O que é Marketing para SaaS e quais são as melhores estratégias

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Marketing para SaaS (Software as a Service) são estratégias focadas em vender softwares e soluções de tecnologia. Saiba como elaborar os melhores métodos para conquistar mais assinantes.

O uso de Software as a Service (SaaS) está em crescimento no mercado. Por estar em expansão, esse serviço demanda uma estratégia de Marketing equivalente. 

As estratégias de SaaS Marketing são eficazes para acelerar o crescimento do  negócio com tipos de campanhas diferentes das tradicionais do mercado B2B.

Acompanhe o conteúdo para entender mais a fundo o que é o Marketing para SaaS, seus principais pontos e métricas a serem analisados. Confira! 

O que é Marketing para SaaS?

O SaaS é a forma de oferecer soluções tecnológicas por meio da internet com uma assinatura

São os softwares que gerenciam o acesso e garantem a segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço oferecido pela empresa. 

Os upgrades e atualizações são executados nos servidores das empresas provedoras de maneira online, tirando a necessidade de fazer downloads e novas instalações.

Sendo assim, Marketing para SaaS é um conjunto de estratégias voltadas para divulgação de Software as a Service (Software como um serviço).

Quais as diferenças do Marketing Digital para o Marketing para SaaS

O Marketing Digital se aplica por meio de um conjunto de ações de comunicação aplicadas aos canais digitais.

Quando se trata de Marketing para SaaS, essa comunicação fica mais específica, pois oferecer softwares é diferente de outras ofertas de produtos e serviços. Isso por se tratar de algo intangível. 

Para os potenciais clientes entenderem o valor do SaaS, o Marketing deve agir em seus vários pontos de dificuldades e mostrar que seu produto é a solução. 

A perspectiva de valor é a principal razão pela qual o Marketing para SaaS é diferente de outras abordagens do Marketing Digital.

Quais os pontos importantes do Marketing para SaaS?

Além de entender o conceito é necessário compreender os pontos que tornam o Marketing para SaaS importantes. 

Acompanhe:

Resolução de problemas dos clientes

O ideal é que a comunicação com o cliente seja sempre direta. Deste modo, entender suas dores e necessidades facilita a relação entre empresa e consumidor. 

Com o SaaS Marketing é possível entregar soluções e apresentar o software como a resolução das dificuldades dos consumidores.

O que é melhor que o concorrente

Apresentar os diferenciais é o ponto essencial para se destacar no mercado em meio a concorrência. 

É aí que o SaaS Marketing entra, para criar campanhas publicitárias que exaltam as características que tornam sua solução melhor do que as outras.

Os próximos passos para o consumidor

É essencial deixar claro para onde deseja que o consumidor vá. Nesse caso, o ideal é que o cliente se inscreva em seu serviço. 

Por isso, certifique-se que a sua empresa está de fato mostrando os caminhos que o consumidor deve seguir.

Métricas de Marketing para SaaS

Definir um plano de desenvolvimento para essa estratégia é essencial para seu sucesso. Do mesmo modo, analisar os resultados dessas ações também é importante.

Confira algumas métricas:

Visitantes únicos

Analisar a quantidade de visitantes únicos é uma das métricas essenciais no SaaS Marketing. 

Aqui, o que deve ser analisado são pontas como: quantidade de visualizações no site e em anúncios, mídia orgânica e paga, redes sociais, entre outros.

Taxa de conversão

Com a taxa de conversão já é possível identificar a quantidade de usuários que se tornaram clientes, assinantes ou demonstraram interesse de alguma maneira.

Taxa de rotatividade

Essa métrica é representada pelo número de pessoas que, de fato, realizaram a assinatura até o fim do mês. 

Aqui, você identifica se a rotatividade é grande ou se mais clientes permanecem fiéis ao seu software

O ideal é que a taxa de novos clientes seja maior que a de rotatividade.

Customer Lifetime Value (CLV)

O Customer Lifetime Value (CLV) é uma métrica que visa analisar o lucro médio de um cliente durante sua assinatura. 

