Como vender no Instagram: 11 dicas de sucesso para o seu negócio

O principal aplicativo de fotos da atualidade já passa dos 113 milhões de usuários ativos no Brasil. Confira 11 dicas de como vender no Instagram e gere receita na plataforma.

O Instagram é uma rede social que surgiu em 2010, a princípio, como um aplicativo para publicar fotos. Com o tempo, ganhou novas funcionalidades e se tornou a principal fonte de renda de muita gente.

Atualmente, a rede ultrapassa a marca de mais de 2 bilhões de usuários ativos e esse número só cresce. Apenas no Brasil, o número chega a 113 milhões de pessoas conectadas.

Com isso, a demanda de marcas que trabalham com a plataforma também aumenta. E assim, traçar estratégias de vendas para a rede se tornou quase que obrigatório. 

Acompanhe o conteúdo e aprenda como vender no Instagram e melhorar ainda mais a receita do seu negócio.

Por que investir em vendas no Instagram?

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box, 92% dos usuários do Instagram entram na rede pelo menos uma vez por dia. 

Esse hábito dos usuários garante diversas possibilidades para as empresas que querem se aventurar com vendas na plataforma.

Isso porque, segundo a pesquisa, 79% das pessoas acreditam que o Instagram é capaz de aproximar pessoas e marcas.

Dados com esses mostram que a rede social deixou de ser apenas para postar fotos de animais e viagens. Ele virou uma oportunidade de fechar ainda mais negócios.

Dicas de como vender no Instagram com sucesso

Por se tratar de uma plataforma com um grande número de acessos, o Instagram se tornou uma rede essencial na hora de pensar em estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa. 

Confira a seguir as principais dicas de como vender no Instagram e usar o aplicativo para potencializar seu negócio:

Crie um perfil comercial

Para começar a vender no Instagram é necessário criar um perfil comercial na rede. Essa conta é uma versão com recursos voltados para vendas que atendem as necessidades do empreendedor. 

Para isso, migre o seu perfil pessoal para uma versão comercial. Com ela, é possível ter acesso a dados importantes sobre o hábito de consumo dos usuários e utilizá-los para traçar novas estratégias. 

Faça uma bio simples e direta

A bio do Instagram é um dos primeiros elementos que o usuário vê quando acessa um perfil. 

Por esse motivo, é preciso desenvolver uma descrição simples e direta para destacar as principais informações da sua empresa. Para isso, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Estado onde a empresa atua;
  • Número para contato;
  • E-mail;
  • Link para o site.

Crie vídeos criativos

O Instagram se tornou uma rede social que, além de fotos, comporta vídeos. Com o tempo esse formato se tornou mais popular e pode potencializar as ações da sua marca.

Para isso, invista em produção de vídeos e utilize os recursos de edição que a própria plataforma disponibiliza. 

Com isso, se torna mais simples criar uma conexão com o público e engajar os usuários.

Crie vídeos criativos

O Instagram se tornou uma rede social que, além de fotos, comporta vídeos. Com o tempo esse formato se tornou mais popular e pode potencializar as ações da sua marca.

Para isso, invista em produção de vídeos e utilize os recursos de edição que a própria plataforma disponibiliza. 

Com isso, se torna mais simples criar uma conexão com o público e engajar os usuários.

Utilize o Instagram Ads

Para complementar as ações da sua estratégia para conquistar tráfego orgânico, o uso do Instagram Ads é mais que recomendado. 

Isso porque, a plataforma investe em distribuição de anúncios e essa é uma forma de fazer com que a sua empresa alcance novas pessoas. 

Além disso, as formas de fazer anúncios podem incluir: carrossel de fotos, stories e até integração com Facebook.

Faça parcerias

Influenciadores digitais se tornaram um fenômeno nas redes sociais. Isso faz com que eles tenham um potencial de alcance enorme e pode ser uma estratégia certeira para sua marca.

Sendo assim, faça parcerias com os influenciadores que se conectam diretamente com o seu público-alvo. Além de escolher o perfil certo para divulgar a sua empresa. 

Vale ressaltar que o número de seguidores não é tudo. Escolher o influencer certo demanda uma análise de engajamento e perfil da pessoa.

Invista em boas fotos

Apesar do Instagram investir em vídeos, a rede social ainda não deixou de lado sua característica mais marcante.

Por isso, vale se dedicar para conseguir fotos de boa qualidade e que chamem atenção dos usuários.

Além disso, as imagens precisam mostrar a essência da sua marca e mostrar ao público a qualidade e diferencial dos seus produtos. 

Para empresas que prestam serviços, uma ótima ideia é mostrar o antes e depois do trabalho realizado para engajar os seguidores.

Coloque hashtags

O Instagram concede alguns recursos para que os usuários encontrem com mais facilidade as publicações de outras pessoas. Uma das formas mais simples é por meio das hashtags. 

Sendo assim, não deixe de colocar # que façam sentido para o seu público e que conversem diretamente com a publicação feita. 

No entanto, tenha cuidado com o uso desse recurso e coloque palavras bem direcionadas. Caso contrário, a plataforma pode entender a publicação como spam e limitar seu alcance.

Produza legendas engajadoras

Boas fotos chamam a atenção dos usuários, mas são as legendas que os cativam e os fazem permanecer. 

Tenha isso em mente na hora de criar as descrições das suas e vídeos. Para isso, conheça bem a sua persona e desenvolva textos únicos.

Faça um calendário de publicações

Depois de criar publicações de sucesso, chegou a hora de definir a cadência de postagem.

Para isso, saiba quais os melhores dias e horários para realizar as publicações de acordo com os hábitos dos seus seguidores.

Além disso, utilize recursos como Trello e Notion para criar um calendário visual e saber exatamente o que está programado.

Invista em Stories

Um dos recursos mais utilizados em perfis do Instagram são os Stories. Eles são telas verticais que possuem um conteúdo específico. 

Nesse espaço mostre mais sobre o seu produto e se preocupe em engajar os seguidores. Além disso, é uma ótima forma de realizar pesquisas e entender ainda mais a sua audiência.

Engaje os seguidores

Estratégias de Marketing Digital não alcançam o sucesso sem o engajamento do público.

Sendo assim, incentive que seus seguidores deixem comentários nas publicações e crie dinâmicas para troca de mensagens. 

Dessa forma, o engajamento aumenta de forma orgânica e o seu perfil chega a novos lugares.

Saiba como vender no Instagram e potencialize seu negócio!

Entender como vender no Instagram auxilia a empresa a aumentar sua receita por meio de uma das plataformas mais utilizadas no Brasil e no mundo.

Com ela, a empresa consegue atingir novos públicos e potencializar suas ações comerciais. 

Sendo assim, invista em conteúdo de qualidade e engaje os usuários. Dessa forma, sua marca se aproxima do potencial consumidor.

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