Marketing verde: o que é, como aplicá-lo na indústria. Veja exemplos!

O marketing verde é uma prática que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos, devido à crescente preocupação das indústrias em adotar métodos mais sustentáveis.

Os consumidores de hoje estão mais informados e exigentes do que nunca sobre os produtos que compram. Isso certamente é verdade quando se trata de avaliar o impacto ambiental e as práticas sustentáveis das marcas que eles apoiam. É por isso que muitas das indústrias mais valiosas e bem-sucedidas do mundo estão buscando iniciativas de marketing verde. 

Este artigo ajudará você a entender que o marketing verde é uma prática que ganha cada vez mais destaque devido à crescente preocupação em adotar métodos mais sustentáveis.

O que é marketing verde?

O marketing verde, também conhecido como ecomarketing, marketing ambiental, marketing ecológico ou marketing sustentável, é a prática de promover os produtos de uma empresa para demonstrar sua sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. 

De modo geral, as indústrias  podem projetar embalagens sustentáveis, criar produtos que reduzam a pegada de carbono do consumidor ou usar procedimentos ecológicos durante o processo de distribuição. 

É uma operação de vendas de uma organização com a finalidade de evitar e reduzir a poluição ambiental no planejamento, coordenação, implementação e controle de todas as transações orientadas para o mercado.

Algumas indústrias também usam o marketing verde quando fazem doações públicas para entidades sem fins lucrativos que têm iniciativas de sustentabilidade. O ecomarketing faz parte de um movimento social maior em direção a práticas comerciais mais sustentáveis e éticas em resposta aos rápidos desenvolvimentos nas mudanças climáticas. 

Em comparação com as operações de marketing convencionais, o marketing verde leva em conta não apenas a orientação do cliente e do concorrente, mas também os princípios de tomada de decisão ecológicas e éticas. Portanto, o potencial de vendas de uma indústria aumenta como resultado do conhecimento ambiental consciencioso e honesto.

Quais os benefícios do marketing verde?

Com o marketing verde, as indústrias têm uma grande oportunidade de fazer com que o nosso planeta seja melhor e apoiar as pessoas que estão cientes da situação para ajudar o meio ambiente.  

As corporações querem reduzir o impacto negativo dos resíduos de produtos em nosso meio ambiente, desenvolvendo produtos sustentáveis. Ficar verde significa ganhar a confiança e lealdade de seus clientes. 

Agora veja alguns dos principais benefícios do marketing verde em sua indústria:

  • Ter um diferencial em relação aos concorrentes;
  • Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;
  • Atender as exigências do mercado consumidor;
  • Conquistar a simpatia da população;
  • Atrair novos consumidores;
  • Gerar mais lucro uma vez que o número de clientes aumentou;
  • Chamar a atenção de acionistas conscientes;
  • As práticas sustentáveis adotadas pela empresa irão ajudar a reduzir gastos e economizar em alguns aspectos.

Quando você prioriza a conscientização ambiental em seu negócio, terá maiores possibilidades de ter aumento nas vendas e na fidelidade do consumidor. As marcas verdes ganham mais dinheiro a longo prazo e constroem uma reputação de confiabilidade com os clientes.  

Princípios do marketing verde

Para estar de acordo com o marketing ambiental, o empreendimento deve ser:

  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo;
  • culturalmente aceito.

Quando uma empresa aposta nestes princípios consegue ter um negócio sustentável, consciente e responsável, além de promover uma imagem positiva junto dos consumidores para ganhar vantagem competitiva no mercado. Outros aspectos importantes que a empresa deve colocar em prática são algumas letrinhas, como:

  • Os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.
  • E os 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade; Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance).

O que é greenwashing?

Greenwashing pode ser traduzido como “lavagem verde”. É quando uma empresa utiliza essa forma enganosa de marketing se apresentando como ecologicamente correta e comprometida com a sustentabilidade, porém não faz praticamente nada de esforço para reduzir os impactos ambientais.

Além disso, o greenwashing pode ocorrer quando alguma indústria tenta enfatizar aspectos sustentáveis de um produto para ofuscar o envolvimento da empresa em práticas prejudiciais ao meio ambiente. 

Realizado através do uso de imagens ambientais, rótulos enganosos e ocultação de compensações, o greenwashing significa usar esclarecimentos falsos para ocultar intencionalmente irregularidades, erros ou uma situação desagradavel na tentativa de fazê-lo parecer menos ruim do que é. 

Se você planeja construir uma marca sustentável e praticar marketing verde em seu negócio, certifique-se de que as alegações que você está fazendo sobre os produtos sejam claras e factuais. 

Ações para implementação do marketing verde na sua indústria

Existem várias dicas para implementar o marketing verde na sua indústria e tornar o seu negócio mais sustentável e ecológico. Veja aqui, algumas medidas que você pode realizar na sua indústria:

  • Invista em reciclagem e reaproveitamento de materiais;
  • Economize água e energia;
  • Evite utilizar produtos poluentes;
  • Separe e descarte o lixo corretamente;
  • Invista em fontes de energias alternativas;
  • Evite o uso de materiais não-biodegradáveis;
  • Faça que seus produtos sejam mais duráveis;
  • Seja uma empresa cruelty free, ou seja, sem testes em animais;
  • Apoie e crie projetos sociais.

Indústrias que tiveram sucesso com o Marketing Verde

Muitos segmentos industriais obtiveram sucesso através do marketing verde. Dentro dessas áreas, separamos algumas marcas conhecidas, que são socialmente responsáveis para apoiar um sistema de produção sustentável. São essas:

Natura 

A Natura desde 2007 é referência no Brasil em sustentabilidade. A partir dessa época, adotou a prática de ser carbono neutro, diminuindo, controlando e neutralizando todas as suas emissões de carbono. 

Além disso, aboliu a utilização de testagem em animais na sua linha de produtos, promoveu a utilização de sachês e a reutilização dos frascos para reduzir o consumo de plástico.  

Essa grande empresa de cosméticos é um dos melhores exemplos de marketing verde, porque o adota basicamente desde que foi fundada. 

Microsoft 

A Microsoft foi eleita a empresa mais sustentável do mundo pela ONG Just Capital, devido ao seu compromisso com a sustentabilidade.

Além de criar um sistema de inteligência artificial para combater o aquecimento global, já desenvolveu serviços menos poluentes e efetuou a maior compra de energia solar dos Estados Unidos. 

Toyota

No ano 2000, a marca japonesa Toyota, uma das maiores empresas fabricantes de automóveis do mundo, lançou o modelo de carro “Prius” que, desde então, se tornou o veículo híbrido mais vendido nos Estados Unidos.

A Toyota desde o lançamento tem feito grandes esforços econômicos em campanhas publicitárias que se destacam com o marketing verde pela fabricação de um carro completo, já que reduziu quase a metade da poluição por ser híbrido.

Walmart 

Há alguns anos, o Walmart tinha o propósito de reduzir o consumo de sacolas plásticas. A varejista aderiu à campanha “Saco é um Saco”, do Ministério do Meio Ambiente, e dava desconto aos clientes que não utilizavam essas sacolas. 

Com o passar do tempo, a empresa tornou- se muito conhecida pelas suas estratégias de marketing verde. 

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