Estratégias de vendas para aplicar na Indústria

Adotar estratégias de vendas eficazes é o segredo para qualquer empresa se desenvolver e atingir seus objetivos. Descubra como implementar métodos de sucesso na sua indústria.

Para aumentar as vendas de qualquer negócio atualmente, é necessário trabalhar com estratégias de vendas bem definidas e arquitetadas minuciosamente com base em estudos detalhados do público.

Quando se trata de indústria, as estratégias de vendas são diferentes e merecem uma atenção dos profissionais de comunicação.

O modelo de negócio das indústrias é o B2B, ou seja, de empresa para empresa, neste caso, o público-alvo é muito mais específico e o canal de comunicação com ele também.

Para esse nicho de mercado, o relacionamento é trabalhado de outra forma, com uma visão diferente do que os negócios em que o público é o consumidor final.

Neste artigo, está reunido tudo o que você precisa saber sobre as estratégias de vendas para a indústria e como aplicar em seu negócio. Confira!

Quais são as estratégias de vendas?

Essa estratégia está relacionada às ações que uma empresa possui para gerar mais vendas em seu negócio e, consequentemente, aumentar a receita, além de auxiliar a construir uma marca de sucesso.

Para isso, é importante ter muito claro os objetivos que a empresa deseja alcançar em sua trajetória. Considere também em quanto tempo planeja fazer isto e quais são os recursos que pode utilizar para iniciar.

Esse planejamento engloba inúmeros processos que envolvem o estudo do público-alvo, a captação de recursos e o gerenciamento do todo.

Para chegar no resultado final, é importante realizar todas as etapas e reunir o máximo de informações disponíveis.

Assim é possível melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas dos seus produtos e serviços.

Como dito anteriormente, as estratégias de vendas para a indústria são diferentes. O modelo de negócio B2B (business-to-business) se baseia na relação comercial entre empresas.

Já o B2C (business-to-consumer) é um modelo em que o público-alvo é o consumidor final. Saber isso muda toda a estratégia.

Como montar uma estratégia de vendas

Para montar uma estratégia de vendas bem sucedida, é importante reunir muita informação sobre o público para criar um perfil – que será o possível consumidor.

Além disso, existem mais algumas etapas para seguir e então colocar em prática as estratégias estabelecidas, confira a seguir:

Define sua persona

No caso da indústria, a persona é diferente dos demais modelos de negócio. Neste caso, defina um perfil para a empresa ou setor que necessita do seu produto.

Como por exemplo: se na sua fábrica são produzidas máscaras cirúrgicas, a persona são as empresas da área da saúde ou alimentícia.

Fique de olho no mercado

É fundamental saber o que os concorrentes estão fazendo e como estão trabalhando suas estratégias.

Dessa forma, fica mais fácil iniciar um plano de ação mais efetivo.

Entenda qual o canal de comunicação do seu nicho

Quando se trata de indústrias, o público é mais específico, portanto é imprescindível entender o comportamento do seu consumidor.

Apesar da relação ser de empresa para empresa, as negociações são feitas por pessoas.

Estude os canais de comunicação mais favoráveis ao seu nicho de mercado, se são mais ativos nas redes sociais (e quais), se preferem acessar blogs e conteúdos informativos, entre outros canais.

Trabalhe com o funil de vendas

O funil de vendas é uma ótima ferramenta para a sua estratégia e, além de organizar as etapas, também auxilia a posicionar a empresa no momento certo.

O funil possui as seguintes etapas:

  • Reconhecimento de um problema;
  • O interesse em solucionar o problema;
  • A descoberta de meios para isso;
  • Tomada de decisão quanto à solução;
  • A compra.

Defina objetivos

Defina onde deseja chegar, tenha metas claras em relação às vendas e às consequências delas, como o rendimento financeiro, o estoque e a logística.

Junte todas as informações anteriores para elaborar uma meta e, a partir disso, já é possível montar uma estratégia de vendas.

