Customer Data Platform (CDP): o que é e como sua indústria pode utilizá-lo

O Customer Data Platform (CDP) é um sistema que registra e integra todos dados dos clientes de diferentes fontes. Descubra como usar essa tecnologia para impulsionar suas ações de marketing e vendas.

O Customer Data Platform facilita a visualização de informações, gerando insights importantes para otimização de campanhas de marketing e gestão de clientes.

A tecnologia do CDP pode ajudar em ações comerciais, qualificação de leads, experiência do usuário e melhorias de produto ou serviço.

Isso porque, esse software registra e integra todos os dados de diferentes fontes, bancos e plataformas.

Entenda melhor sobre o que é o Customer Data Platform, conceitos, benefícios e como aplicar. 

O que é Customer Data Platform (CDP)?

Customer Data Platform (CDP) é um sistema capaz de agrupar dados estratégicos do consumidor. 

Essa tecnologia trabalha com informações primárias de diferentes fontes e até dados de terceiros para complementar o perfil do usuário.

Em tradução livre, Customer Data Platform nada mais é que “Plataforma de Dados do Cliente”.

O CDP é um sistema que usa machine learning para analisar cada dado de cada usuário e assim montar um perfil ideal de cada potencial cliente. 

O software funciona criando perfis de clientes com dados demográficos, comportamento dentro do site, compras anteriores, relacionamento com a empresa, interação por diferentes canais, entre outros. 

Por meio desta plataforma, o marketing amplia sua visão do relacionamento entre o consumidor com a marca.

A coleta de dados é feita por meio de plataformas da própria empresa, canais de marketing e redes sociais. Essa é a chamada “coleta primária”.

Ou seja, o CDP coleta mais dados cada vez que o usuário entra no site, interage na rede social ou realiza uma pesquisa no Google com interesses próximos ao da empresa. Informações como:

  • Dados de busca;
  • Dados demográficos;
  • Comportamento dentro do site;
  • Compras anteriores;
  • Relacionamento com a empresa;
  • Interação por diferentes canais.

Conceitos dentro do Customer Data Platform

O Customer Data Platform é iniciado a partir da integração com conceitos tecnológicos. Confira alguns deles:

Data Lake Management

O Data Lake Management (Lago de Dados) integrado ao CDP entrega o acesso a um repertório gigantesco de dados vindos de diferentes fontes. 

Ele armazena conjuntos grandes e variados de dados brutos, que nunca foram filtrados.

É mais usado por empresas que possuem uma visão integral dentro do armazenamento de dados.

Consent Management

A Consent Management facilita a gestão de consentimento dos usuários para acesso aos seus dados.

Ele está atrelado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a nova política de segurança de dados no Brasil.

Com isso, a Consent Management cria interfaces de fácil compreensão aos usuários, a fim de que fique claro as intenções com seus dados e que eles permitem o acesso.

Data Lineage

Assim como o Consent Management, o Data Lineage também está aliado a LGP, se tornando indispensável ao CDP. 

Esse conceito tem como funções principais: mostrar o caminho que o dado irá percorrer e armazenar informações como origem, consentimento, uso, e mais.  

Built-in Function

Responsável por facilitar a análise de dados, o Built-in Function oferece uma estrutura para pesquisar informações e usar os dados de forma corretamente dentro do CDP. 

ID Resolution

Esse conceito é essencial para organizar os dados e entender o caminho dos clientes para criar um perfil de usuários únicos.

Data Enrichment  

O Data Enrichment possibilita o acesso a dados de terceiros como IBGE, dados de Web-Behavior, Geo-Behavior, etc. 

Ativações Inteligentes

E por último, esse conceito possibilita o uso dos dados coletados para aplicá-los em campanhas de anúncios segmentadas.

Benefícios do Customer Data Platform

O CDP contribui ampliando a efetividade das ações de marketing, além de gerar insights para campanhas de vendas e gestão do cliente.

Conheça outros benefícios.

