Aprenda a fazer uma otimização de sites ideal para sua indústria

otimização de sites

Otimização de sites são boas práticas de SEO que melhoram o ranqueamento de um determinado site nos buscadores. Saiba como essas estratégias podem alavancar as vendas da sua empresa.

Comprar pela internet se tornou uma prática comum entre os consumidores. Cada vez mais o público tem optado pelo conforto e praticidade de realizar suas compras aonde quer que estejam.

Por esse motivo, as empresas precisam investir em otimização de sites. Com essa estratégia é possível atingir as primeiras posições nas páginas dos buscadores online.

Como resultado, a marca alcança mais visibilidade e se torna referência em seu assunto. A partir desse passo, nutrir e converter esses visitantes em clientes se torna mais fácil.

Entenda melhor o que é a otimização de sites, seus principais benefícios ao aplicar a estratégia, como desenvolver e suas ferramentas de apoio. Boa leitura!

O que é otimização de sites?

A otimização de sites é uma técnica para melhorar o domínio online de uma empresa. Essa estratégia tem como propósito aumentar a visualização e tráfego do site.

As boas práticas presentes na otimização eleva a qualidade do site e garante o aumento na taxa de conversão. Eventualmente, mais pessoas o visitam e conhecem o produto/serviço oferecido.

No entanto, um site otimizado não é apenas oferecer um meio de contato aos usuários e sim uma experiência fluída e mais próxima com a marca. 

Nesse sentido, os produtos que a empresa oferece estão marcando o público, porém a forma com que ela se comunica também está.

Por que investir em otimização de sites?

Se comunicar de forma clara com o público é uma das chaves para o sucesso de uma marca, ainda mais em ambiente online. 

Além disso, existem outros benefícios que fazem da otimização de sites uma estratégia essencial para sua empresa. Confira:

Melhora a taxa de conversão

De acordo com uma pesquisa realizada pela agência de tecnologia 99Firms, 76% dos agentes de marketing concordam que uma experiência digital otimizada melhora a taxa de conversão.

Essa otimização considera a experiência do usuário como um todo, com elementos como:

  • Design;
  • Landing Pages;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Site responsivo.

Por consequência, mais conversões são feitas a partir das visitas do site. Isso porque os usuários se sentem mais seguros e tendem a confiar na empresa.

Aumento de tráfego

Com o site entre as primeiras posições nos buscadores online, mais pessoas o encontram e conhecem a empresa. 

Sendo assim, ao seguir as boas práticas de otimização o negócio passa a utilizar a internet como principal vitrine. Isso faz com que o aumento do tráfego seja considerável e traga mais potenciais clientes.

Auxilia a retenção de clientes

A retenção acontece quando a fidelização de clientes é conquistada.

Com um site que proporciona uma experiência única, o consumidor se torna fiel pela confiança e autoridade que a marca o entregou. 

Constrói autoridade de marca

Outro benefício é a autoridade que a marca constrói e insere no mercado. 

Uma empresa que sabe do que está falando passa a frente da concorrência, destacando, e claro, atraindo os olhos do público-alvo

Uma boa autoridade envolve:

  • Reconhecimento;
  • Visibilidade;
  • Reputação;
  • Experiência.

A otimização do site ajuda nesse quesito devido ao uso de links internos e externos, acessibilidade das páginas e compartilhamento de conteúdo.

Como desenvolver uma boa otimização de sites?

A otimização de sites é um trabalho contínuo e precisa de boas práticas para obter o resultado esperado. 

Confira como desenvolver uma boa otimização com as melhores dicas:

Foque em produção de conteúdo

No SEO, otimização para motores de busca, a produção de conteúdo é um dos principais pilares. 

Isso porque são conteúdos relevantes que o Google prioriza para obter um bom posicionamento em suas primeiras páginas. 

Alinhado a isso, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia com técnicas que ajudam no desenvolvimento de um material de qualidade.

Utilize palavras-chave

É por meio das pesquisas com palavras-chave que os usuários encontram conteúdos de sites que respondem suas perguntas. 

Utilizar essa estratégia é eficaz, porém deve ficar atento para que não seja de forma excessiva. 

O ideal é que as palavras inseridas façam sentido no decorrer do conteúdo e sempre dentro do contexto. 

Desenvolva um bom SEO On-Page

SEO On-Page diz respeito a toda otimização realizada dentro de uma página. Ou seja, tudo aquilo que torna a leitura de um texto mais confortável.

