O que é pesquisa por voz e como otimizar seus conteúdos

A pesquisa por voz transforma o comportamento dos usuários nos mecanismos de busca e muda a lógica das palavras-chave. Confira este artigo e saiba como otimizar seus conteúdos.

Seja por meio de aparelhos assistentes como a Alexa ou pelo famoso “ok, Google” nos smartphones, você já deve ter se deparado com alguma pesquisa por voz.

As interações com falas começaram de maneira simples, sendo usadas para procurar uma ou outra coisa nos principais buscadores. Porém, essa tendência ganhou força nos últimos anos e não demorou muito para ser integrada em diversos dispositivos móveis.

Então, as pesquisas por voz passaram a ser consideradas dentro das estratégias de SEO. As empresas entenderam o impacto dessa mudança de comportamento dos usuários e estão se adaptando aos conteúdos para esse novo tipo de interação.

Deu para perceber a importância desse recurso? Saiba como esse tipo de pesquisa pode afetar o seu negócio e descubra como otimizar seus conteúdos para uma melhor experiência no site.

O que é pesquisa por voz?

Como o nome já diz, a pesquisa por voz é a busca virtual por fala. Ou seja, em vez de digitar o termo desejado, basta dizer o comando e perguntar em voz alta o que deseja saber. 

Em seguida, o dispositivo reconhece a fala, interpreta e apresenta os resultados. Na maioria das vezes o primeiro resultado é lido em voz alta pelo aparelho, simulando uma conversa com o usuário. 

Isso só foi possível devido aos avanços dos estudos de inteligência artificial responsáveis pela interpretação e busca de resultados. Em constante desenvolvimento, os comandos por voz já evoluíram muito e emulam cada vez melhor respostas humanas.

Como a pesquisa por voz funciona

Apesar de ser simples realizar pesquisas por voz, o primeiro passo é fazer com que o seu aparelho entenda que você está falando com ele. Para isso, basta clicar no botão de microfone na barra de pesquisa do buscador.

Caso tenha algum aparelho smart assistente, ou seja, TVs, smart speakers ou smartwatches, o comando pode ser dado depois de apertar o ícone de microfone no controle ou chamando o nome do dispositivo, como é o caso da “Alexa”.

Depois é só falar! Alguns exemplos de interações são:

  • “Que horas são?”
  • “Tocar minha playlist de academia”
  • “Onde assistir todos os filmes de Harry Potter?”
  • “ Me lembre de pôr o lixo às 18h”
  • “Qual é o McDonald ‘s mais perto?”

Ao falar com o aparelho, o assistente do buscador transcreve sua fala e realiza as buscas para apresentar o melhor resultado. Isso só é possível por causa do algoritmo de deep learning que vem se aprimorando com mais precisão nas transcrições.

Dessa forma você poupa tempo e esforço quando não precisa parar alguma tarefa para digitar uma pesquisa no Google, por exemplo.

Importância do SEO para a pesquisa de voz atualmente

O surgimento das pesquisas por voz não vai extinguir as buscas digitadas e nem transformar completamente as técnicas de SEO. 

Ainda assim, é importante entender as mudanças e acompanhar a tecnologia para oferecer uma boa experiência para o usuário. Com isso, fica claro que as estratégias de SEO precisam evoluir conforme o tempo.

Em 2019, o Google entrou nessa tendência ao lançar o BERT, seu próprio algoritmo de machine learning que utiliza o Processamento de Linguagem Natural a fim de compreender falas e interpretá-las com maior precisão.

Já em 2022, uma atualização foi disponibilizada e chamou a atenção ao utilizar a tecnologia de Pathways Language Model (PaLM). Ou seja, a compreensão da linguagem humana se tornou mais avançada com o uso de bilhões de parâmetros prontos para qualquer tarefa.

Se continuar assim, a tendência é que os assistentes virtuais se tornem mais inteligentes e capazes de entender as nuances da linguagem humana, assim como entender gírias e trejeitos.

Dicas de SEO para pesquisa de voz

Ficou claro que o objetivo aqui é otimizar os conteúdos para uma busca mais humanizada, certo? Para ajudá-lo com isso, preparamos uma série de dicas de como colocar em prática.

Foque em long tails

Ao perguntar algo para o Google, principalmente por voz, dificilmente serão usados termos muito genéricos. Por isso, foque em conteúdos de termos mais específicos. É o que chamamos de palavra-chave de cauda longa ou long tail.

Normalmente, as long tails têm menos volume de busca, portanto, apresentam menos concorrência e atraem pessoas de estágios mais avançados de um funil de vendas.

Produza FAQs

Um FAQ nada mais é do que uma sessão de perguntas frequentes a serem respondidas. As interações por voz costumam ser no formato de perguntas, por isso, faz mais sentido otimizar seu conteúdo na forma de uma resposta.

É normal que as interações por voz sejam no formato de perguntas, já que nosso cérebro entende que estamos “conversando” com alguém e desejamos saber de algo. Por isso, uma ótima dica é otimizar os conteúdos para responder possíveis perguntas.

Utilize palavras como “o quê”, “qual”, “ onde”, “como” e “por quê” para enfatizar a ideia de estar oferecendo respostas para as perguntas. O site Answer the Public é uma ferramenta interessante que apresenta termos interrogativos.

Fique de olho nos featured snippets

Featured snippets são aquelas perguntas em destaque que aparecem na primeira página de resultados do buscador. 

Apesar de não haver uma técnica infalível para aparecer nessa categoria, é muito comum que as buscas feitas por voz tenham seus resultados vindos dela. Isso porque os trechos selecionados são mais objetivos e diretos.

Procure escrever parágrafos que se conversem durante o texto. Ou seja, apresente uma pergunta em cada título ou subtítulo e responda à dúvida de forma direta no parágrafo seguinte.

Crie um conta no Google Meu Negócio

Um dos usos mais comuns da pesquisa por voz é para se localizar durante uma rota, descobrir um endereço ou para conhecer algum lugar próximo. Por isso, cadastrar sua loja física no Google Meu Negócio é tão importante.

Assim, sua empresa fica disponível para aparecer como sugestão quando alguém precisar de uma mãozinha.

Invista no mobile

Grande parte das pesquisas por voz acontecem por meio de dispositivos móveis. Invista em mobile marketing e procure ter um site com páginas de carregamento otimizadas e um design responsivo.

O Google consegue saber quando o usuário teve uma boa experiência em determinado site ou aplicativo por meio das impressões deixadas por ele. Dessa forma, o Google prioriza os sites que oferecem uma boa recepção, aumentando suas chances de posicionamento.

Sua vez de falar

As pesquisas por voz estão transformando as formas de interação dos usuários com os aparelhos e buscadores. Por isso, as marcas vêm tentando adaptar suas estratégias e técnicas de SEO.

Interações por voz só tendem a aumentar à medida que a tecnologia avança. É preciso acompanhar as atualizações e otimizar os conteúdos de acordo com as necessidades e mudanças no comportamento do consumidor.

Agora que você já sabe o que é pesquisa por voz e como ela funciona, está preparado para dar os primeiros passos e não ficar de fora dessa!

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