Identificar intenção de compra

Um dos benefícios é que o Customer Data Platform é capaz de identificar quando o usuário avançou no processo de compra.

A empresa pode definir alguns critérios a partir do acesso do usuário à página de contato do site. 

Assim, ativa o setor de vendas para que possa agir de acordo com a jornada de compra do cliente, tornando a ação dos setores muito mais eficiente e criteriosa.

Qualificar os leads

A qualificação de leads é a segmentação dos prospects que têm maior probabilidade de compra, diferenciando-os do restante dos leads da base. 

sugestão de imagem

Por meio do CDP, a coleta de dados e a criação de perfis dos usuários se torna mais eficiente e assertiva, facilitando a qualificação e acelerando o ciclo de compra. 

Melhora a experiência do cliente

Sabendo como o consumidor pensa e em que etapa da jornada de compra ele está, é possível realizar uma comunicação direta com esse prospect e melhorar sua experiência. 

O Customer Data Platform faz com que a equipe tenha acesso a dados variados que são usados para engajar os usuários. 

Dessa forma, marketing cria uma conversa personalizada e gera uma excelente experiência. 

Aumenta as taxas de conversão

Unindo todos os benefícios citados acima, causam uma consequência ainda melhor, a conversão

Nesse caso, as taxas de conversão se tornam maiores. Consequentemente, é mais provável que o usuário se torne cliente.

Ainda mais que isso, esse aumento ajuda a realizar a retenção de clientes, fazendo com o que se torne fiel à marca

Finalidades do Customer Data Platform

O sistema CDP sendo uma plataforma de dados do cliente atende a três finalidades:

1. Coleta e unifica dados primários

Alguns sistemas geralmente mais usados, como CRM, não transmitem os dados, dificultando uma imagem completa e ainda mais difícil de analisar sobre os clientes.

Já o CDP conecta todas as ferramentas que a equipe de marketing usa e age de uma única fonte com os dados originais do cliente. 

2. Gerencia informações de clientes

Uma das principais finalidades do Customer Data Platform, é o gerenciamento de dados primários, controlando o fluxo de dados entre os sistemas de marketing. 

3. Realiza ativação dos dados coletados

Com a permissão para coletar os dados originais dos usuários, unificá-los e estruturá-los dentro de perfis, poderá criar segmentos de público que podem ser usados nos canais de marketing.

Como o Customer Data Platform pode ser utilizado?

O uso do CDP ajuda a sua indústria, e pode ser usado para:

  • Conexão online a offline;
  • Segmentação de clientes;
  • Personalização de clientes;
  • Avaliação de leads;
  • Recomendações de produtos;
  • Otimização de taxas de conversão;
  • Teste A/B;
  • Automatização omnicanal;
  • Entrega de emails aprimorada;
  • Melhores avaliações online;
  • Melhora o Customer Lifetime Value (CLV).

As diferenças de CDP e CRM

CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), captura informações de compra, assinatura de newsletter ou qualquer outra conversão realizada. 

Ou seja, apenas coleta dados de usuários que já permitiram o acesso à suas informações e que já estejam no banco de dados.

O CDP busca dados inclusive dos visitantes anônimos das páginas, integra dados capturados no ambiente digital e do registro das compras físicas. O que faz toda a diferença, especialmente nas estratégias de marketing.

Por exemplo, somente o CDP é capaz de identificar que dois fluxos diferentes são da mesma pessoa. 

Por exemplo, um usuário se cadastra na loja usando nome composto mas assina a newsletter somente com o primeiro nome. O Customer Data Platform unifica esse cadastro.

Plataforma de Dados do Cliente

O Customer Data Platform (CDP) possibilita gerar uma visão completa de cada cliente e também uma visão completa de todo o negócio

A plataforma cria o perfil de cliente unificado, contribuindo para ações de marketing e vendas.

Desta maneira, a indústria tem acesso a dados de maneira organizados para que possam ser ativados na plataforma.

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