Aprenda a fazer uma análise de concorrência para entender o mercado e potencializar seu negócio

Análise de concorrência, ou análise de mercado, é o monitoramento e estudo constante das ações dos concorrentes da empresa, avaliando os pontos fortes e fracos. Entenda os benefícios do processo e como fazer.

No mercado concorrido, é preciso se destacar da concorrência para fortalecer a marca e gerar novas oportunidades de negócios. Essa missão é especialmente desafiadora no mundo digital, com a diversidade de estratégias e plataformas de divulgação de produtos

Por isso, é fundamental que o seu negócio utilize estratégias para entender as ações dos concorrentes. É importante usar a experiência de outras empresas para entender os pontos fortes e fracos, gerar insights e investir no que funciona.

A análise de concorrência é a ação certa para as organizações que querem encontrar espaços em que podem se destacar e desenvolver ações de Marketing e Vendas cada vez mais eficazes. 

Confira o artigo e coloque em prática essa estratégia que tem tudo para potencializar o desempenho da sua empresa!

O que é análise de concorrência?

A análise de concorrência é um estudo aprofundado sobre as empresas que competem com a sua no mercado. Ou seja, negócios que possuem um público-alvo semelhante e/ou tenham um produto ou serviço no mesmo segmento.

Esse monitoramento e análise tem como objetivo apresentar as principais diferenças na gestão, ações de marketing e abordagens de vendas. 

Além disso, esse conhecimento é importante para que o seu empreendimento entenda também quais são os pontos de similaridade que tem com os concorrentes. 

Por meio dessa coleta de informações é possível encontrar pontos onde o seu negócio pode focar para melhorar. Assim como, entender quais são as demandas dos potenciais clientes e como outras organizações lidam com elas.

Por que é importante fazer uma análise de concorrência?

O principal objetivo da análise de concorrência é certificar que a sua empresa tenha todas as informações necessárias para traçar ações estratégicas para se destacar entre a concorrência. 

Por meio dos dados coletados e analisados sobre outros negócios no mercado, a empresa se torna capaz de:

  • Encontrar melhores abordagens de vendas;
  • Entender as necessidades dos consumidores;
  • Definir ações de marketing mais efetivas; 
  • Potencializar o posicionamento da marca.

Ou seja, com a análise de concorrência é possível encontrar insights que podem ser usados para desenvolver ainda mais um negócio no segmento em que atua. 

Afinal, como fazer uma análise de concorrência?

Agora que você  já sabe o que é análise de concorrência e as vantagens que essa estratégia traz às empresas, chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a estudar a fundo o mercado. 

Vale ressaltar que, os dados coletados tem a função de trazer informações úteis para o início de um planejamento estratégico. 

Isso significa que, além desses dados, é importante que a organização conheça bem o próprio público e tenha métricas de desempenho próprias. 

Dessa forma, as estratégias desenvolvidas utilizando a análise de concorrência se torna mais eficiente e capaz de, de fato, ajudar e não atrapalhar. Uma vez que elas são embasadas em diferentes fatores.

Confira a seguir as principais dicas para realizar um estudo de concorrência eficaz:

Defina as metas

Antes de colocar em prática qualquer estratégia, seja de venda ou marketing, é fundamental que o seu empreendimento entenda quais são seus objetivos

Nesse cenário a meta pode parecer óbvia, entender os concorrentes, mas é preciso ter uma visão um pouco mais apurada. 

Dessa forma, os esforços do seu time não são desperdiçados em pontas não tão importantes e podem se dedicar ao que realmente importa. 

Para isso, é preciso estabelecer quais são os fatores mais importantes sobre a concorrência que devem ser analisados. Esse elemento pode variar de acordo com a empresa, segmento e necessidades da organização. 

Sendo assim, tenha claro quais são as principais necessidades de melhora do seu negócio antes de começar a análise dos concorrentes. Isso possibilita uma visão mais acertada do que deve ser estudado.

Liste os concorrentes

Com os objetivos estabelecidos é chegado o momento de dar início a coleta e análise. Para isso, identifique os principais concorrentes do seu negócio, nessa etapa siga os seguintes critérios:

  • Produtos similares;
  • Líderes de mercado;
  • Maior tráfego orgânico;
  • Maior tráfego pago;
  • Foco em palavras-chave;
  • Produção de conteúdo.

Quanto mais segmentado for essa lista, melhor é a coleta de informações. Isso porque, a sua empresa pode focar no que realmente interessa e deixar de lado informações não necessárias no momento. 

Além disso, uma lista detalhada ajuda a encontrar os critérios de análise e recursos certos para dar continuidade ao estudo da concorrência.

Determine os critérios

Depois de criar uma lista com os concorrentes e os segmentos, é preciso pensar em quais devem ser os principais critérios de coleta de dados e análise. 

Nesse momento é levado em consideração quais são os principais objetivos do seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa deseja entender como a concorrência lida com o atendimento ao cliente, os pontos a serem analisados devem ser:

  • Tempo de atendimento;
  • Meios de contato;
  • Qualidade do atendimento de acordo com os clientes;
  • Canais não utilizados.

A partir desses pontos, o seu empreendimento é capaz de entender como o concorrente atua nessa área e se seus esforços têm valido a pena. 

Vale lembrar que, os critérios devem seguir os principais objetivos da sua empresa. Sendo assim, não deixe de selecionar os fatores a serem analisados com atenção para conseguir todas as informações que precisa.

Use os recursos certos

Utilizar os recurso ideais ajuda a empresa no momento de colher informações para sua análise de concorrência. Isso porque, por meio delas é possível realizar uma coleta de forma dinâmica e eficiente, além de ser capaz de apresentar os resultados com clareza. 

Algumas das ferramentas indicadas para isso, são:

Escolha a ferramenta que mais faz sentido para os seus objetivos e mergulhe nos estudos sobre elas.

Dessa forma, o seu estudo de concorrência será coerente e de fato ajudará o seu empreendimento a crescer.

Analise os dados coletados

Com os dados coletados, chegou o momento de interpretar de forma detalhada as ações e resultados da concorrência. Para isso, é necessário cruzar essas informações com as estratégias da sua empresa.

Para fazer isso, é preciso definir um tempo determinado para a análise, podem ser anos, meses ou até mesmo semanas específicas para cada campanha de marketing ou abordagem de venda. 

Crie um plano de ação

A partir dos resultados em que a sua empresa chegou ao realizar a análise de concorrência, é a hora de colocar os insights em ação e traçar planos para melhorar as estratégias de marketing e abordagem de vendas. 

Portanto, identifique quais são os pontos de melhoria que o seu empreendimento pode mudar e aplique ações que tem dado certo para a concorrência. 

No entanto, não se esqueça de afunilar o que pode ser usado e descarte o que não é urgente para economizar esforços.

Faça análise de concorrência e descubra novas oportunidades!

Destacar o seu negócio em meio a tantas opções é um desafio, mas não é algo impossível se trabalhado de uma forma eficiente com os recursos certos. 

A análise de concorrência é o processo ideal para entender como a sua empresa tem performado no seu segmento e quais ações dos concorrentes têm dado resultados positivos e podem ser implementados por você. 

Para isso, defina os objetivos, encontre as metodologias que fazem sentido para o seu negócio e comece a estudar os outros empreendimentos.

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