Estratégias eficientes para aplicar nas redes sociais da sua indústria

estratégia para redes sociais

O mundo de hoje é das redes sociais. Além de serem páginas na internet que acumulam o maior número de horas de acesso, são canais de comunicação entre o público e as marcas. Aprenda como utilizar essas plataformas a favor da sua indústria.

Segundo levantamentos reunidos pela NordVPN, empresa especialista em segurança, os brasileiros gastam quase metade da vida na internet.

Só nas redes sociais como o Instagram, WhatsApp e Facebook são gastas 11 horas e 19 minutos por semana pelos usuários do país.

O leque é grande e diversificado, promovendo espaço para muita publicidade e público, e também conta com diferentes ferramentas que podem ser exploradas pelas empresas.

Portanto, estar presente nas redes sociais de maneira humanizada não gera apenas engajamento, mas também identificação – e já se sabe que os consumidores tendem a comprar mais de marcas com as quais se identificam.

Fique ligado e aprenda estratégias eficientes para começar uma presença online consistente e eficaz, confira!

A importância de estar presente nas redes sociais

São inúmeros os benefícios de se estar presente nas redes sociais, pois a maioria do público e de potenciais clientes está lá, como também possíveis fornecedores e parcerias.

Não raro as marcas escolhem celebridades para divulgação de produtos ou serviços nas plataformas – buscando trazer mais naturalidade à famosa “propaganda”.

Outro motivo é a credibilidade: certamente, você já procurou por alguma empresa nas redes sociais para saber mais a respeito, seja um restaurante ou uma loja.

Não importa o nicho, você precisa estar lá para quando procurarem por você.

As postagens e publicações geram engajamento e, dessa maneira, podem chegar muito mais longe – aumentando o perímetro de conhecimento da sua marca.

Comentários, likes, compartilhamentos e opiniões fazem parte da rotina de qualquer empresa que esteja online.

Benefícios de cada rede social

Para criar estratégias de marketing eficientes nas redes sociais, é necessário entender como cada plataforma funciona e qual a base do público presente.

Essas informações são valiosas para que se possa montar campanhas de sucesso.

Tiktok

A rede social que bombou em plena pandemia em 2020 e que acumula o público mais jovem entre todas as outras plataformas.

Dominado pela Geração Z, os nascidos entre 1995 e 2010, cativa com seus vídeos curtos, criativos, com dublagens caseiras e dancinhas divertidas.

São usuários que preferem um conteúdo dinâmico e engraçado. Portanto, as ações de marketing no TikTok devem ser pensadas para se encaixar, justamente, no formato que se popularizou.

Twitter

O Twitter não é a rede social mais popular comparado às outras, porém tem um público muito ativo, fiel e com predominância masculina.

Surgiu como o aplicativo dos 140 caracteres e, atualmente, aumentou para 280. Também permite que os usuários publiquem vídeos, fotos e enquetes de todos os tipos.

Para realizar uma campanha de marketing é preciso seguir essa dinâmica: informações rápidas e que direcionam a outros canais de comunicação, como Youtube, por exemplo.

Vale ressaltar que muitos usuários também utilizam a plataforma para reclamações a respeito de marcas e empresas, é bom ficar de olho.

YouTube

O YouTube é muito popular e acessado pelos brasileiros de todas as idades. Cerca de 96% dos internautas, que estão nas faixas etárias de 16 a 64 anos, utilizam o site e aplicativo de vídeos.

É uma das redes sociais mais lucrativas e interessantes para campanhas de marketing, oferecendo um leque de opções.

O vídeo marketing é um sucesso e funciona para a maioria dos nichos, também é possível produzir conteúdos como tutoriais, institucionais, transmissões ao vivo e muito mais.

E, se quiser gerar mais alcance e engajamento, trabalhe com o Google Ads, que é tráfego pago.

Para campanhas de marketing é uma plataforma que oferece muitos benefícios e acesso a públicos distintos, porém que se reúnem no mesmo lugar.

Instagram

O Instagram é a rede social que mais valoriza a aparência e o visual das postagens.

O que era apenas um aplicativo de fotos cotidianas se tornou um dos mais rentáveis do mundo, fazendo parte da mesma família do Facebook.

