Benefícios de usar um sistema de gestão comercial + 5 ferramentas indispensáveis

Um sistema de gestão comercial é um software que atua na organização de um fluxo de atividades. Saiba como o seu negócio pode utilizar esse recurso para aumentar a produtividade das equipes.

Uma empresa que apresenta grande fluxo precisa organizar todas as etapas com um sistema de gestão comercial eficiente e integrado. Isso porque a tecnologia mudou a forma como as organizações são gerenciadas.

Para conseguir gerenciar de maneira efetiva e facilitada é necessário escolher e aplicar ferramentas de sucesso que já possuem espaço no mercado.

Hoje há inúmeras opções de aplicativos e programas SaaS que prometem melhorar o dia a dia do escritório – e aumentar a produtividade.

Provavelmente, na sua empresa, suas equipes já estão atuando com sistemas de gestão seja comercial ou operacional. Entretanto, vale a pena entender melhor o conceito para saber se as ferramentas escolhidas estão cumprindo com o combinado.

Continue a leitura e descubra muito mais sobre o sistema de gestão comercial do que imagina!

O que é um sistema de gestão comercial?

Um sistema de gestão comercial é um conjunto de ferramentas e processos usados para gerenciar as operações de uma empresa. Isso inclui vendas, compras, estoques, financeiro, entre outros aspectos. 

O objetivo é ajudar a empresa a ser mais eficiente, organizada e a tomar decisões informadas com base em dados. Estes sistemas podem ser software baseados em nuvem ou instalados localmente e podem ser personalizados para atender às necessidades de equipes inteiras.

Dessa forma, os colaboradores conseguem otimizar o tempo de trabalho e focar em outras questões como novos projetos, família e saúde mental. 

Além do ponto empresarial, podemos considerar que utilizar o sistema de gestão comercial garante maior qualidade de vida.

Este tipo de sistema apresenta várias funções, tais como: 

  • Gerenciamento de estoque;
  • Faturamento;
  • CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Clientes);
  • Compras;
  • Contabilidade;
  • Relatórios e Análises.

A escolha de cada atividade a ser desenvolvida depende das necessidades específicas de cada negócio.

Por que sua indústria deve investir em um sistema de gestão comercial?

Investir em um sistema de gestão comercial pode trazer muitos benefícios para a sua indústria. 

Ele ajuda a automatizar processos repetitivos do cotidiano, como,geração de nota fiscal ou um laudo elétrico, por exemplo, que deve ser emitido por peritos em engenharia.

Também ajuda a aumentar a produtividade sem comprometer a qualidade e precisão das operações. Além disso, um sistema de gestão comercial integrado ajuda a melhorar a comunicação interna, a colaboração entre departamentos e a integrar dados de diferentes fontes. 

A verdade é que investir em um sistema de gestão comercial eficiente é uma forma de melhorar a competitividade e o sucesso da sua indústria a longo prazo.

Maior automação comercial

A automação comercial é excelente para melhorar processos de vendas e pós-vendas que poderiam levar muito tempo. 

Por se tratar de funções fundamentais para o dia a dia de uma empresa, seja ela industrial ou comercial, automatizar permite maior eficiência para garantir os resultados.

Melhor controle financeiro

Ao optar por processos automatizados, o gerenciamento financeiro melhora, tornando mais fácil obter os valores das transações tanto de vendas quanto de pagamentos. 

Com um sistema de gestão comercial, é possível garantir um acompanhamento mais rigoroso das contas da empresa.

Facilita a gestão de estoque

A gestão de estoque, muitas vezes, é o maior desafio das empresas do ramo industrial. Isso ocorre porque acompanhar tudo que entra e sai, com a rapidez das transações, pode ser muito desafiador.

Reduz possíveis desperdícios

O sistema de gestão comercial permite maior visualização e gerenciamento de estoques e contas. Ou seja, todas as movimentações corriqueiras podem ser analisadas em uma única tela.

Dessa forma, verificar erros dentro dos processos e corrigi-los antecipadamente ajuda a empresa a evitar desperdícios e prejuízos.

Aperfeiçoa a comunicação interna

Antigamente, uma planilha de excel era utilizada por diversos colaboradores, entretanto apenas uma pessoa de cada vez conseguia modificar e salvar. 

