O que é Live Commerce e como pode ser usado para aumentar vendas

Live Commerce é um evento realizado em plataformas online onde uma marca pode mostrar aos seguidores seus produtos e serviços. Acompanhe o conteúdo e saiba como essa prática pode aumentar as vendas da sua empresa.

A interação dos clientes é atualmente uma das métricas mais buscadas pelas empresas. Isso porque, essa simples ação impacta no aumento de vendas e na fidelização. 

É por esse motivo que os empreendimentos devem se atentar às novidades na comunicação. Em busca de cada vez mais se destacar em meio a concorrência do mercado

Foi assim que o Live Commerce se tornou febre e grandes marcas têm desenvolvido cada vez mais seu espaço no ambiente online. Tudo isso para que os consumidores se sintam cada vez mais próximos da empresa.

Quer saber mais sobre o que é Live Commerce, quais seus benefícios e como realizar em seu negócio? Acompanhe o artigo!

O que é Live Commerce?

O Live Commerce é um evento online de transmissão ao vivo, também conhecido também apenas como live, realizado em plataformas digitais. 

Essa prática tem o objetivo de aproximar a marca do público e fazer crescer seu engajamento. Para isso, o evento pode contar com a presença de influencers e especialistas para aumentar ainda mais o alcance da empresa.

Sendo realizado principalmente nas redes sociais, as lives são indicadas para marcas que desejam lançar novos produtos ou serviços. 

Isso porque, essa estratégia de vendas permite realizar ações especiais, tirar dúvidas e atualizar seu público com novas informações.

Além disso, as lives se tornam grandes aliadas para empreendimentos que desejam receber feedbacks de sua audiência. Os comentários acontecem durante a transmissão e assim é possível saber exatamente o que o espectador quer.

Para realizar um evento como esse é preciso ter um perfil ativo nas mídias sociais ou plataformas próprias para streaming. Além de ferramentas de vídeo e áudio para uma transmissão de sucesso.

Qual a importância de investir em Live Commerce?

Realizar um Live Commerce se tornou fundamental na busca das empresas por espaço no mercado que está cada vez mais competitivo.

De acordo com pesquisa realizada pela Salesforce, 73% dos consumidores esperam que as empresas entendam suas necessidades. Além disso, o estudo também mostra que 62% dos clientes desejam que as companhias se adaptem com base em suas vontades.

Ou seja, os consumidores querem ser escutados pelas empresas e esperam ter suas demandas atendidas. 

Em consequência, a empresa que atende essas necessidades conquista compradores fiéis, que podem virar embaixadores da marca.

Além disso, desenvolver essa proximidade com o público-alvo é essencial para que a empresa tenha maior previsibilidade nas vendas. Com um consumidor fiel é possível ter mais controle comercial.

É assim, com um contato próximo, que a empresa desenvolve uma relação de confiança com seus seguidores.

Tipos de Live Commerce

O Live Commerce é uma modalidade de vendas com inúmeros benefícios comerciais. Para isso, é importante que cada empresa saiba qual é o melhor formato de transmissão para aplicar.

Isso porque, essa prática possui diferentes abordagens e cada uma delas com especificidades que precisam ser levadas em consideração. Confira:  

Influenciadores

Influenciadores digitais são pessoas que trabalham diretamente com as redes sociais. Eles são um canal entre empresas e seus seguidores, o que pode trazer bons resultados de marketing. 

Os influencers escolhidos não precisam, necessariamente, ser aqueles que possuem milhões de seguidores. Por isso é importante que a empresa saiba quem é seu público-alvo.

Tutoriais

O consumidor deseja saber tudo o que puder sobre determinado item antes de realizar a compra. Por esse motivo, eventos online de tutorial se tornaram um grande sucesso entre os consumidores. 

Demonstrar funcionalidades, novas possibilidades e habilidades é importante para que o usuário entenda o porquê de realizar a compra. 

Vale lembrar que seguidores dificilmente acompanham algo que não tem interesse. Por essa razão, esse formato deve ser aplicado apenas se fizer sentido para o negócio..