Os pilares das estratégias de vendas

Os pilares de uma estratégia bem elaborada estão relacionados ao cliente, ou seja, a forma como a sua empresa vai administrar os consumidores para que eles comprem mais de uma vez – e se tornem compradores recorrentes.

Veja abaixo como a estratégia de vendas funciona na prática:

  • Busque os clientes em potencial: defina quem são os possíveis compradores do seu produto de acordo com o nicho;
  • Conquiste-os: após defini-los, crie conteúdos e campanhas para conquistar este cliente em potencial para que ele acredite que o seu produto é a solução para o problema dele;
  • Mantenha os clientes que conquistou: neste caso vale muitas opções como promoções, descontos, anúncios personalizados, entre outras formas de manter este cliente na sua base;
  • Venda mais para quem já é cliente: o setor de comunicação vai trabalhar captando novos clientes, porém não deixe de entregar aos que já são tudo o que merecem. Aposte em quem já consome da sua marca.

As principais Estratégias de Vendas

Para adotar estratégias de vendas para o modelo de negócio B2B alguns pontos precisam ser levados em consideração, como a linguagem que será utilizada, por exemplo.

Listamos abaixo as principais estratégias para você aumentar suas vendas e melhorar o rendimento da sua empresa.

Produza conteúdo relevante

Disponibilizar conteúdo relevante e informativo é essencial para captar muitos usuários na internet e transformá-los em potenciais clientes.

Representantes comerciais de empresas normalmente consomem conteúdos referentes às suas experiências profissionais.

Dessa maneira, é possível criar uma conexão com base no reconhecimento do problema e interesse de solução, como dissemos anteriormente a respeito do funil de vendas.

Invista no site da sua empresa

Proporcionar ao usuário uma boa experiência de navegação no site é fundamental para garantir que ele chegue até o final da compra, por exemplo.

Tenha check-out de pagamento facilitado, produtos muito bem descritos e fácil acesso ao contato.

Deixe também alguma aba ou link para a elaboração de orçamentos prévios. O cliente pode fazer uma simulação e, posteriormente, se interessar mais.

Ofereça descontos e promoções

De acordo com o cliente que deseja captar, tenha em mãos recursos agradáveis, como promoções, descontos e até mesmo teste grátis.

Se a empresa for uma fábrica de máscaras, disponibilize um lote de 50 para que o cliente possa testar. Ou se o seu produto for um software, ofereça um período de teste gratuito.

Essa tática é muito eficiente porque cria a oportunidade do potencial cliente conhecer melhor o produto.

Presença digital consistente

No mercado B2B, é super importante que as empresas tenham uma presença online consistente. 

As compras desse modelo de negócio podem chegar a milhares de lotes de uma única vez, portanto, para que o cliente feche uma compra, várias pessoas são consultadas.
E, como vivemos em um mundo digital, ter um perfil ativo nas redes sociais e um site atualizado pode garantir maior credibilidade, sendo ponto fundamental para o sucesso da negociação.

Invista em marketing digital

As estratégias de vendas devem estar alinhadas com a equipe de marketing digital. Essa equipe é responsável por trabalhar com a marca para criar uma identidade visual, um conceito e se relacionar com os clientes de maneira mais humanizada.

Com mais pessoas conhecendo a empresa, as chances das vendas aumentarem são muito maiores. Investir no marketing digital sempre é uma opção excelente para retornos grandiosos.

Estratégia é tudo!

Ter objetivos, metas, informações relevantes e estratégias de vendas consistentes vão levar a sua empresa muito mais longe, seja ela uma loja comercial ou uma indústria de algum dos setores que movem o país.

Produzir e comercializar um produto de qualidade não é mais diferencial para ter muitas vendas e consumidores, é preciso mais.

Continue acompanhando nosso blog para aprender ainda mais sobre estratégias para sua indústria.