Graças a tecnologia, hoje podemos compartilhar o mesmo sistema com as mesmas informações e alterá-las simultaneamente.

Sendo assim, entendemos que adotar um sistema de gestão comercial melhora a comunicação interna entre membros da mesma equipe e entre times diferentes.

Concede mais segurança de informações

Um sistema de gestão comercial ajuda a conceder mais segurança de informações por vários motivos. Como por exemplo, o armazenamento centralizado de dados e o controle de acesso e o backup e recuperação de dados.

Tudo isso além de possibilitar a criptografia das informações, portanto, o sistema ajuda a aumentar a segurança de informações por meio de controles de acesso.

Amplia a produtividade

Uma empresa organizada trabalha melhor e consegue seguir com o planejamento mais facilmente. 

Instituições que não se organizam de forma inteligente tendem a passar por crises mais vezes e nem sempre superar.

Melhora a tomada de decisão 

O sistema de gestão comercial organiza melhor as informações e a coleta de dados dos clientes. Com isso, líderes e gestores conseguem enxergar melhor o panorama em que a empresa se encontra e tomar decisões mais assertivas.

A visão ampla com base em informações relevantes é fundamental para manter uma indústria forte e consistente no mercado.

Ferramentas de um sistema de gestão comercial

O sistema de gestão comercial é composto por ferramentas que organizam, de maneira específica, cada atividade responsável. Cada uma das ferramentas são escolhidas de acordo com o mercado de atuação da empresa.

Elas acompanham o planejamento das equipes e atuam no gerenciamento inteligente das informações e dados coletados. 

Conheça os principais recursos disponíveis para um gerenciamento comercial mais eficiente:

Softwares de CRM

CRM significa “Customer Relationship Management” ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente” em português. 

É um tipo de software que ajuda as empresas a gerenciar suas interações com clientes, prospects e outros contatos. 

O objetivo é gerir os clientes e suas informações de maneira otimizada. Ou seja, que gere dados relevantes no futuro, para que, com o cruzamento, seja possível realizar funções de acordo com a necessidade de cada lead.

Além de acompanhar o andamento das vendas e pós-venda, também é possível realizar o follow-up. Gerenciar suas interações com eles e tomar decisões baseadas em dados para melhorar suas estratégias de negócios.

ERP

ERP é a sigla para “Enterprise Resource Planning“, que em português significa “Planejamento de Recursos Empresariais”. 

É um software de gestão empresarial que integra vários departamentos de uma empresa em uma única base de dados compartilhada. 

O Sistema ERP pode gerenciar seus processos de negócios de maneira mais eficiente, automatizando tarefas repetitivas e proporcionando uma visão geral de todas as operações da empresa. 

Business Intelligence (BI)

Business Intelligence (BI) é uma estratégia de análise de dados que busca transformar dados brutos em informações valiosas e úteis para a tomada de decisão empresarial. 

Ele envolve a coleta, integração, análise e apresentação de informações para ajudar as empresas a entender seus dados e usá-los para tomar decisões informadas. 

O BI usa técnicas de análise de materiais, como mineração de dados, análise de dados estruturados e não estruturados. Além de dashboards interativos e relatórios para transformar o que foi coletado em informações valiosas.

Automação de marketing

A automação de marketing é um processo que usa tecnologia para automatizar tarefas de marketing. 

Algumas das principais tarefas que a automação de marketing pode realizar incluem o envio de e-mails personalizados, geração de leads, segmentação de público-alvo e rastreamento de conversões dentro do funil de vendas.

Workflow

Workflow é uma representação visual da rotina de trabalho de uma equipe ou organização, desde a iniciação de uma tarefa até sua finalização. 

O objetivo é garantir a eficiência e a eficácia na realização das atividades, maximizando a produtividade e minimizando erros. O maior exemplo desta ferramenta é o Trello.

Faça do sistema de gestão comercial seu aliado!

Um sistema de gestão comercial é uma solução tecnológica que permite a uma empresa gerenciar seus processos de negócios de maneira mais eficiente e eficaz. 

Ele inclui uma variedade de módulos, como finanças, vendas, compras, recursos humanos, produção e logística.

Agora que você já sabe sobre o sistema de gestão comercial, pode avaliar sua empresa e as opções disponíveis. 

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