Você sabe o que é nicho de mercado? Aprenda a encontrar o público do seu negócio

Nicho de mercado são recortes ou segmentos do público consumidor com necessidades específicas pouco atendidas. Entenda como atuar em áreas ainda não exploradas.

No plano de marketing, é preciso garantir que as campanhas e ações de divulgação encontrem o público-alvo do produto. Para isso, a empresa deve estabelecer quem são os grupos com quem quer se comunicar.

O que chamamos de nicho de mercado são parcelas dentro do público consumidor que apresentam necessidades ou características específicas. Esses recortes pouco explorados muitas vezes são mercados abertos para investir.

Definir e encontrar nichos está entre as missões mais importantes de todos os negócios. Para isso, é necessário acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo e o surgimento das novas demandas.

Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre nicho de mercado e como encontrar o ideal para o seu negócio.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é um grupo específico que não é atendido pela maioria das empresas. Ou seja, pessoas que possuem necessidades particulares, mas não existe um mercado voltado para elas

É comum confundir o nicho de mercado com segmentação, no entanto, esses dois conceitos têm propósitos diferentes. A segmentação se refere a grupos com interesses parecidos, já o nicho diz respeito a um grupo quase inexplorado pelas marcas.

Por exemplo, uma pizzaria que possui uma proposta de cozinha orgânica e sem uso de ingredientes animais ou derivados do leite é segmentada, afinal, seu público possui interesses em comum, pratos veganos. 

Esse empreendimento focou em pessoas que não consomem nada de origem animal. Pois, um grupo de pessoas que busca por alimentos veganos e sem glúten é um nicho pouco atendido no mercado alimentício. 

Por que definir um nicho de mercado?

O nicho de mercado é um grupo pouco explorado, portanto, empresas que se arriscam e investem nessa parcela do público têm grandes chances de se destacar e se tornar referência e autoridade.

Com essa definição bem estabelecida, a marca consegue investir seus recursos e direcionar suas campanhas com maior assertividade. Uma vez que pode visualizar com mais clareza quem é o alvo de seus esforços.

Dessa forma, todos os processos, desde a produção do produto até as campanhas de marketing passam a atender com eficiência as dores da persona

Dessa forma, a empresa conquista novos clientes, aumenta sua receita e se torna autoridade naquele nicho. Além de ter como aliado um público fidelizado, maior facilidade de fechar parcerias específicas e um menor número de concorrentes.

Tipos de segmentação

Para começar a segmentar os diferentes nichos de mercado, é preciso fazer uma análise do público-alvo da empresa e a partir disso criar núcleos. 

Para isso, é preciso identificar os pontos de semelhança que os consumidores possuem entre si. Além de identificar suas necessidades, desejos, objeções e objetivos

Existem quatro formas de segmentar essas pessoas, são elas:

Geográfica

A segmentação geográfica é feita com base na localização de uma pessoa. Esse núcleo pode ser criado levando em consideração:

  • País;
  • Estado;
  • Cidade;
  • Bairro;
  • Continente.

Esse tipo de segmentação é altamente utilizado por pequenas empresas que possuem um público-alvo próximo de onde atua. 

Dessa forma, é possível concentrar as ações de marketing e vendas em pessoas que possuem uma facilidade maior em realizar negócios próximo de suas casas.

Demográfica

A segmentação feita por dados demográficos leva em consideração as características populacionais dos consumidores, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda;
  • Escolaridade;
  • Classe social.

Informações como essas são importantes para que a marca compreenda melhor o perfil de seu cliente, uma vez que são aspectos que influenciam suas tomadas de decisão em relação ao consumo.

Comportamento

A segmentação comportamental está diretamente ligadas aos hábitos que uma pessoa possui durante toda sua jornada de compra, isso inclui:

  • Desejos;
  • Necessidades;
  • Quantidades;
  • Frequência de compra.

Entender esses aspectos ajuda a marca a identificar os momentos ideais para abordar seu potencial cliente, assim como, quais canais de comunicação utilizar.

Psicográfica

A segmentação psicográfica diz respeito sobre as características que envolvem personalidade, estilo de vida e valores dos consumidores. 

Nesse núcleo, é observado os gostos, características particulares e aspectos que podem ser utilizados para entender melhor a forma com que essas pessoas enxergam o mundo.

Como descobrir o nicho de mercado do seu negócio

Para encontrar o nicho em que uma empresa pode explorar e aumentar sua receita é preciso realizar um amplo estudo de mercado e hábitos de consumo das pessoas. 

Além, é claro, de definir os objetivos da marca e encontrar a resposta para o questionamento: como podemos ajudar nosso público?

Confira as principais dicas para o seu negócio encontrar e conquistar seu nicho de mercado:

Defina em qual mercado atuar

O nicho de mercado é um grupo pequeno que não recebe tanta atenção, mas ele também faz parte de um mercado maior. Portanto, é preciso definir qual é esse mercado para depois afunilar mais até encontrar o público ideal. 

Sendo assim, é fundamental estabelecer um alvo para que a empresa comece a compreender o cenário em que está inserida, ele deve fazer sentido com os objetivos e não ser escolhido apenas por estar em ascensão. 

