Entenda o que é tráfego direto e sua importância no Marketing Digital

O tráfego direto se refere às pessoas que chegam em uma página de destino ao digitar a URL do site diretamente no navegador. Entenda a importância de desenvolver estratégias que incentivam essa ação. 

Muitas vezes as equipes de marketing dedicam todo tempo e esforço para desenvolver estratégias de tráfego orgânico. Em estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo, esse é o foco principal. 

Essa abordagem não está incorreta, no entanto é preciso estar atento a outras origens de tráfego, como é o caso do tráfego direto. 

No geral, acessos diretos têm maior taxa de conversão devido ao conhecimento prévio do visitante. Por isso, é imprescindível estabelecer ações para se comunicar com esses usuários e trabalhar para que eles possam se tornar clientes. 

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre tráfego direto e como o seu negócio pode utilizar esse meio para conseguir mais vendas.

O que é tráfego direto e qual a sua importância?

Tráfego direto é aquele em que o visitante digita a URL de um site que deseja visitar diretamente em seu navegar. Ou seja, não é utilizado nenhum outro meio, como conteúdos ou links para conectar esse usuário a uma página final.

Além disso, ele é uma métrica que está presente em diversas ferramentas de análise, como o Google Analytics, por exemplo. Isso porque, ele representa uma parcela de leads que possuem grandes chances de conversão.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEMRush, a visita direta é o mais importante fator de ranqueamento do Google, uma vez que ele demonstra o nível de conhecimento da marca que as pessoas possuem sobre a empresa. 

Sendo assim, é essencial que estratégias para potencializar essas visitas diretas sejam trabalhadas. Uma vez que mostra a relevância que uma marca possui dentro e fora do ambiente online.

Como aumentar o tráfego direto nas páginas da sua empresa

Trabalhar com ações que estimulam o tráfego direto, seja de forma online ou offline, trazem inúmeras vantagens. Sendo assim, é importante que o seu time de marketing leve em consideração essa métrica para alcançar mais leads.

Para isso, é preciso implementar algumas ações que potencializam o branding da empresa, uma vez que as visitas diretas dizem muito sobre reconhecimento de marca.

Confira as dicas que separamos para conquistar mais visitantes: 

Utilize estratégias offline

Por mais que hoje seja cada vez mais comum ver diversas campanhas de marketing apenas no ambiente digital, é preciso levar em consideração que muitos dos potenciais clientes de uma marca estão no offline. 

Portanto, ações como anúncios em TV, assessoria de imprensa e campanhas em mídia gráfica são importantes e relevantes para conquistar visitas diretas. 

Para utilizar essas ações com sucesso, basta estimular que o público acesse a URL e vá até o site da empresa. Dessa forma, a abordagem offline se une com a online levando resultados positivos para a marca.

Crie CTAs

Utilizar CTAs (chamadas para ação) é uma estratégia que ajuda o usuário a encontrar exatamente o que ele busca. Além disso, usar esse elemento nas redes sociais, por exemplo, faz com que o público se lembre mais sobre a marca. 

A sua empresa deve investir nessa abordagem porque a repetição constante da URL do site faz com que um usuário se lembre dela na próxima vez que precisar realizar uma compra. Isso pode ser feito por meio de:

Invista em blog

O blog é um grande potencializador do tráfego orgânico por meio da produção de conteúdos de valor para sanar as dores do público. Em geral, os visitantes chegam a essas páginas ao serem direcionadas a outros locais, como redes sociais e e-mail marketing, por exemplo. 

No entanto, é possível tornar o blog em um espaço em que os usuários acessam diariamente para acompanhar pautas que os interessam. 

Ao publicar notícias e artigos constantemente, é criado um hábito nos leads e eles passam a retornar e acompanhar o que está sendo publicado.

Fortaleça o branding

O tráfego direto é uma consequência do trabalho de branding de uma marca. Isso porque, as pessoas passam a reconhecer a empresa com mais facilidade e se lembram dela quando precisam realizar uma compra ou verificar uma informação. 

Para isso, é necessário consolidar o nome do seu empreendimento e aumentar o Brand Awareness do público. Dessa forma, cada vez mais ele será lembrado.

Invista em tráfego direto e observe os resultados!

O tráfego direto representa os usuários que chegam ao site da sua empresa ao colocar a URL diretamente no navegador. Ou seja, aqueles que acessam a página sem precisar de um intermediador. 

Essas visitas demonstram o reconhecimento de marca que o público possui sobre a empresa. Isso porque, essas pessoas se lembram dela com mais facilidade. 

Para atingir esse patamar e se manter relevante na mente do seu público, é necessário desenvolver estratégias, online e offline, que mostrem o valor que o seu negócio tem.

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