Vendas online pelo WhatsApp: 11 dicas de sucesso para o seu negócio

Saber como realizar vendas online pelo WhatsApp é fundamental para empresas que desejam tornar a jornada de compra de seus clientes mais simples. Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o assunto.

A popularização das redes sociais mudou a experiência de compra para consumidores e empresas. O que antes demandava extensas buscas por lojas físicas, hoje pode ser feito com um clique ou dois pelo celular.

Vendas online pelo WhasApp já fazem parte das estratégias de negócios, tornando a venda mais simples e intuitiva para seus clientes.

Por isso, é fundamental entender como o aplicativo funciona e quais são os recursos que podem ser usados. Desenvolver abordagens para a ferramenta e programar corretamente as automações impacta nos resultados.

Quer saber mais sobre vendas online pelo WhatsApp? Acompanhe o conteúdo e confira as principais dicas para conquistar mais clientes pela plataforma.

Por que investir em vendas online pelo WhatsApp?

O WhatsApp é a rede social de mensagens mais utilizada entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa realizada pela Statista, aproximadamente 147 milhões de usuários estão ativos na plataforma para se comunicar com sua rede de contatos.

Esse sucesso se dá a extrema acessibilidade que a plataforma oferece por meio de recursos simples que podem ser usados para manter uma conversa direta com outras pessoas e empresas.

Inúmeras operadoras concedem uso ilimitado do WhatsApp em seus planos, possibilitando que mais pessoas o usem por muito mais tempo. 

Na prática, o uso da rede é bastante diverso, incluindo desde contato com as pessoas próximas, envio memes e participar de grupos variados, até a utilização desses espaços para realização de compras.

Dicas para potencializar as vendas online pelo WhatsApp

Agora que você sabe o impacto que o WhatsApp possui, chegou o momento de começar a criar um plano de ação para potencializar as vendas do seu negócio na plataforma. 

Vale ressaltar que, antes de colocar em prática qualquer ação, é essencial conhecer o público-alvo da empresa e entender se o WhatsApp é o local certo para investir seus esforços.

Se a persona do seu empreendimento utiliza a rede regularmente e demonstra interesse em realizar compras por meio dela, então esse é o caminho a seguir. Confira as dicas que separamos para você:

Use o WhatsApp Business

Como vimos anteriormente, o WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e possibilita que milhões de pessoas se conectem diariamente. Porém, a plataforma se expandiu e agora oferece recursos exclusivos voltados para empresas. 

O WhatsApp Business foi lançado em janeiro de 2018 e já conquistou o primeiro lugar quando falamos em vendas online. Isso porque, ele conta com funcionalidades simples de utilizar e que ajudam a tornar a experiência do cliente muito mais simples. 

Algumas funções são:

  • Perfil comercial;
  • Mensagens instantâneas;
  • Etiquetas;
  • Catálogo de produtos.

Estabeleça métricas

Assim como a maioria das estratégias de Marketing e Vendas, o contato pelo WhatsApp também precisa ter métricas bem definidas. Esse é um passo importante para entender se a plataforma realmente traz resultados.

Para isso, é importante encontrar as definições que mais fazem sentido aos propósitos do empreendimento, como por exemplo:

  • Tempo de resposta;
  • Duração do contato;
  • Tempo para o primeiro contato.

Essas são algumas métricas essenciais para compreender como as vendas online pelo WhatsApp estão sendo feitas e como a empresa pode potencializar o uso da plataforma e garantir mais receita.

Crie mensagens automáticas

As mensagens automáticas são o diferencial que o WhatsApp Business oferece às empresas e é um dos recursos personalizáveis que transformam o atendimento. 

Isso porque, o empreendimento pode criar mensagens de saudação e ausência, assim como textos rápidos que ajudam os clientes que possuem dúvidas frequentes. Dessa forma, é possível otimizar o tempo e focar no que é urgente. 

Para isso, basta acessar a conta da empresa no WhatsApp Business e selecionar a opção de ferramentas e depois respostas rápidas.

Não se esqueça da LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é uma norma que tem como principal objetivo assegurar a segurança dos usuários na web. Portanto, quando falamos em vendas online pelo WhatsApp não podemos deixar de lado esse ponto tão importante.

Sendo assim, antes de enviar mensagens é preciso que a empresa peça permissão e não estabeleça um contato antes de obter a resposta. 

Isso porque, enviar mensagens sem autorização é um método invasivo e pode manchar a imagem da empresa. Além disso, essa abordagem é proibida pela legislação.

