Boas práticas na produção de conteúdo: escreva para engajar e encantar seu público

Seguir as boas práticas na produção de conteúdo é indicado para as empresas que desejam potencializar seu Brand Awareness e autoridade no ambiente online. Entenda mais sobre o assunto e aprenda a engajar o público por meio de materiais únicos.

A produção de conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital. Junto com algumas outras estratégias, o marketing de conteúdo é responsável por construir a relação entre marca e consumidores. 

Produzir materiais tem efeitos positivos em todos os aspectos que envolvem a jornada do cliente. Por meio disso, as técnicas de vendas se tornam mais eficientes, uma vez que o lead passa a entender como a empresa pode sanar suas dores. 

No entanto, para fazer valer a pena, é necessário estar atento às boas práticas na produção de conteúdo. Isso porque, não adianta investir em produção se não for feito da forma correta para os algoritmos e para o seu público.

Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre as boas práticas na produção de conteúdo e os benefícios que pode trazer ao seu negócio.

Qual a importância de produzir conteúdo?

A produção de conteúdos não se resume apenas a textos para blogs e postagens nas redes sociais. Isso porque, são inúmeras as possibilidades de desenvolver materiais de valor para educar e engajar os potenciais clientes de uma empresa.

Portanto, é importante lembrar que esses materiais são a ponte entre uma organização e seu público. Por esse motivos, os ativos precisam ser pensados estrategicamente dentro do funil de marketing. 

Por meio de artigos, e-mails, apresentações e conversas que uma marca se apresenta aos leads, viabilizando a aproximação e a relação. A partir disso, os esforços para converter esses contatos em clientes são ainda mais eficientes. 

No entanto, se engana quem pensa que chegar a esse ponto com conteúdos é uma tarefa simples. Para se destacar da concorrência, os materiais devem ser criativos e ter qualidade. Essa produção deve ser feito com cuidado e até mesmo seguindo conceitos importantes como o Slow Content.

Para isso, é necessário seguir algumas boas práticas na hora de produzir e transmitir as mensagens que a marca deseja para que essa abordagem cumpra com seus objetivos.

Boas prática na produção de conteúdo para fortalecer sua estratégia

Agora que você já sabe os benefícios que a produção de conteúdo traz para o seu negócio, chegou a hora de começar a planejar os próximos passos. 

Confira as principais dicas para o seu negócio:

Crie títulos chamativos

O título é o primeiro contato que o leitor tem com o texto, portanto é preciso que seja chamativo e instigue a leitura. O leitor deve ser impactado logo de cara para continuar a leitura.

Além disso, esse elemento é o responsável por apresentar ao usuário sobre o que o artigo trata, quais os benefícios de continuar a leitura e qual dor pode ser solucionada. 

Outro ponto importante do título nas estratégias de SEO, é que ele deve carregar a palavra-chave do texto. Os algoritmos dos buscadores, como o Google, utilizam esses termos para encontrar esses artigos quando um usuário faz a busca.

Desenvolva uma boa estrutura

Começar a escrever um texto sem saber como ele deve terminar só faz com que ele fique sem sentido e sem propósito. Portanto, crie uma estrutura concisa para que o redator saiba quais pontos deve abordar. 

Esse é um método de escrita que ajuda a organizar as ideias e garantir que todos os pontos importantes sejam incluídos com clareza para facilitar a experiência de leitura. 

Use uma linguagem simples

É importante lembrar que os conteúdos produzidos para a web são acessados por diferentes pessoas, portanto precisam ter uma linguagem acessível e clara.

Com isso em mente, é recomendado fazer uma breve pesquisa de público para identificar com o tom de voz ideal para cada formato de material. 

Além disso, leve em consideração as caraterísticas do mundo digital, ou seja, priorize frases curtas, parágrafos dinâmicos e textos concisos.

Cative a atenção 

Como citamos no tópico anterior, o ambiente digital possui algumas características particulares, como por exemplo, a rapidez em que os usuários consomem conteúdo. 

Sendo assim, quanto mais dinâmico e engajador o material, maior a probabilidade dele ser visto.

Essa atenção é conquistada por meio de material de qualidade, títulos que chamam atenção e formatos pensados especialmente para a persona da marca. 

Produza conteúdos compartilháveis

A experiência que um usuário tem no ambiente online é o que dita o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Isso significa que, pensar nesse processo é mais do que fundamental. 

Portanto, crie conteúdos fáceis de consumir e de compartilhar, dessa forma, os próprios leitores se encarregam de divulgar o material para a sua rede de contatos e mais pessoas encontram as produções da sua empresa.

Seja original

Se destacar em meio a tantas opções não é fácil, mas também não é impossível. É nesse ponto que trabalhar a autoridade da marca se faz tão importante.

Para isso, a originalidade e qualidade são fundamentais para mostrar ao leitor, e ao algoritmo dos buscadores, que o conteúdo produzido pela sua marca merece atenção. 

Portanto, certifique- se que os materiais são únicos e podem ajudar a solucionar as dores da persona.

Invista em diferentes formatos

A produção de conteúdo pode ser feita de diversas formas e a escolha do modelo ideal varia de acordo com os objetivos da empresa e hábitos da persona. Por exemplo, se um empreendimento deseja mostrar ao lead as últimas notícias sobre seu trabalho, a newsletter é uma ótima opção. 

Sendo assim, descubra qual formato mais fácil sentido para o seu público e invista no desenvolvimento de materiais para eles, algumas opções são:

  • E-book;
  • Blog post;
  • Templates;
  • Whitepapers;
  • Publicações nas redes sociais.

Siga as boas práticas na produção de conteúdo para conquistar e engajar!

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia amplamente utilizada para educar, engajar e converter leads. Portanto, é de extrema importância para qualquer marca que deseja conquistar mais autoridade no ambiente digital.

No entanto, é importante lembrar que existem algumas boas práticas na produção de conteúdo que devem ser seguidas para garantir a qualidade e diferencial dos materiais. 

Com isso, se torna possível utilizar essas produções para criar uma relação melhor com potenciais clientes. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria!