Descubra o que é Google Helpful Content e como sua indústria pode se adaptar às mudanças

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Google Helpful Content é o update do Google que prioriza o desenvolvimento de conteúdos úteis para seus usuários. Entenda o que é essa mudança e como ela pode impactar a criação de conteúdo da sua indústria.

A produção de conteúdo na internet cresceu em números muito expressivos, por este motivo surgiram mudanças nas políticas digitais. Esta iniciativa chega para modificar a forma de se fazer conteúdo.

Por este motivo, é importante ficar por dentro das novidades e acompanhar as tendências para garantir que as produções estejam de acordo com as novas regras.

Esse update muda muito o objetivo de cada publicação, elevando o nível e mostrando quais as verdadeiras preocupações que a empresa ou criador do conteúdo deve ter. 

O Google Helpful Content ainda é recente, mas já se mostra valioso.

Para entender melhor o que está acontecendo no mundo digital e porquê essas mudanças surgiram agora, fique até o final e confira!

O que é Google Helpful Content?

Google Helpful Content é uma iniciativa do Google para incentivar os criadores de conteúdo a produzir conteúdo útil e relevante para os usuários. 

O objetivo é ajudar os usuários a encontrar respostas para suas perguntas e solucionar seus problemas de forma rápida e eficiente.

O Google Helpful Content se concentra em três áreas principais:

  • Informativo: criação de conteúdo informativo que ajuda os usuários a compreender melhor um assunto ou a resolver um problema;
  • Útil: criação de conteúdo útil que ajuda os usuários a realizar tarefas ou alcançar objetivos;
  • Originalidade: criação de conteúdo original e exclusivo que não é encontrado em outros lugares na internet.

Pensar em pessoas em primeiro lugar busca priorizar conteúdos gerados por pessoas e para pessoas. Sem a ideia de aproveitar os mecanismos de busca apenas para aparecer nas primeiras páginas – mas para ser, verdadeiramente, interessante aos usuários.

O anúncio dessa mudança foi feito em 18 de agosto de 2022 e teve sua implementação completa em 22 de agosto do mesmo ano com as buscas em inglês sendo impactadas globalmente. 

A priori, o mercado específico para tais mudanças são: arte, entretenimento, compras, educação online e tecnologia.

Se trata sobre evolução updates do algoritmo do Google

O Google está sempre buscando novos caminhos para seguir com o avanço da tecnologia. Seus algoritmos são famosos e estão constantemente em renovações, prezando pelas demandas mais urgentes da sociedade.

Uma das atualizações mais consideráveis da empresa foi o RankBrain, em 2015, em que um sistema de inteligência artificial e machine learning eram responsáveis por processar os dados de pesquisa no próprio buscador.

Não é mais isso que o Google deseja para seus clientes, parceiros e usuários, por este motivo surgiram novas ideias para melhorar a comunicação entre usuários e buscadores.

Entendendo o Unhelpful Content

O conteúdo que não é útil, mas que rankeia muito bem nos principais mecanismos de busca não será mais a prioridade do Google. Muito pelo contrário. 

A partir de agora, ele busca por conteúdos realmente relevantes, informativos e que solucionem o problema do usuário.

O Unhelpful Content é o modelo de algoritmos antigo da marca. Ou seja, classifica os conteúdos que não desempenham relevância para o usuário e, portanto, não deveriam estar publicados e anunciados pelo Google.

Para entender melhor a diferença entre os dois conceitos, veja a seguir:

Helpful Content

Helpful content é conteúdo que é útil, relevante e informativo. Ele pode ser usado para ajudar os usuários a entender um tópico, resolver um problema, tomar uma decisão, aprender algo novo, entre outras atividades agregadoras.

Ele pode ser encontrado em várias formas, como artigos, vídeos, imagens e tutoriais. Este tipo de conteúdo é muito valorizado por plataformas e por usuários.

Unhelpful Content

Unhelpful content é conteúdo que não é útil, relevante ou informativo. Ele pode ser spam, propaganda, conteúdo ofensivo, desinformação (fake news), entre outras informações que não cumprem o papel de informar. 

Esse tipo de conteúdo pode prejudicar a experiência dos usuários e pode ser removido ou marcado como inapropriado pelos administradores de uma plataforma online.

Como produzir conteúdos da maneira correta?

Apesar da mudança, não há um manual exato para produzir materiais para a internet. O que muda é o objetivo dos conteúdos produzidos, que precisam, necessariamente, priorizar o usuário.

Reunimos algumas dicas para que você aplique na equipe de marketing da sua indústria e consiga mudar a rota para melhorar a visibilidade digital. Confira:

Não produza de forma genérica

Produzir conteúdo genérico pode ser prejudicial para o sucesso de uma empresa ou negócio. 

Isso porque ele não se destaca entre a concorrência e não atende às necessidades específicas do público-alvo

Ao invés disso, é importante produzir algo que seja relevante e personalizado, útil para o público e que seja capaz de atrair e reter clientes. Vale lembrar que conteúdo personalizado também ajuda a construir confiança e autoridade na área de atuação.

Crie materiais de valor

Os materiais devem ser criados com o objetivo de ajudar os clientes a tomar decisões, resolver problemas e entender melhor o assunto o qual estão buscando nos mecanismos de busca.

Para isso, os conteúdos devem ser criados de forma clara e concisa, para que sejam fáceis de entender e acessíveis ao público.

Responda as dúvidas da persona

Responder às dúvidas da persona é crucial para gerar visibilidade no mundo digital. 

Isso significa estar ciente das preocupações, dúvidas e necessidades do público-alvo, e fornecer informações precisas e úteis para ajudá-los a resolvê-las.

Isso pode ser feito por diferentes canais, como redes sociais, chats, e-mails e atendimento telefônico, entre outros.

Entenda o algoritmo

Entender o algoritmo é fundamental para o sucesso de uma estratégia online. 

Isso significa estar ciente das regras e mecanismos utilizados pelos motores de busca e redes sociais para classificar e exibir conteúdo. 

Ao compreender o algoritmo é possível otimizar o conteúdo para alcançar uma maior visibilidade e aumentar o engajamento. Isso pode ser feito por meio de técnicas de SEO e otimização de mídia social.

Mudanças são sempre bem-vindas

Os criadores de conteúdo que produzem materiais úteis e relevantes podem obter melhores resultados nos mecanismos de busca e ter mais chances de serem encontrados pelos usuários. 

Por este motivo, se você ainda não mudou os objetivos do marketing da sua empresa, faça isso em breve.

Invista na criação de peças únicas e que coloquem o usuário em primeiro lugar. Esse é o primeiro passo para conquistar e nutrir novos clientes.

Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de todas as novidades do mundo digital!