16 ferramentas de design essenciais na vida de todo designer

Encontrar as ferramentas de design certas para trabalhar é tão importante quanto ter boas ideias. Confira a lista com os melhores recursos para desenvolver projetos de sucesso para sua marca.

Para criar projetos que encantam e engajam é preciso ter à disposição ferramentas que facilitem o trabalho do designer. Escolher os recursos certos é uma parte importante do processo de criação.

Dessa forma, a mente criativa por trás dos trabalhos consegue colocar no mundo ativos e peças que transmitam mensagens claras para a audiência da marca.

É assim que negócios podem atingir seu público-alvo, educar, converter e aumentar sua autoridade. Bons designs fazem parte de qualquer estratégia no Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e redes sociais.

Quer conhecer as melhores ferramentas de design para o seu time ou projeto? Confira a lista que separamos neste conteúdo.

O que considerar na hora de escolher ferramentas de design

Para escolher as ferramentas de design certas para o seu trabalho, é importante levar em consideração quais são os objetivos finais do projeto e quais as necessidades do designer.

Isso porque, existem inúmeros recursos que podem ser utilizados no dia a dia da produção. Portanto, é preciso analisar também o nível de conhecimento e o nível de complexidade do projeto. 

Confira a seguir as principais ferramentas disponíveis no mercado para a produção de peças publicitárias, edição de foto, criação de materiais ricos e muito mais:

Adobe Photoshop

O Photoshop é uma das ferramentas mais conhecidas, e utilizadas, no mundo do design. Com ela é possível criar e editar imagens com inúmeros recursos que permite ao profissional diversas possibilidades de criação. 

Além disso, a ferramenta se atualiza constantemente e agora já conta com um recurso que utiliza inteligência artificial para completar imagens já prontas. 

Adobe Illustrator

O Illustrator é um software que foca na criação de objetos vetoriais, ou seja, peças que são renderizadas com base em cálculos matemáticos. Com isso, é possível manipular as imagens até chegar na dimensão ideal sem perder qualidade. 

Com ele, o profissional é capaz de produzir diversos elementos da identidade visual de uma marca, como o logo, de forma ágil e eficiente.  

COLOURlovers

Na hora de começar a concepção de uma peça publicitária, o designer pode ficar em dúvida sobre qual cor usar em seu projeto. Para evitar esse problema basta utilizar um recurso que possibilita a montagem de paletas personalizadas. 

O COLOURlovers é uma ferramenta que disponibiliza inúmeras paletas com diferentes tons para ajudar o profissional a encontrar a cor e textura ideais para seus projetos.

Adobe Kuler

A Adobe também possui uma ferramenta que ajuda na hora de encontrar a paleta de cores ideal. O Kuler possibilita a criação de paletas personalizadas com base na escala cromática. 

O recurso possui opção de aplicar a regra de harmonia das cores em:

  • Análogo;
  • Monocromático; 
  • Tríade;
  • Complementar;
  • Quadrado;
  • Composto;
  • Sombras.

Dessa forma, o profissional consegue encontrar as cores certas para dar vida ao seu projeto e ainda seguir as regras da teoria das cores com assertividade.

Canva

O Canva é uma ferramenta conhecida que tem ajudado profissionais iniciantes no design e pessoas que não possuem um amplo conhecimento na área, mas precisam criar peças para sua empresa. 

Ele oferece um amplo catálogo de templates já prontos e fáceis de personalizar. Além de recursos como banco de imagem, efeitos e outros elementos para enriquecer a criação.

WhatTheFont

Assim como as cores, a fonte do texto também é algo importante em um design. Portanto, é preciso escolher a fonte certa que converse com todo o tom de voz da marca.

Para identificar uma fonte que encontrou na internet, basta utilizar o WhatThefont, um recurso que permite o reconhecimento a partir de um printscreen.

Adobe InDesign

Se a sua empresa precisa de criar um projeto extenso, é hora de utilizar o InDesign. Essa ferramenta da Adobe permite a produção de grandes projetos como: livros, revistas, ebooks e muito mais.

