A importância de uma base de leads qualificados para a sua indústria

Base de leads

No marketing digital, possuir uma base de leads é fundamental para que as campanhas sejam executadas de maneira a garantir bons resultados. Entenda como essa ação pode ajudar a sua indústria.

É super importante criar estratégias com o objetivo de alimentar uma base de contatos e, posteriormente, conquistar o público certo e qualificar leads.

Esse trabalho ajuda e muito a manter um relacionamento positivo entre empresa e clientes. 

Principalmente aqueles captados de alguma das ações propostas pela equipe de marketing, pois gerenciar estes leads é uma tarefa importante.

Inclusive, pode definir os caminhos das estratégias de Inbound Marketing de uma agência. 

Fique por aqui e saiba como criar a sua base de leads e destacar as ações de marketing do seu negócio!

O que são Leads Qualificados?

Os leads qualificados são aqueles que apresentam uma maior identificação em relação aos outros usuários. E que, possivelmente, tem mais interesse na compra do produto ou serviço oferecido pela marca. 

Estes leads podem ser classificados em três etapas diferentes, porém buscam o mesmo propósito: a qualificação de um contato. 

No entanto, cada uma dessas nomenclaturas são atribuídas a equipes diferentes. Entenda:

Lead Qualificado pelo Marketing – MQL

Este lead é qualificado pela equipe de marketing através dos interesses que demonstra ao longo da jornada do cliente.

Provavelmente, é um lead que disponibilizou o e-mail em troca de algum material, que continua acessando as páginas da empresa e consumindo conteúdo relevante. 

Este MQL é classificado e direcionado para a equipe de vendas.

Lead Aceito por Vendas – SAL

Este passo é uma confirmação referente ao contato anterior. 

Um profissional de vendas avalia o lead qualificado pelo marketing para verificar se as informações estão corretas e se é um potencial cliente.

Algumas falhas ocorrem durante o processo de qualificação de um lead. Esta etapa visa filtrar melhor para que a equipe de vendas seja mais assertiva.

Lead Qualificado por Vendas – SQL

Finalmente o lead chega à equipe comercial e essa avalia novamente se todas as informações estão corretas para elaborarem planos de ação personalizados. 

Neste momento, os vendedores entram em contato com o possível consumidor para realizar a venda.

Dessa maneira, é evitada uma perda de tempo com leads que não demonstraram tanto interesse anteriormente. Ou ainda, não estão prontos para a abordagem do pessoal de vendas.

Como funciona a base de leads qualificados

A base de leads qualificados funciona nutrindo esses leads com marketing de conteúdo

Além de outras estratégias de Inbound Marketing para ter acesso à informações importantes desses usuários.

Esses dados coletados não são descartados, pelo contrário, eles são armazenados e utilizados para criar uma base. 

Neste momento, não há uma identificação ou qualificação exata, além de escalar aqueles que demonstram algum interesse – mas não o suficiente.

A partir disso, são criadas personas e estudos para as campanhas e ações de marketing voltadas para esses leads.

Com essas informações, é possível realizar as seguintes ações:

  • Atrair e reter potenciais clientes;
  • Diminuir o atrito no funil, garantindo mais oportunidades;
  • Diminuir o ciclo de vendas pelo incentivos aos leads;
  • Aumentar a produtividade das equipes comerciais e, consequentemente, os resultados.

Importância e benefícios de uma base de leads qualificados

A base de leads é muito importante e ajuda a influenciar nos resultados da empresa.

Isso porque eles servem como ativos que podem ser trabalhados e utilizados de forma recorrente. 

Principalmente se é trabalhado o pós-venda com os consumidores.

Também auxilia a alavancar ações do funil de vendas, uma vez que são oportunidades mais suscetíveis a abordagens do time comercial. 

Ou seja, a base se torna um diferencial para as empresas e até garante melhores resultados financeiros e produtivos.

Com a utilização de ferramentas de anúncios do Google e do Facebook, por exemplo. É possível usar a base de leads como um indicador do público ideal para o planejamento das campanhas.

Como construir uma base de leads qualificados

Para se criar uma base sólida de leads é necessário que a sua empresa comece a aplicar algumas estratégias de marketing digital. 

Tudo isso com a finalidade de atrair o público e conseguir informações relevantes desses usuários. Veja quais:

Marketing de Conteúdo

Presente em todos os processo da jornada do cliente, o conteúdo é fundamental para educar e qualificar leads. 

É pelo conteúdo que este usuário, muitas vezes, chega até a empresa e a torna fonte de consultoria sobre determinado assunto.

Para isso, os materiais precisam ser relevantes e estarem de acordo com as preferências do perfil de consumidor. Além de acompanhar as necessidades dos clientes durante o funil de vendas.

Gatilhos mentais de autoridade

Os gatilhos mentais de autoridade são ótimas estratégias para a qualificação de leads

Publicar cases de sucesso e depoimentos de clientes que estão satisfeitos com seus produtos e serviços incentiva muitos usuários a desejarem também.

Além disso, tende a desenvolver confiança em pessoas que sequer consumiram da empresa.

Landing Pages e formulários

Se a sua empresa for trabalhar com landing pages, busque sempre oferecer algo e pedir resposta em formulários com dados importantes. 

Porém, evite solicitar muitas informações de uma única vez.

O ideal é disponibilizar de tempos em tempos alguma novidade em troca de alguma informação.

Alinhamentos entre as equipes

Para que a base de leads funcione bem é necessário um alinhamento entre as equipes de marketing e a de vendas. 

Uma vai complementar a outra neste processo. Ou seja, o trabalho de uma depende do trabalho da outra.

Conversas e diálogos sobre o que funciona e o que não deve ser mais utilizado é muito válido para o sucesso das ações.

Como gerenciar a base de leads

Com as equipes alinhadas e os planejamentos criados de acordo com o perfil do público-alvo, gerenciar a base de leads se torna uma tarefa fácil e corriqueira. 

Tenha em mente que os contatos da base não podem ser esquecidos pela equipe.

Portanto, para que o gerenciamento seja efetivo, é importante trabalhar com este lead e os novos de maneira recorrente. 

Enviando materiais, publicando conteúdos nos sites e outras ações que listamos abaixo para você, veja:

Tenha uma base saudável

Avalie se todos os contatos da base ainda estão aptos para receberem conteúdos.

Alguns solicitam o descadastramento dos bancos de dados e enviam os e-mails recebidos para o spam.

Delete os que se enquadram neste ponto e trabalhe apenas os que se mostram ativos e operando.

Valide os e-mails antes dos envios

Se a sua empresa utiliza uma plataforma de envios de e-mails, verifique a situação do seu banco de leads antes de importar para esses sistemas.

Alguns e-mails não existem mais ou já solicitaram o não recebimento de conteúdo.

Segmente seu bando de leads

Definir os interesses de cada lead é importante para gerar e enviar conteúdos relevantes para eles.

Invista na automação de Marketing

Sistemas de automação de marketing são muito úteis para garantir o sucesso das ações, do armazenamento de dados e da análise deles.

Além de disparar e-mails, verificar leads que ainda demonstram interesse e a realização de processos demorados.

O custo-benefício é muito vantajoso e ainda garante maior sucesso nas vendas.

Banco de leads: tenha o seu

Agora que você já sabe como trabalhar com um banco de leads, vale a pena montar o seu e trabalhar com ações de marketing muito mais personalizadas.

Possuir uma rede de contatos qualificados auxilia no sucesso das campanhas e ações de marketing.

Com isso em mente, busque manter sua base sempre atualizada e aberta para novos contatos.

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