta os destaques de acordo com a pesquisa realizada.

Na prática, o usuário encontra a lista dos três estabelecimentos mais relevantes de acordo com seu local de pesquisa. Os resultados aparecem acima da SERP, que é a página dos resultados orgânicos, que o mecanismo de pesquisa apresenta.

No Google Local Pack, os negócios são listados com suas informações e avaliações de consumidores ao lado da localização geográfica.

Local Pack x Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio e o Google Local Pack são fundamentais para a sua indústria

A diferença entre os recursos é que o Local Pack é apresentado apenas as três marcas mais relevantes de acordo com a pesquisa do usuário.

Já o Google Meu Negócio, ou Google Business Profile, é um recurso do Google que funciona como perfil de empresa. 

O perfil traz informações do negócio pesquisado pelo usuários, como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Site;
  • Telefone;
  • Opções de serviço.

Diferentemente, o Google Local Pack apresenta resultados no Maps para que empresas sejam encontradas nas pesquisas do Google.

Junto a isso, a função de mapas do buscador ajuda os usuários a traçar a rota por meio do GPS do Google, o Google Maps

Desta maneira, os consumidores encontram negócios mais facilmente, de forma específica, quando estão procurando por localização ou por categoria.

Como as pesquisas locais do Google funcionam?

O SEO local é o conjunto de estratégias que tem como finalidade melhorar o posicionamento de uma marca dentro dos resultados de pesquisas locais.

Ou seja, é pensado para pesquisas geográficas, que buscam serviços próximos à localização do usuário.

Para isso, isto é, para o consumidor encontrar sua empresa, ele vai pesquisar da seguinte maneira:

  • Incluir palavras “perto de mim” ou sinônimos como “próximo”;
  • Incluir o nome da cidade, rua ou bairro de interesse;
  • Pesquisa sem indicação geográfica específica.  

Dessa maneira, o Google usa o Local Pack para fazer recomendações de opções disponíveis nos arredores.

Importância do Google Local Pack 

O Local Pack entra em ação quando o usuário não conhece os estabelecimentos na região onde está buscando o serviço.

O Google usa a localização para apresentar a empresa com suas informações e dados de contato. 

Podemos usar como exemplo uma empresa de aluguel de carros. Ao pesquisar a palavra-chave ‘’aluguel de carros’’, o buscador traz indicações no mapa, com informações e sugestões de rotas.

Entendeu a importância? 

Os usuários acessam com mais facilidade, quase que automaticamente, a listagem dos resultados da pesquisa.

Com esse recurso, além de aumentar a chance de uma venda, a empresa também se beneficia com:

  • Aumento no tráfego orgânico;
  • Mais leads
  • Alta visibilidade; 
  • Vantagem competitiva. 

Ao se posicionar no Google Local Pack, a empresa é uma das primeiras a ser listada na pesquisa. Com isso, todo tráfego é direcionado para o site da sua empresa, aumentando a taxa de cliques e o acessos da empresa. 

Dessa forma, seu negócio ganha vantagem e se destaca da concorrência, conseguindo mais leads por meio de contato. 

Como sua empresa pode utilizar o Google Local Pack

Aparecer entre os três melhores resultados em destaque traz muitos benefícios. Mas como conquistar essa posição? 

Ser ranqueado no Google não é uma tarefa muito fácil, as estratégias precisam estar alinhadas às estratégias de SEO

Quando se trata de SEO local, os principais critérios são:

Proximidade

O estabelecimento que possui uma proximidade com o usuário que está fazendo a pesquisa, tem mais probabilidade de subirem nas posições nos resultados.

Relevância

A relevância é essencial, afinal, o Google determina a importância da marca de acordo com o que ela corresponde à pesquisa do usuário.

Reputação

O Google dá privilégio ao estabelecimento mais popular. Isso é possível com as classificações dos clientes.

Para utilizar o Local Pack da maneira correta também é necessário fornecer o máximo de informações sobre a empresa, como: 

  • Nome da empresa, número de telefone, endereço, horário de funcionamento;
  • Categoria principal e categorias secundárias;
  • Endereço (URL) do seu site;
  • Descrição;
  • Fotos;
  • Produtos e serviços oferecidos.

Quanto mais informações sobre a empresa, maiores as chances de aparecer no Local Pack.

Coloque sua loja no mapa!

Neste conteúdo vimos que o Google Local Pack ajuda o usuário a encontrar os serviços que procura perto de sua localização.

Portanto, aparecer no Local Pack pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Para a indústria, os resultados locais são uma excelente estratégia para atrair novos negócios.

Aplicando as estratégias de SEO Local, melhora o ranqueamento, e com isso, gera mais tráfego, visitantes e aumento das vendas.

Se você quer aprender mais sobre as principais estratégias do mercado, continue acompanhando o Marketing para a Indústria!