O que são Spam Traps? Aprenda a fugir das temidas armadilhas de spam

As spam traps são “armadilhas” criadas pelos provedores de e-mail para identificar remetentes que não seguem as boas práticas de envio de e-mails. Saiba mais sobre esse recurso e como sua indústria pode se defender.

O e-mail marketing é uma ferramenta valiosa para as campanhas de Marketing Digital. Os disparos podem ser utilizados para enviar materiais de valor, realizar a nutrição e a qualificação de leads.

No entanto, o envio de mensagens deve ser feito com cautela e pensado de uma forma que respeite as boas práticas tanto dos provedores quanto dos usuários de contas de e-mail.

O Spam Trap é uma ferramenta desenvolvida para evitar casos de mensagens indevidas e práticas nocivas. Esse recurso nada mais é do que armadilhas criadas por serviços que identificam e punem os spammers.

Descubra mais sobre essa ferramenta e como sua indústria pode se proteger dos problemas que prejudicam a entregabilidade!

O que são Spam Traps?

O e-mail marketing é uma das principais estratégias de atração e retenção de leads. Usado de maneira certa, com as boas práticas, os e-mails se tornam um alinhado forte nos resultados da receita de um negócio.

No entanto, quando usados de forma indevida, os disparos invasivos sofrem consequências e os remetentes são penalizados. 

Os Spam Traps são endereços desativados ou “inexistentes” de e-mail utilizados por provedores de para identificar envios que não seguem as boas práticas. 

O intuito é tornar a web um ambiente com menos Spammers, bloqueando os endereços que enviam mensagens indesejadas para os usuários.

Essas armadilhas são ferramentas utilizadas por plataformas de emails, como o Gmail, Hotmail, Bol, para identificar o envio de mensagens indesejadas. Os provedores monitoram e identificam possíveis mensagens spams.

Ou seja, a empresa que enviou o e-mail que não seguiu as boas práticas tem seu alcance e entregabilidade reduzidos.

Isso afeta diretamente a sua reputação e domínio, podendo até mesmo resultar no bloqueio do remetente por parte dos servidores de e-mail.

Existem dois tipos de Spam Traps:

Puro

O Spam Trap puro são contas feitas exclusivamente para capturar spammers. Esses endereços são criados “em segredo”, nunca tendo pertencido a nenhum usuário real.

Sendo assim, quando mensagens são disparadas, o remetente é entendido como spammer. Isso porque, o endereço só pode ser obtido de forma incorreta, ignorando as boas práticas de e-mail marketing.

Em consequência, ao ser capturado desta maneira, o seu endereço IP e domínio são bloqueados.

Reciclado

Como o próprio nome sugere, os Spam Traps reciclados são endereços de e-mail que já existiam e que foram recuperados pelos provedores após um período de inatividade.

Ou seja, essas contas ficaram por um tempo desativadas e depois foram reativadas como armadilhas de spam pelo provedor. 

Cada provedor tem um período para desativar uma conta. O período dos principais são: 

  • Outlook.com: 270 dias;
  • Gmail: 270 dias;
  • Yahoo: 180 dias (com um extra de 60 dias para cada ano que foi cliente);
  • Bol e Uol: 90 dias.

Depois de um período esse endereço pode se tornar automaticamente um spam trap.

E assim caso continue enviando campanhas publicitarias para esses endereços o remetente pode ser punido como spammer.

Com isso, o ideal é fazer o controle da sua base de contatos para não cair nessa ‘’cilada’’.

Por que os Spam Traps são prejudiciais?

A baixa taxa de entrega de um e-mail é um desafio crítico para as campanhas de e-mail marketing, mas por causa disso, alguns aplicam más práticas de e-mail marketing pensando em aumentar a taxa de entregabilidade.

Sendo assim, os Spam Traps foram criados para:

  • Identificar compra de listas de emails;
  • Verificar quem não analisa os erros de envios de email;
  • Reconhecer quem não realiza higienização e manutenção da base de contatos de forma adequada.

Portanto, ao ser pego por um Spam Trap, a reputação de seu endereço de e-mail é afetada, correndo o risco de parar em uma blacklist e sofrer bloqueio de domínio.

Por isso, é preciso atentar para endereços em que os destinatários não acessam nem interagem. Vale ressaltar que, enviar mensagens para esses contatos resulta em má reputação. 

Ações de e-mail marketing dependem muito de uma boa reputação online, que é o reflexo da relevância da marca.

Aprenda a evitar os Spam Traps

Para não correr o risco de perder seu endereço de IP, confira as principais boas práticas de e-mail: 

Não compre listas de contatos

Alguém pode acreditar sair em vantagem ao comprar uma base de contatos, com vários contatos prontos para receber suas campanhas de e-mail marketing. 

Porém, o maior risco é esses endereços serem antigos, inexistentes, e o pior, serem spam traps. 

Além disso, enviar e-mails sem o consentimento do receptor é uma má prática que pode levar a denúncias de spam. Esse consentimento no Marketing Digital é chamado de opt-in.

Portanto, o ideal é construir sua própria lista de leads com aqueles que se inscreveram para receber suas mensagens em formulários do seu site ou blog.

Fuja de endereços genéricos

Mesmo não sendo mais tão comum, existem até mesmo aqueles que inventam endereços de e-mail na fé de que vai aumentar a taxa de entregabilidade. 

Pode até ser que, de fato, a entrega seja um sucesso, mas será que quem o recebeu é seu público-alvo e tem real interesse na mensagem? 

Os riscos são muito maiores que a recompensa. Isso porque, esse usuário pode ser um e-mail de spam traps ou alguém vai fazer a denúncia como spam.

Atualize a base de contatos

Uma base de contatos desatualizada tem muitas chances de conter spam traps Dessa forma, seu domínio acaba correndo o risco de ser banido apenas por falta de uma atualização. 

Portanto, o ideal é manter a base de dados atualizada, eliminando os endereços inativos, spam reports e contatos desengajados.

Fique de olho nos envios de e-mail!

Neste conteúdo vimos que usar o e-mail marketing a favor do seu negócio é uma ótima estratégia. Mas é fundamental seguir boas práticas nos envios e campanhas.

Para conseguir bons resultados e não cair nas Armadilhas de Spam (Spam Traps) é necessário tomar o devido cuidado e respeitar as boas práticas.

Para isso, mantenha sua lista de contatos sempre atualizada, realize as configurações adequadas em seu domínio e busque o consentimento dos leads.

Conheça mais estratégias do mundo digital, continue acompanhando o blog do Marketing para Indústria!