Entenda o que é tráfego orgânico e como ele pode ajudar a sua indústria

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico acontece quando os usuários são atraídos para uma página na web de forma espontânea. Ou seja, sem a necessidade de anúncios pagos. É uma modalidade muito importante dentro do marketing digital. Continue lendo e saiba mais.

É verdade que com algumas mudanças na internet, principalmente em relação ao algoritmo de algumas redes sociais, o tráfego orgânico tem se tornado cada vez mais difícil. 

Entretanto, com estratégias de marketing bem definidas, é possível atrair o público naturalmente.

Afinal de contas, as pessoas não gostariam de investir muito dinheiro apenas para aumentar as visitas em seus sites. 

Porém com o mercado digital cada vez mais competitivo, alguns recursos são indispensáveis. Mas isso não invalida as técnicas para se chegar ao tráfego orgânico e você vai entender o motivo. 

Leia até o final e saiba tudo sobre como o marketing digital vai te proporcionar muitas visitas de tráfego orgânico. Confira!

Como o tráfego orgânico funciona?

Através de um conjunto de estratégias de marketing digital um site pode aumentar o número de visitantes, sem que tenha feito nenhum tipo de anúncio pago.

Esse tráfego, normalmente, acontece pelos sites de busca como o Google e o Bing.

Dizer que o tráfego orgânico é diferente do tráfego pago por não haver “investimento” é uma meia verdade.

Isso porque, para atrair visitas no site de forma orgânica, é necessário investir em recursos para tal.

Se a sua empresa produz um artigo sobre determinado assunto, você pode ter clientes conhecendo ela por tempo indeterminado, simplesmente por encontrarem o material nos mecanismos de busca.

Há outros tipos de tráfegos que são muito utilizados atualmente para a captação de mais visitas ao site, veja:

  • Direto: o usuário chega ao domínio da marca de forma direta, sem vir de outros sites, pode ser considerada uma forma de tráfego orgânico;
  • Social: as visitas se originam de direcionamento de redes sociais;
  • Pago: anúncios em mecanismos de busca são contratados mediante um valor;
  • Referência: os famosos “backlinks” que direcionam o usuário de uma página para outra, sejam da mesma empresa ou de empresas parceiras.

Tráfego orgânico x tráfego pago

Tráfego orgânico e pago se utilizam das estratégias de marketing digital para atrair público. 

Além de gerar engajamento, aumentar as visitas no site e, claro, vender mais do produto da empresa.

Apesar da semelhança no nome, existem algumas diferenças fundamentais entre eles.

Entenda melhor sobre as duas modalidades de tráfego e veja qual é a melhor opção para o seu negócio.

Tráfego orgânico 

Este tipo de tráfego se utiliza de recursos do marketing para atrair, de maneira espontânea, visitantes para o site. 

Consequentemente concede maior visibilidade para algum produto ou serviço que está à venda.

Há um investimento no tráfego orgânico, porém não pode ser comparado ao tráfego pago. Eles funcionam de formas muito distintas. 

Tráfego pago

Como o próprio nome já diz, este tipo de tráfego ocorre mediante o pagamento de algum valor. 

Ele depende de inúmeras possibilidades dentro das empresas que atuam com anúncios pagos, como o Google, por exemplo.

Dessa forma, você garante que a sua marca esteja nas primeiras posições do site de busca quando o usuário procurar por serviços que se relacionem aos seus. 

Benefícios do tráfego orgânico

Optar pelo tráfego orgânico para aumentar as visitas ao site do seu negócio é uma ótima escolha. 

Essa estratégia apresenta diversos benefícios tanto no processo como nos resultados. Veja mais.

Confiabilidade

Quando uma empresa realiza o tráfego pago no Google, por exemplo, na frente do resultado da busca há escrito “anúncio”. Ou seja, o próprio mecanismo de busca sinaliza que aquele anúncio foi pago.

Neste caso, muitos internautas perdem a confiança nesses resultados, uma vez que estão ali apenas pelo fato do investimento. 

Quando o tráfego é orgânico, os usuários têm contato com algum material autêntico e relevante, como um artigo ou notícia.

Este tipo de recurso aumenta a confiabilidade do público e melhora a imagem da empresa.