Lançamentos

O lançamento de produtos é uma ação importante para que os seguidores conheçam a nova proposta da marca. 

Dessa forma, a empresa consegue sanar todas as dúvidas e engajar ainda mais a audiência com promoções especiais e descontos exclusivos.

Dicas para fazer um Live Commerce

Agora conhecemos mais a fundo o Live Commerce e seus benefícios. Vamos saber como esses eventos podem ser implementados na sua empresa.

Sendo assim, separamos algumas dicas para alavancar o sucesso dos seus eventos e conquistar ainda mais audiência. Confira:

Saiba quem é seu público

Uma empresa só consegue realizar uma ação de marketing digital ou uma venda se ela conhecer bem com quem está falando. Não adianta traçar um planejamento sem saber exatamente quem é o ouvinte.

Por esse motivo, é essencial que a marca realize uma pesquisa de mercado e desenvolva uma persona, personagem semi-fictício que descreve o cliente ideal

Alguns pontos essenciais para montar esse perfil são:

  • Faixa etária;
  • Classe social;
  • Histórico de compras;
  • Gênero;
  • Redes sociais mais utilizadas.

Faça boas parcerias com influencers

As lives com influencers são um sucesso e trazem resultados positivos para as empresas que investem no formato.

Por isso, se essa abordagem faz sentido com o modelo de negócio, é importante escolher os influenciadores certos para esses eventos. 

Dessa forma, a empresa consegue atingir um público específico que tem altas chances de conversão. Isso porque, aquelas pessoas já possuem uma relação de confiança com o influenciador.

Conceda promoções e condições especiais

Durante a realização de uma live é importante que a atenção do espectador seja fisgada. 

Essa é uma tarefa desafiadora, porém existem práticas indicadas para prender a atenção e turbinar as vendas.

Condições especiais e exclusivas durante o evento são ideais para fazer com que o usuário queira ficar por mais tempo na live. 

Utilize esses gatilhos mentais, como urgência e escassez. Essas técnicas de vendas são a cereja do bolo de qualquer evento online de sucesso e impactam a taxa de conversão.

Entenda a plataforma que será utilizada

Antes de realizar a live é importante que os envolvidos estejam preparados para qualquer eventualidade. 

Problemas técnicos e dificuldades são comuns de acontecer. No entanto, essas ocorrências não podem tirar a atenção de quem está assistindo, vale lembrar que o espectador pode sair do canal a qualquer minuto.

Sendo assim, busque conhecer a plataforma escolhida a fundo. Seja uma rede social ou plataforma de streaming, cada detalhe conta para um evento bem-feito.

Crie um roteiro

Assim como conhecer a plataforma é importante para o sucesso de uma live, saber o que deve ser apresentado também é essencial.

Um evento confuso, com um apresentador que não conhece tão bem o produto ou serviço e problemas na comunicação podem ocasionar ruídos.

Vale criar um roteiro detalhado sobre a apresentação, prestando atenção nas eventuais dificuldades e sempre deixando um momento para conversar com a audiência.

Tenha controle do seu estoque

Para um Live Commerce de sucesso é importante que todos os detalhes sejam pensados. Isso inclui o estoque de produtos que a empresa possui. 

O evento online atrai novos públicos e, ao utilizar os gatilhos mentais de forma correta, essas pessoas querem realizar a compra no mesmo momento.

Portanto, tenha um controle detalhado sobre quantos itens estão à disposição e um plano de ação caso entre em falta.

Utilize o Live Commerce para vender ainda mais!

O Live Commerce é um evento online realizado em plataformas digitais que pode trazer inúmeros benefícios para a marca. Entre eles, maior conexão com o público e novas audiências.

Sendo assim, é recomendado para empresas que querem permanecer ativas em um mercado competitivo e ainda aumentar sua receita. 

Por esse motivo, conheça bem seu público e se prepare para realizar um evento de sucesso para seus seguidores se transformarem em clientes. 

Não conhecia a estratégia e quer saber como aumentar as vendas ainda mais? Acompanhe o Marketing para Indústria e fique por dentro de tudo!