Ao mensurar isso, o SaaS Marketing consegue ter uma visão maior e perceber se as estratégias estão entregando o resultado esperado ou se estão fora do caminho.

Principais estratégias de Marketing para SaaS

O Marketing para SaaS demanda campanhas diferenciadas das tradicionais B2B.

Acompanhe as principais estratégias para colocar em prática: 

Defina personas 

A persona é a representação fictícia do cliente ideal da marca, baseada em dados sobre seus comportamentos e características sociais e geográficas.

Ao definir sua persona, a comunicação com o público se torna mais direta, pois se compreende o tom de fala e os canais de comunicação onde ele se encontra.

Portanto, a primeira estratégia é conhecer exatamente quem é o seu consumidor.

Ofereça demonstrações gratuitas

Oferecer acesso limitado gratuitamente, e os outros recursos apenas para assinantes, é uma ótima estratégia. 

Desta maneira, o potencial cliente pode testar o software e se sentir seguro para a tomada de decisão. 

Ou seja, cria a curiosidade em conhecer o produto completo, o direcionando à conversão para se tornar um cliente.

Invista no bônus por indicação

O bônus de indicação é simples de implementar e não demanda muito do orçamento. É o famoso Marketing boca a boca

Ofereça um bônus especial aos assinantes que conseguirem outra organização para ser membro pago da sua plataforma SaaS. 

Essa estratégia funciona independente da versão do SaaS e é uma maneira de aumentar o reconhecimento da marca.

Faça Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo foca no desenvolvimento de materiais relevantes e de qualidade sem promover a marca de forma indireta.

Dessa maneira, a empresa estará criando autoridade no mercado e respondendo as dúvidas dos consumidores.

Use uma abordagem de acordo com as necessidades da persona. Analise o que pesquisam no Google e escreva com palavras-chave otimizadas. 

Essa estratégia ajuda no rankeamento dos buscadores e aumenta o tráfego orgânico de novos usuários para conhecerem seu serviço. 

Desenvolva um bom Outbound Marketing

A ideia desta estratégia é ir atrás do cliente ativamente com uma equipe de vendas dedicada a entrar em contato.

A landing page, com informações relevantes, é uma boa ferramenta de vendas para direcionar os leads

Ao aplicar essa estratégia, o Marketing para SaaS deve personalizar a abordagem de acordo com o mercado e o preço do Software oferecido. 

Tenha um suporte ao usuário

Outra estratégia que o Marketing para SaaS pode implementar é entregar ao seu cliente uma plataforma de suporte

Desta maneira, você pode usá-lo em seu benefício ao potencializar a confiança do cliente e o conduzir na tomada de decisão de compra.

Fique de olho no feedback de clientes

Utilizar o feedback dos clientes para melhorar o software oferecido é uma estratégia essencial dentro do SaaS Marketing.

Com isso a empresa é capaz de aumentar sua credibilidade diante de potenciais clientes ao mostrar que seu SaaS soluciona os problemas de seus clientes. 

Esse recurso pode ser utilizado em campanhas de e-mail marketing criando mensagens que solicitem feedbacks ou em anúncios pagos nas redes sociais. 

Conceda métodos offline

Campanhas offline ainda são muito usadas. Conhecendo seu público-alvo fica mais fácil de direcionar a comunicação. 

O SaaS pode ser oferecido em feiras e eventos do setor ou em anúncios impressos. E ainda, pode unir o offline com o online por meio de QR Code que leve para uma landing page, por exemplo.

É hora de aplicar o Marketing para SaaS

O Marketing para SaaS é diferente dos outros formatos, por isso suas estratégias são mais específicas.

Ao conhecer a fundo a persona, a comunicação e a venda do software fica mais direcionada. E também, para continuar com o sucesso do produto, seguir analisando as métricas é essencial. 

Dessa forma, sua empresa desenvolve boas campanhas de Marketing e conquista assinantes fiéis. 

Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de outras estratégias essenciais para seu negócio!