Sales Enablement: o que é e como aumentar a performance do time de vendas

Sales Enablement são técnicas para selecionar, capacitar e impulsionar o desempenho do time de vendas. Descubra como formar vendedores campeões na sua empresa.

É necessário que toda a equipe de vendas esteja alinhada e com os objetivos claros para que uma empresa obtenha sucesso em sua busca por resultados. 

Esse objetivo é alcançado oferecendo treinamentos, mentorias e orientação para os times comerciais.

O Sales Enablement é uma estratégia que busca a otimização da performance de vendas, aumento de produtividade e oferecer uma experiência diferenciada ao cliente.

Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre o que é Sales Enablement, vantagens e como implementar na área comercial da empresa.

O que é Sales Enablement?

O Sales Enablement é uma estratégia pensada para otimizar o processo comercial da empresa

Isso é feito por meio da criação e desenvolvimento de conteúdos e processos voltados para capacitação dos vendedores.

Essa prática tem sido bastante utilizada nos Estados Unidos, no entanto ainda é pouco explorada no Brasil. 

Para ser implementado com sucesso, o Sales enablement possui alguns pilares centrais. São eles:

  • Contratação: a empresa deve se atentar à contratação de talentos que agreguem mais valor para o negócio. Encontrar pessoas dispostas a contribuírem para o bom funcionamento do grupo é essencial para o crescimento;
  • Onboarding: essa etapa é o momento em que uma nova contratação está sendo inserida na empresa. Sendo assim, é preciso que uma base sólida seja construída para evitar ruídos a longo prazo;
  • Ongoing: reforçar os ensinamentos faz com que as informações sejam melhor absorvidas pelas equipes no decorrer do tempo;
  • Conteúdo: para que um treinamento seja bem aproveitado, é necessário que seu conteúdo seja de fácil acesso. Dessa forma, o colaborador consegue realizar consultas quando precisar;
  • Métricas: mensurar os dados garante uma análise completa. Esta análise permite que a empresa saiba o que está dando certo e o que precisa mudar em relação às dificuldades;
  • Processo de vendas: com um processo de vendas bem organizado e simples é possível desenvolver conteúdos de fácil entendimento e que ajudem as pessoas com suas dúvidas para a melhoria integral de todos.

Diferença entre Sales Enablement e o treinamento tradicional

A principal mudança que o Sales Enablement traz para os negócios é a rotina dinâmica de capacitação para as equipes de vendas.

Se antes os treinamentos focavam apenas no planejamento comercial, agora as empresas possuem uma visão mais ampla sobre todo o processo de vendas. 

Ou seja, com esse método existe uma preocupação com a implementação de ferramentas e a identificação de melhorias para os colaboradores. 

Com esse cuidado maior é possível alinhar as estratégias e garantir a eficiência de todos os envolvidos.

Quais as vantagens de utilizar o Sales Enablement?

O Sales Enablement tem como objetivo a otimização do time de vendas. Esse investimento ajuda a empresa a conquistar ainda mais receita por meio de uma equipe motivada e preparada.

Além disso, um treinamento estruturado de forma correta auxilia os vendedores a se comunicarem de forma mais produtiva com seus clientes.

Isso faz com que as barreiras entre vendedor e consumidor diminuam. Possibilitando o fechamento do negócio de forma mais dinâmica e sem ruídos.

Vale ressaltar que, com o Sales Enablement a produtividade do time aumenta. Isso porque, os colaboradores se sentem mais empoderados para tomar decisões nas negociações com os recursos certos.

Por fim, com um conteúdo correto os vendedores proporcionam uma experiência positiva para seus clientes. Tendo em vista que, com um treinamento adequado eles conseguem resolver os eventuais problemas que apareçam.

Como utilizar o Sales Enablement na prática

Implementar o Sales Enablement demanda estratégias centradas e bem definidas. Isso porque, é preciso desenvolver conteúdos de qualidade e treinamento específico voltado para a comunicação com clientes. 

Para isso, a empresa deve manter um alinhamento claro com os colaboradores para identificar quais são suas maiores dificuldades e pontos de melhoria. 

Confira outras dicas para aplicar o Sales Enablement com sucesso:

Encontre novos profissionais e capacite a equipe

Investir em talentos é o ponto de partida para implementar esse processo. 

Escolher pessoas com habilidades certas para a função e com perfil de crescimento colabora para uma equipe coesa e alinhada. 

Além disso, é preciso que a empresa saiba definir suas funções corretamente para que todos consigam cumprir com suas responsabilidades. 

Com um time montado, é hora de se dedicar à estruturação de treinamentos e na procura de recursos preciosos para os vendedores.

Mantenha o time alinhado

Para que a equipe comercial consiga êxito em suas atividades, deve haver um alinhamento claro entre o time de Marketing e Vendas. 

Isso só é possível com uma comunicação aberta entre todos os colaboradores. Para isso, busque realizar reuniões para ajustar detalhes importantes e alinhar as expectativas.

Analise métricas de Marketing e Vendas

Uma empresa só consegue identificar pontos de mudança e melhoria ao analisar detalhadamente os processos e resultados.

Nesse ponto, o gestor deve acompanhar com atenção as ações realizadas pelos times de Marketing e Vendas para identificar os esforços realizados. 

Além disso, desenvolver uma métrica de desempenho contribui para a capacitação dos colaboradores ao longo do tempo. Afinal, o Sales Enablement é um processo contínuo.

Capacite seu time com o Sales Enablement e veja os resultados!

O Sales Enablement é um recurso que tem como objetivo otimizar os processos comerciais de uma empresa. Isso por meio de conteúdos de qualidade, treinamentos e orientações para capacitar todo o time de vendas. 

Com ele, o empreendimento é capaz de manter a operação alinhada e preparada para lidar com os clientes e conceder uma experiência positiva para eles. 

Além disso, os vendedores conseguem se adaptar às adversidades e se tornam mais empoderados para tomar decisões acertadas. 

Sendo assim, é imprescindível que os gestores estejam preparados para lidar com toda a equipe, com uma comunicação clara e expectativas alinhadas. 

Gostou de conhecer o Sales Enablement? Não deixe de acompanhar o Marketing para Indústria e fique por dentro de outros modelos de gestão!