Com ele o profissional consegue replicar as páginas com facilidade e diagramar todo o projeto com agilidade. Além de ter recursos fundamentais para criar uma arte de qualidade.

Affinity Designer

Para criação de logos, mockups e artes conceituais o Affinity Designer é a ferramenta perfeita. Isso porque, esse programa une diferentes recursos e permite ao design uma produção sem precisar utilizar inúmeros softwares. 

Além disso, o Affinity Designer faz parte da “trindade Affinity” juntamente com o Affinity Photo e Affinity Publisher. Possibilitando uma maior otimização do trabalho e facilidade em produzir e publicar  projetos.

Procreate

O Procreate é um editor criado para iOS e iPadOS pensado para criação de ilustrações, pinturas e animações. Ele possibilita a criação de pincéis personalizados para diferentes técnicas de desenho e pintura.

Além disso, o software conta com uma performance rápida, recurso de efeitos especiais e de animação que facilitam as produções.

Figma

Para os Web Designer de plantão, o Figma é uma ferramenta utilizada para projetos de wireframing ou experiências com diferentes interfaces de sites.

Por meio dele é possível que diferentes profissionais colaborem em um projeto de forma simultânea. Além disso, ele funciona de forma integrada ao FigJam que permite que a equipe trabalhe junta também na fase da concepção do projeto.

Marvel

Voltado para o design de produtos digitais, o Marvel é uma plataforma de design colaborativo ideal para quem quer prototipar e testar projetos.

Ele possui uma interface intuitiva e simples de utilizar, sem muitos elementos que podem confundir e uma tela pensada para a pessoa que está iniciando na área. Outro ponto positivo da ferramenta é a integração com diversos plugins úteis para o processo de criação.

GIMP

O GIMP é uma ferramenta gratuita de edição de imagens que pode ser o substituto do Photoshop. Esse recurso possui uma interface semelhante a do software da Adobe e conta com diversos elementos simples de utilizar. 

Ele é ideal para projetos mais simples por não contar com uma gama muito grande de ferramentas complexas.

Adobe XD

O Adobe XD é voltado para UI e UX design, isso porque utiliza vetores para projetos de interfaces web e mobile. Ele permite que os profissionais visualizem suas criações de forma fiel ao produto final. 

Além disso, quem assina o XD possui acesso a outros recursos da Adobe, como: 

  • Behance;
  • Adobe Fonts;
  • Adobe Stock;
  • Adobe Exchange.

CorelDRAW

O CorelDRAW é ideal para quem está começando agora na área e empresas que ainda não podem investir em outros softwares. Isso porque, essa ferramenta é simples e intuitiva de utilizar. 

Apesar de possuir algumas limitações, ele permite a produção de projetos grandes, criação de vetores e edição de imagens. 

Adobe After Effects

Para os profissionais que trabalham com vídeo, o After Effects é mais que recomendado. Isso porque, por meio dele é possível criar animações surpreendentes. 

Ele possui um menu intuitivo e uma extensa biblioteca de mídia para dar ainda mais possibilidades na hora da criação. 

Sketch

Para quem quer se inserir no mundo da criação de sites para web, mas ainda não domina a arte dos códigos, o Sketch é o recurso certo. 

Por meio dele é possível criar elementos visuais que serão convertidos em linhas de códigos automaticamente. 

Dessa forma, o profissional pode se concentrar em desenvolver projetos visualmente atraentes sem precisar se preocupar com extensas linhas de códigos. 

Use as ferramentas de design certas e dê asas à criatividade

Para que o projeto gráfico de uma marca seja feito com eficiência e o profissional possa otimizar seu tempo é fundamental escolher as ferramentas de design que atendam suas necessidades.

Portanto, observe as demandas do projeto, nível de conhecimento do designer e qual o objetivo final que a empresa quer chegar. A partir disso, se torna possível identificar qual é o recurso ideal para tirar do papel as ideias da empresa.

Com isso, a marca consegue desenvolver sua identidade visual e se comunicar com seu público com assertividade.

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