Tenha uma linguagem acessível

O WhatsApp é uma plataforma utilizada por milhões de brasileiros ao redor de todo o país, portanto é preciso definir uma linguagem acessível na hora de prestar atendimento por meio da rede. 

Dessa forma, todas as pessoas que entrarem em contato com o empreendimento conseguem sanar suas dúvidas sem dificuldades. Além disso, com essa clareza na hora de passar informações, é possível guiar essas pessoas por sua jornada de compra de forma mais eficiente. 

Sendo assim, deixe um pouco as palavras técnicas de lado, pense sempre na pessoa que está do outro lado da tela e como sua empresa pode ajudá-la.

Crie ações de marketing para o WhatsApp

As ações de marketing para vendas online pelo WhatsApp são diferentes do que as campanhas realizadas em outras redes sociais. Isso porque, o aplicativo é um canal direto para falar com os consumidores. 

Essa é uma possibilidade de colocar em prática algumas abordagens mais objetivas na hora de vender e até mesmo de prestar suporte ao cliente. Afinal, um atendimento eficiente e de qualidade abre portas para a fidelização dessas pessoas.

Sendo assim, coloque a experiência do cliente em primeiro lugar e ofereça um local de rápido atendimento, boas compras e suporte eficiente. 

Utiliza as listas de transmissão

Caso a empresa possua uma extensa lista de contatos em sua base, é preciso otimizar o envio de mensagens. No entanto, não é recomendado criar grupos para o envio de ofertas para todos.

O WhatsApp Business oferece a possibilidade de realizar envios simultâneos para diversas pessoas por meio das listas de transmissões. Com esse recurso, torna-se possível selecionar os contatos e otimizar o envio.

Além da agilidade do contato, as listas também permitem uma conversa segmentada de acordo com a etapa do funil de vendas que aquela pessoa se encontra.

Faça um calendário de conteúdos

A venda online pelo WhatsApp permite que a empresa tenha um contato direto e rápido com a sua base de clientes. Mas, isso não significa enviar mensagens a todo o momento e sem um planejamento. 

Afinal, ninguém gosta de receber mensagens a todo o momento e isso pode fazer com que o perfil do empreendimento seja denunciado por spam. 

Sendo assim, é importante estruturar um calendário de conteúdos pensado especialmente para o WhatsApp. Com isso, as ações são mais efetivas e eventuais problemas são evitados.

Produza em diferentes formatos

O WhatsApp é uma plataforma que permite o uso de texto, fotos, vídeos, gifs e figurinhas. Esses diferentes formatos podem, e devem, ser explorados para elevar a experiência do cliente. 

Para isso, crie mensagens que dialoguem diretamente com o perfil da persona e mantenha o tom de voz da empresa. Dessa forma, o consumidor passa a identificar a identidade da marca em todo o atendimento. 

No entanto, é importante lembrar que a empresa deve ter cuidado com a frequência de mensagens enviadas. Para isso, siga a dica anterior e desenvolva um calendário de conteúdo.

Foque também em atendimento

Até aqui demos diversas dicas de vendas online pelo WhatsApp que as empresas podem apostar e potencializar sua receita. No entanto, não podemos esquecer da principal utilidade dessa ferramenta para os empreendimentos: o atendimento.

Esse é um ponto crucial nas estratégias que utilizam o aplicativo de mensagem, isso porque, não adianta implementar métodos de venda impecáveis se a empresa falha no principal, que é prestar suporte aos seus clientes. 

Portanto, fique atento nas formas com que o seu negócio dialoga com os consumidores e busque elevar essa experiência para colher bons resultados.

Divulgue esse canal

Os consumidores e potenciais clientes só entram em contato por meio de um canal que conhecem e sabem que funciona. Portanto, divulgue o WhatsApp no site, loja e demais redes sociais para que mais pessoas o encontrem. 

Dessa forma, aqueles que precisam de suporte podem falar diretamente com o atendimento e várias possibilidades de negócio se tornam possíveis. Uma vez que, comprar pelo WhatsApp é fácil e rápido.

Agora você sabe como implementar as vendas online pelo WhatsApp!

O WhatsApp é a rede social mais utilizada entre os brasileiros, portanto é o lugar certo para as empresas se destacarem e otimizarem a jornada de compras de seus consumidores. 

Isso porque, esse canal é acessível e está presente em milhões de smartphones. Sendo assim, o seu negócio deve estar preparado para atuar com eficiência nessa potente ferramenta.  

Para isso, é preciso conhecer bem a persona e elaborar ações de marketing e abordagens de vendas pensadas especificamente para a plataforma. Além de utilizar todos os seus recursos para prestar o melhor atendimento para quem está do outro lado da tela.

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