Lean Office: o que é e como implementar na indústria

A organização de uma empresa passa por um número amplo de estratégias a serem adotadas, o que inclui o uso de certos equipamentos e táticas que possam otimizar tal negócio, levando assim a benefícios que podem ser acessados em um Lean Office.

Esse é um modelo específico de organização voltado à ordenação de um escritório, um ambiente de trabalho que deve contar com o mesmo tipo de ordenação a ser vista dentro de outros setores profissionais, tais como uma fábrica, que conta com diversos equipamentos.

Afinal, qualquer tipo de resultado a ser buscado nesses espaços depende de uma preparação específica por parte de quem gerencia tal local, o que passa até mesmo pela contratação de profissionais adequados para as funções a serem executadas ali.

Pois não se espera que um profissional de limpeza com medo de altura receba a missão de limpar as janelas de um prédio, trabalhando com um sistema de limpeza industrial em altura, assim como tal especialista pode ter dificuldade em uma função de escritório.

Tudo a fazer com que seja necessário saber como lidar de forma correta com a organização de tais ambientes, para somente assim contar com o melhor tipo de desempenho a ser alcançado dentro de uma área profissional.

Mas além dos funcionários a serem contratados, é preciso também cuidar da ordenação do espaço. E quando se fala especificamente sobre a organização de um escritório, existe um modelo em particular que deve ser visto com atenção.

Lean Office: um escritório otimizado

Mesmo com o crescimento do formato remoto de trabalho, a presença física dos escritórios continua a ter um valor especial dentro do setor profissional, independentemente de qual seja o setor de tal companhia, como algo voltado ao público consumidor ou à indústria.

Dentro de ambos esses espaços existe um modelo de organização de um escritório que acaba por receber uma atenção especial, que é o chamado Lean Office, uma configuração que opera com a procura por uma diminuição de qualquer tipo de desperdício.

Um conceito cuja aplicação teve origem com o conceito de Lean Manufacturing, ou seja, um modelo de fabricação voltado a trabalhar com a diminuição de qualquer tipo de material ou até mesmo etapas dentro de um processo industrial.

Tal como a adoção de um sistema de automação industrial, capaz de diminuir as etapas de produção em uma fábrica, causando assim uma redução tanto de materiais como de tempo gasto em uma linha de confecção dentro dela.

O Lean Office, nesse caso, se refere a uma redução de desperdícios, porém com uma adaptação para o cenário de um escritório, sendo algo capaz de resultar em um número amplo de benefícios para quem trabalha com esse sistema através de itens como:

  • Reorganização do ambiente de trabalho;
  • Aumento da qualidade alcançada;
  • Redução de etapas em uma produção;
  • Diminuição de filas e estoques;
  • Melhor qualidade de trabalho aos profissionais.

Uma série de vantagens que acaba por destacar a importância de se saber como aplicar esse tipo de conceito ao seu escritório industrial.

Formas de aplicar o Lean Office

Ao trabalhar com esse sistema de otimização na organização de um escritório, é possível garantir uma série de vantagens ao seu negócio, benefícios que podem ser acessados a partir das seguintes etapas:

Identificação do fluxo de um escritório

Para adotar o Lean Office, o primeiro passo é identificar o fluxo presente nesse ambiente de trabalho, de forma a aproveitar o que funciona e otimizar o que apresenta problemas, assim como a manutenção realizada por meio da calibração de equipamentos industriais.

Jornada do cliente

Além da organização interna, é importante também ter atenção ao seu público externo, trabalhando com a definição da jornada do cliente para assim estabelecer o que pode ser de mais valor na organização de um escritório.

Trabalhando para responder às expectativas do seu público.

Eliminação de desperdícios

Após observar as suas etapas anteriores, é preciso trabalhar com o foco principal de um Lean Office, que é a redução de desperdícios em sua produção, seja dos materiais usados na confecção de rótulos para industria até a compactação de certas etapas de produção.

Manutenção dos resultados

Com o acesso a um resultado otimizado, garantindo a partir da aplicação desse sistema de Lean Office, é preciso garantir que exista uma repetição desses benefícios a longo prazo, sendo preciso cuidar da manutenção desse tipo de organização.

Tudo de forma a fazer com que um escritório alcance bons resultados de forma constante, tal como é visto com empresas que trabalham com essa otimização, como a Nike, Intel, Ford e a Toyota, responsáveis pela criação desse sistema.

Um método capaz de garantir os melhores resultados para um escritório pertencente à indústria.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.