O que são KPIs de SEO e como encontrar os certos para sua indústria

KPIs de SEO

KPIs de SEO são indicadores de desempenho utilizados para identificar os resultados das estratégias de Marketing Digital. Entenda como essas ferramentas podem auxiliar a sua indústria a vender mais na internet.

A grande quantidade de dados dentro das estratégias de marketing são importantes. No entanto, filtrar também é fundamental. 

Os KPIs de SEO analisam informações necessárias para o entendimento dos resultados no ranking dos principais buscadores.

Esse funil auxilia na composição de objetivos e metas de curto e longo prazo da empresa em relação à estratégia de SEO e conteúdo. Isso porque no marketing existem milhares de possíveis indicadores-chave para se trabalhar.

O desafio, no entanto, é descobrir quais os melhores KPIs para SEO para o seu negócio e como manter uma análise contínua e assertiva. Continue a leitura e saiba mais sobre indicadores e quais escolher para impulsionar suas estratégias.

O que é SEO?

O Search Engine Optimization, em português a Otimização de Mecanismos de Busca, é uma estratégia de posicionamento de conteúdos nos principais buscadores na internet. 

O SEO consiste em uma série de critérios em certo conteúdo para que a análise do Google, por exemplo, o considere dentro dos padrões e relevante o suficiente para estar nas primeiras páginas.

Essa estratégia é fundamental dentro de planejamentos de campanhas de Marketing Digital. Portanto, se você ainda não utiliza esta estratégia, reveja com sua equipe de Marketing e se especialize. 

Normalmente, a estratégia de SEO busca atrair leads por meio do tráfego orgânico com conteúdos informativos e interessantes para o usuário.

O que são KPIs?

Os KPIs, em inglês Key Performance Indicator, são indicadores de desenvolvimento e resultados de ferramentas de marketing.

Ou seja, funcionam como medidores para a equipe conseguir definir o sucesso de alguma campanha.

Além disso, é excelente para verificar se as ações estão atingindo o público necessário. Se as metas estipuladas estão sendo atingidas e se os objetivos traçados pela organização estão claros.

Não há um único KPI que pode ser utilizado, mas inúmeros indicadores de acordo com cada nicho, objetivo, empresa, entre outros. 

Dessa forma, temos diversas opções para aplicar em estratégias específicas e verificar os resultados de cada.

Como escolher as KPIs de SEO para sua indústria?

Podemos lembrar que os indicadores devem estar intimamente ligados aos objetivos estipulados pela empresa, pois a análise é baseada nisso. 

Vale ressaltar que likes e comentários em fotos de redes sociais não são indicadores ideiais.

Quando falamos sobre indústria também devemos pensar em modelos de negócio diferenciados, como é o caso do B2B

Portanto, ao escolher um KPI responsivo, é necessário conhecimento do segmento e do público-alvoalém do planejamento da empresa previamente definido.

Principais KPIs de SEO

Vamos apresentar melhor os verdadeiros KPIs de SEO para você aplicar no seu negócio e aumentar o desempenho da sua campanha. Confira:

Sessões orgânicas

As sessões orgânicas são identificadas como as visitas que um site tem e toda a interação do usuário neste domínio até sua saída.

Um único lead pode entrar diversas vezes no site e contar como sessões diferentes.

Com isso, podemos avaliar se os conteúdos estão rendendo um bom resultado orgânico.

Visitantes únicos

Diferentemente do KPI acima, este indicador-chave qualifica quantos visitantes diferentes uma página é capaz de atrair.

Neste caso cada usuário conta apenas uma vez, mesmo que acesse a mesma página diversas vezes.

Visualizações de página

Para conseguir analisar quais são os conteúdos de um site que estão com mais visualizações, os pageviews são excelentes indicadores. 

Como a estratégia de SEO busca atrair usuários de maneira orgânica, por meio do conteúdo, é super importante saber se a ação está atingindo esses objetivos.

Custo por Lead

Este KPI ajuda as equipes a analisarem os resultados de acordo com o recurso utilizado. 

O custo por lead detalha o valor que as campanhas gastam por cada lead que adquiri durante as ações. Portanto, é considerada uma métrica fundamental que orienta diversas estratégias de captura de novos usuários.

Backlinks conquistados

Os backlinks são links em outros sites que direcionam para o seu. Ou seja, pode ser considerado uma indicação de outros parceiros para o seu domínio. 

Este tipo de ferramenta ajuda a criar certa autoridade no assunto, por este motivo, é fundamental o utilizar como KPI.

Os backlinks conquistados são os links externos que direcionam para o site da empresa.