Sendo assim, essa prática leva em consideração aspectos como: 

  • Uso de palavra-chave no título;
  • Descrição nas imagens;
  • URL apropriada;
  • Utilização dos subtítulos adequadamente;
  • Inserção de links para outros conteúdos do site.

Todas essas práticas são técnicas de SEO On-Page que ajudam na otimização do site. 

Crie landing pages

As landing pages potencializam o ranqueamento de um site, além de serem ótimas para a captação de leads e sua conversão. 

Com ela é possível oferecer materiais completos como e-books, infográficos, materiais práticos, entre outros.  Em troca, é feita a obtenção de dados de contato dos usuários interessados.

Mantenha uma atualização constante

As práticas que foram citadas funcionam de forma ainda mais eficaz se o site tiver constância em suas publicações. 

Desta maneira, o Google enxerga o domínio como relevante e gera maior credibilidade no assunto. Como consequência, o posiciona melhor trazendo um aumento na taxa de cliques.

Utilize vídeos

Os vídeos são bem vistos pelas ferramentas de pesquisas. Conteúdos em vídeo junto com texto proporcionam uma melhor experiência ao usuário. 

Além de deixar o conteúdo mais dinâmico e fazer com que o visitante tenha mais vontade de permanecer naquele espaço.

Fique de olho na performance do site

Também é importante ficar atento com a performance do site, pois é ela quem garante que ele permaneça funcional. 

É como uma estrutura de uma loja física. O ideal é não medir investimentos com os ajustes técnicos.

Crie um site responsivo

O site responsivo é aquele acessível para o acesso de qualquer dispositivo, principalmente pelo móvel. 

Os mecanismos de busca também avaliam essa questão, tendo em vista que a maioria das pesquisas são feitas por smartphones

Aumente a velocidade do site

O tempo de carregamento é outra técnica de otimização de sites muito avaliada. 

Um site rápido melhora a experiência do usuário, um fato importante de análise do Google. O tempo ideal de carregamento é de 1.9 segundos

Remova links quebrados

O link quebrado direciona o usuário para a uma página que não existe. Esse detalhe prejudica o site em questões de SEO. 

Afinal, é sempre ruim se interessar por algo e ao clicar no link para saber mais informações, ele simplesmente não existir. 

Use imagens

As imagens são ótimas para a experiência do usuário, porém é preciso alguns cuidados ao utilizá-las no conteúdo. 

O ideal é que não sejam pesadas e nem quebradas, para não prejudicar a velocidade do site.

As imagens podem conter um atributo ‘’alt’’ com a palavra-chave do conteúdo, para ajudar no SEO.

Monitore os resultados

Monitorar os resultados é garantir um bom desempenho do site. 

Portanto, fazer uma análise completa e identificar os problemas de navegação e de conteúdo garantem a resolução com agilidade para não prejudicar o site.

Ferramentas de otimização de sites

As ferramentas são essenciais para auxiliarem na otimização de sites. Confira as principais: 

Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma do Google que entrega dados detalhados em tempo real a respeito de todo o desempenho de um site. 

Além de possuir integração com o Google Search, é possível adicionar o Analytics no WordPress para mostrar relatórios sobre captação de leads.

Bem como o engajamento de visitantes, monetização das estratégias, retenção de clientes e dados demográficos.

Existe uma versão gratuita que entrega os dados suficientes para analisar as estratégias, mas também tem a versão premium para sites com alto tráfego.

Google Search Console

O Google Search Console oferece uma visão geral do SEO do site em termos de pesquisa de palavras-chave.

Ele também mostra o ranqueamento, taxas de cliques, concede insights sobre correção de problemas de SEO técnico, entre outros. 

LiteSpeed

A terceira ferramenta de apoio é um software de servidor web capaz de acelerar o desempenho do site. 

O LiteSpeed possui um sistema de cache integrado no servidor que otimiza o tempo de carregamento da página. 

A ferramenta também acompanha o alto tráfego de visitantes e ajuda a diminuir o consumo de recursos.

Tenha um site ideal para a sua indústria!

Otimizar o site da sua indústria é essencial para entregar uma boa experiência ao visitante.

Além de garantir um bom ranqueamento no Google, e consequentemente, uma grande melhora no tráfego orgânico. 

Afinal, o site não é apenas um cartão de contato, é por ele que sua marca conquista a autoridade e garante as vendas no fim do mês

Para saber mais sobre como potencializar os resultados da sua indústria, continue acompanhando o blog do Marketing para a Indústria!