Seu público é jovem, feminino e que adora conteúdo visual, autêntico e dinâmico. O aplicativo também oferece recursos para quem empreende e vende pela plataforma.

Para campanhas nesta rede social há diversas possibilidades, seja com vídeos curtos e engraçados sobre o seu nicho, apresentação de produtos no feed, lives e conteúdo pelo IGTV.

O importante é se enquadrar de acordo com o público da plataforma e com o que ele consome.

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo todo com mais de dois bilhões de usuários.

São muitas oportunidades de negócio com ele, apesar de estar envelhecendo e acumulando um público também mais velho.

O marketing feito para o Facebook deve trabalhar com as mídias pagas, apesar do tráfego orgânico também funcionar.

Os usuários buscam mais informações dentro da plataforma frequentando grupos, pesquisando páginas e notícias.

Principais estratégias para aplicar nas redes sociais

Apesar de cada rede social ter suas particularidades, as estratégias de marketing digital podem ser aplicadas a diversas plataformas. Conheça as principais:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se baseia em produzir um conteúdo relevante e informativo para o seu nicho, dessa maneira, é possível captar o interesse e curiosidade de acordo com o comportamento dele nas plataformas digitais.

É a estratégia número #1 em qualquer campanha de marketing nas redes sociais.

Crie conexão

Analise as especificações de cada rede social e como você pode se conectar melhor com o seu público-alvo através dela.

A identificação que os usuários possuem com a marca é determinante para que se tornem consumidores recorrentes.

Faça lives no YouTube com assuntos interessantes: no Instagram os reels e os stories ajudam muito na manutenção desse relacionamento e no Facebook é válido trabalhar com postagens de texto e imagens.

Identidade visual

O seu público e, posteriormente, seus fãs precisam conhecer sua marca por um elemento visual, isso ajuda muito a garantir maior popularidade ao perfil e, claro, transparece autenticidade. O design neste caso é muito importante.

Estude as cores, as mensagens de cada símbolo e como vai organizar todos os elementos nas suas páginas de forma harmônica, bela e atrativa.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta de conteúdo para auxiliar no tráfego orgânico do Google, para posicionar os sites nas primeiras posições de busca.

Para algumas redes sociais, também acaba sendo uma opção super válida. Isso porque ele alia conteúdo, relevância e estratégia.

Anúncios pagos

Algumas plataformas que estudamos neste artigo, como Facebook, Instagram e YouTube oferecem anúncios e publicidade paga.

Ou seja, com um investimento de acordo com o que deseja alcançar nestes sites, é possível ter maior engajamento.

Vale a pena para venda de produtos, serviços e cursos.

Campanhas e promoções

Quem não adora um cupom de desconto? Pois é! Essa estratégia já está presente no mercado há muito tempo e migrou para o digital.

Oferecer cupons de desconto nos aplicativos é muito eficiente porque incentiva o usuário a visitar, ao menos, o site.

Também garante muitas vendas e aumento do rendimento mensal. Vale a pena.

Como aplicar nas redes sociais

Para aplicar as estratégias nas redes sociais, é importante levantar algumas informações previamente e planejar não só o lançamento da marca online como também a rotina que ela deve ter.

Os usuários esperam grandes ações dos perfis que estão presentes nestas plataformas, por este motivo, ao aplicar as estratégias nas plataformas digitais, tome nota das seguintes questões:

  • Defina metas periódicas;
  • Defina a persona da sua marca;
  • Entenda o comportamento dos usuários em cada rede social;
  • Tenha um planejamento de postagens;
  • Compartilhe conteúdo informativo e relevante;
  • Dedique um tempo para interagir com seu público;
  • Defina uma linguagem para o perfil;
  • Fique atento aos melhores horários para publicações em cada plataforma.

Agora é a sua vez!

Depois dessa aula, você deve estar com vontade de colocar tudo em prática e começar agora mesmo a elaborar as estratégias para sua rede social.

É este sentimento que se deve ter! Com dedicação e conhecimento é possível chegar muito longe e engajar sua marca como nunca fez.

A tecnologia está presente na vida das pessoas e devemos utilizá-la para fazer os outros felizes, com acesso às informações que desejam e facilitando a compra e venda de itens de desejo.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog e fique por dentro de mais dicas de estratégias para sua indústria!