Domínios linkados para seu site

Como parte da estratégia de backlinks, este é mais um deles, o link building trabalha formas de garantir domínios estratégicos direcionando para o site da empresa. 

Há diversas formas de conseguir estes links, seja pago ou não. É um excelente KPI para verificar a popularidade da empresa na internet e nos principais mecanismos de busca.

Ranking de palavras

O SEO atua, diretamente, com as palavras-chave que são famosas no mundo do Marketing Digital. 

Para a produção de um conteúdo direcionado a determinado nicho a escolha é feita criteriosamente, de acordo com o ranking nos sites de buscas que essa palavra apresenta.

Logo, utilizar as palavras-chave como KPI é interessante para tentar compreender qual será o sucesso da estratégia adotada no SEO.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição diz respeito à quantidade de usuários que entram no site e saem sem realizar nenhuma tarefa. 

Esta taxa pode flutuar em torno de 40% a 60%, entretanto, números muito altos podem corresponder a erros no site.

Se o lead entra na página da empresa e sai sem realizar nenhuma ação é preciso analisar se a própria página não está cumprindo seus objetivos.

Duração média de sessão

Como dissemos anteriormente, a sessão conta quando um usuário visita o site de forma orgânica. Já a duração média consegue identificar quanto tempo o visitante passou nesta página e quais conteúdos acessou.

Este KPI é fundamental para a manutenção das informações publicadas no site, pois entende quais são mais ou menos valorizadas pelos usuários.

Tempo de carregamento da página

O tempo que uma página demora para carregar por completo influencia diretamente na experiência do usuário. Portanto, quanto mais for o tempo de espera, menor é a paciência de aguardar.

Os mecanismos de busca também levam essa média de tempo em consideração, jogando para as páginas secundárias da pesquisa esses sites. O ideal é demorar por volta de 0,5 a 2 segundos.

Páginas de saída

Páginas de saída são aquelas em que o usuário passa antes de deixar o site. Este KPI é fundamental para entender quais são as dificuldades encontradas pelos leads no site. 

Entender esse indicador ajuda a melhorar a qualidade e informações das páginas de saída.

Taxa de CTR

O click-through-rate avalia qual a porcentagem de usuários que acessam a página após resultados em pesquisas. 

Dessa maneira, é possível entender o sucesso ou não de uma campanha ou ação nos mecanismos de busca.

Quanto maior a porcentagem, melhor serão os resultados, pois demonstra alta taxa de cliques no site nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa). E ainda compara a quantidade de cliques pela quantidade de anúncios.

Palavras-chave no top10 da SERP

As palavras-chave utilizadas no SEO também precisam ser avaliadas. Ou seja, verificar se estão indo bem nas impressões dos mecanismos de busca. 

Este KPI direciona para a criação de conteúdos melhores com as palavras-chave que mais aparecem na hora da pesquisa.

Ferramentas para monitorar KPIs de SEO

Para a realização de análises dos KPIs para SEO há diversas ferramentas que possibilitam o cruzamento de dados necessários para monitorar. Conheça as principais:

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta capaz de mostrar como está indo a indexação de sites em mecanismos de busca e ainda trabalha para o aumento da visualização da página.

Para isso, é necessário realizar um cadastro de webmaster. Vale lembrar que o serviço do Google é gratuito.

Google Analytics

O Google Analytics permite o monitoramento dos usuários que acessam determinada página e conseguem traçar um perfil com as particularidades do público.

Ele consegue verificar:

  • Quantas páginas foram acessadas;
  • Idioma;
  • Interesses do usuário;
  • Dispositivos utilizados;
  • Localização geográfica.

Este tipo de análise é fundamental para a criação de estratégias de Marketing Digital.

Ahrefs

Esta plataforma SEO tem como objetivo focar nos backlinks. Ela verifica e analisa se há link building suficiente para ajudar a página a ter mais visibilidade. 

Além disso, também oferece a opção de gerenciamento de análise de dados.

SEMRush

Essa é uma plataforma SaaS e tem como foco a análise e pesquisa das palavras-chaves utilizadas nos conteúdos e no site. 

Além disso, o SEMRush também trabalha as métricas de custo por clique e volume de pesquisa.

KPIs são necessárias para o sucesso!

Não definir o KPI para sua campanha é trabalhar às cegas. 

No mundo de hoje é impossível não utilizar os dados e informações para melhorar o alcance do site e atrair mais consumidores para a marca.

Por isso, conheça a fundo seu negócio e defina os objetivos de forma clara para que seja possível encontrar os indicadores-chave ideais.

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