Encontre o problema

A grande sacada do nicho de mercado é atuar em um cenário onde as dores da persona não estejam sendo atendidas no momento. Para tirar o máximo proveito disso, se faz necessário entender mais sobre essas dores e como resolvê-las. 

Esses questionamentos podem ser feitos por meio de interações nas redes sociais ou site da empresa, assim como, pesquisas de mercado e conversas mais diretas com o público-alvo.

Saiba como ajudar

Após identificar o problema da persona, é hora de compreender como a empresa pode solucioná-lo. Para isso, é fundamental analisar os hábitos de consumo, necessidades e desejos do consumidor.

A partir disso, a empresa consegue traçar estratégias para mostrar à pessoa como ela pode ajudar em sua busca. Além de conseguir desenvolver produtos e serviços que de fato façam a diferença na vida dessas pessoas.

Observe a necessidade

Entender a demanda do mercado pelas soluções que a empresa oferece também é parte importante desse processo. Afinal, não adianta criar o produto mais inovador do mercado se ninguém de fato precisa dele.

Portanto, nesse momento, é preciso fazer buscas pela internet e pesquisas de mercado para entender se existe um público interessado. A partir disso, a empresa pode começar a traçar meios de se comunicar com essas pessoas.

Estude a concorrência

O nicho de mercado é interessante para empresas que não tenham uma grande concorrência. Isso porque, quanto maior o número de empresas focando em um grupo específico, mais difícil é se destacar. 

Portanto, é importante observar quais são os grupos inexplorados e focar seus esforços neles. Assim, existem mais oportunidades para negócios e um cenário promissor para o desenvolvimento da marca.

Crie conteúdo de valor

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia ideal para construir autoridade da marca e se fazer presente no cotidiano dos consumidores de forma natural. Além de ser ideal para que a empresa conquiste tráfego orgânico.

Portanto, criar conteúdos que ajudem a persona a identificar seu problema é uma forma eficiente de mostrar, também, como a sua empresa pode ajudá-la. 

Vale lembrar que, com materiais de valor, o consumidor passa a lembrar ainda mais de uma empresa. Sendo assim, crie um conteúdo focado no nicho de mercado para ser lembrado.

Ferramentas para encontrar o nicho de mercado

Existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para encontrar o nicho de mercado ideal para o seu negócio. 

Além de serem eficientes também na hora de desenvolver e implementar ações voltadas para esse público. Confira:

Google

O Google é o buscador online mais utilizado do país e é onde as pessoas procuram as respostas de suas dúvidas. Esse hábito pode ajudar, e muito, as empresas que buscam por um nicho de mercado para investir. 

O autocompletar da guia de pesquisa pode ser usado para identificar as principais palavras-chave procuradas pelos usuários. Basta colocar o nome do produto + características ou complementos como “onde achar”, “como usar”, “para”, entre outros.

Os resultados são um ótimo norte para a marca saber quais os principais questionamentos de seu público.

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta paga voltada para análise e acompanhamento do desempenho de uma empresa na internet. Esse recurso permite a visualização dos conteúdos mais compartilhados entre os usuários. 

A partir dessas informações, é possível identificar os padrões de consumo de conteúdo online e produzir materiais que atendam a essa demanda. 

Google Trends

O Google Trends é utilizado para ficar de olho nas tendências. Isso porque, por meio da ferramenta, a marca é capaz de analisar um termo e seus resultados ao longo dos anos. 

Para utilizar o recurso com eficiência, basta realizar uma busca pelas palavras-chave que fazem parte da empresa e observar se houve um aumento ou não no interesse das pessoas. 

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta de análise completa que oferece recursos para análise de concorrência, produção de conteúdo e busca por palavras-chave.

Por meio dele é possível traçar um plano de ação completo, além de conferir os resultados dos esforços com métricas voltadas para o entendimento dos hábitos dos usuários na web.

Keyword Planner

O Keyword Planner também é um recurso do Google que pode otimizar ainda mais a busca por nichos de mercados. 

Esse recurso é ideal para encontrar termos semelhantes às palavras-chave com o nome da marca e seus produtos. Com isso, é possível identificar novas possibilidades de negócio.

Redes sociais

Os consumidores estão nas redes sociais, portanto, essas plataformas também devem fazer parte das estratégias das marcas para encontrar novos nichos de mercado.

Por isso, observe os comentários, sugestões e hábitos dos usuários. Não só isso, também acompanhe diferentes influenciadores e veja se seu público combina com os objetivos da sua empresa, essa pode ser uma boa oportunidade para parcerias promissoras.

Encontre seu nicho de mercado e potencialize as vendas!

O nicho de mercado representa um pequeno grupo que ainda não foi explorado e que possui um grande potencial de crescimento. Portanto, é onde as empresas podem começar a investir para aumentar sua receita. 

Para encontrar esse grupo e começar a traçar estratégias voltadas para ele é preciso realizar uma ampla análise do mercado. Dessa forma, a marca passa a identificar onde pode mirar seus esforços. 

Com isso, ela conquista um público fiel e se torna autoridade no nicho, possibilitando sua inserção em novos segmentos e garantindo bons resultados de vendas.

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