Apesar disso, o anúncio possui um tempo determinado para ficar online e demanda mais pagamentos caso o empreendedor tenha interesse em manter o anúncio ativo.

Prazo de validade

As estratégias utilizadas para conseguir atrair tráfego orgânico não possuem prazo de validade.

Isso porque com conteúdo relevante postado em algum blog ou redes sociais, o usuário pode entrar em contato com essas informações a qualquer momento.

Há empresas que recebem visitas que leram artigos de um ou dois anos atrás. Ou seja, é um investimento duradouro.

Relacionamento sólido

Para aumentar exponencialmente o número de visitas e engajamento com o tráfego orgânico, é necessário trabalhar muito para construir uma relação com o cliente.

Isso porque ele chega ao seu site por se interessar no conteúdo que sua empresa gera.

Nestes casos, a venda não acontece de forma imediata e as campanhas de marketing levam um certo tempo para demonstrar resultados. 

Entretanto, a identificação do cliente com a empresa é muito melhor do que com o tráfego pago.

Custo benefício vantajoso

O investimento no tráfego orgânico pode ser mais baixo do que no tráfego pago e pode render mais visitas à longo prazo. 

Enquanto um tem um período determinado para ficar no ar, o orgânico não possui prazo.

Como gerar o tráfego orgânico


Qualquer tipo de empresa pode gerar tráfego orgânico para o seu segmento. Para isso, é necessário aplicar algumas estratégias de marketing digital de maneira correta e assertiva. Entenda!

Foco na persona

A persona é um personagem que tem todas as características do possível cliente. Ou seja, um estudo sobre quais os interesses e comportamentos do público-alvo da empresa. 

Ao focar o conteúdo e as ações de marketing em um perfil definido, as chances de atrair visitas interessadas no site aumentam exponencialmente. 

Estude e planeje as campanhas de acordo com a persona.

Estude as palavras-chave do seu nicho

As palavras-chave são um conjunto de termos relacionados ao seu segmento e que aparecem durante as buscas dos usuários. 

Entender quais são as palavras mais procuradas pelo seu público ajuda a montar estratégias de marketing mais competitivas.

Utilize SEO

O SEO, otimização de sites, é uma estratégia que utiliza as palavras-chave, citadas anteriormente, como atrativo para o tráfego orgânico. 

Ou seja, ao produzir um conteúdo relevante com o interesse do público, é realizada a inclusão de palavras relacionadas ao segmento.

Normalmente, são os termos que apresentam maior número de procura nos sites de busca. 

Dessa forma, o texto produzido tem maiores chances de aparecer nas primeiras páginas.

Marketing de conteúdo

Com o SEO e as palavras-chave, o próximo passo do processo é criar um conteúdo relevante para o seu público. 

Se uma empresa produz ração para cães, é válido que ela publique em seu blog dicas relacionadas à animais, principalmente cães.

Dessa maneira, o usuário chega ao site da loja por meio de um conteúdo que precisava consumir.

Certamente, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais efetivas do tráfego orgânico.

Crie estratégias incluindo as redes sociais

A maior parte do público de alguns nichos está presente nas redes sociais. 

Portanto, criar estratégias de navegação que se iniciem nas redes é uma aposta inteligente e que gera muitos resultados positivos.

Estar em vários locais na internet imprime uma imagem de respeito e autoridade.

Use e abuse dos formatos

Não se prenda apenas ao texto. Para gerar tráfego orgânico, vale utilizar vídeos, tutoriais, infográficos, imagens e outros formatos que julgar atraente para o seu público.

A diversidade na hora da divulgação de ideias engaja mais pessoas para acessarem o site que você deseja.

O público interessado é bem melhor!

Com tantas marcas no mercado trabalhando com diversos tipos de tráfego e mais competitivo, é difícil acreditar que ações como o tráfego orgânico são capazes de atrair clientes em potencial.

Porém, há muitas pessoas nas redes que estão em busca de soluções para seus problemas e tem espaço para todas as empresas brilharem – inclusive a sua! 

Por isso, procure aprender como criar uma boa estratégia de tráfego orgânico para o seu negócio. Por meio dela, sua marca conquista mais espaço.

Fique por dentro de outras estratégias do marketing digital, acompanhe o Marketing para Indústria e não perca nenhum conteúdo!