O que é Social Analytics e como analisar os dados das redes sociais

Social Analytics é o monitoramento e análise de informações retiradas de interações sociais que ocorrem nas redes sociais. Saiba como sua empresa pode trabalhar com esses dados de forma eficiente.

Os hábitos de consumo têm mudado juntamente com o avanço da tecnologia. A compra que antes tomava tempo de pesquisar e escolher entre as opções de lojas e produtos, hoje acontece em questão de minutos.

Nesse cenário, as redes sociais passaram a ser o principal canal de interação com marcas e busca por produtos. As empresas precisam se atentar às interações sociais para entender melhor essa nova jornada de compra.

Com o Social Analytics é possível realizar o monitoramento e análise dessas informações. A partir disso, os negócios são capazes de medir o desempenho das ações e desenvolver novas estratégias.

Quer saber mais sobre o Social Analytics? O que é e suas vantagens? Acompanhe o conteúdo.

O que é Social Analytics?

O Social Analytics é o acompanhamento das interações que acontecem no ambiente online. Ou seja, é a análise de todos os dados coletados nas redes sociais. 

Nessas plataformas estão os usuários com um alto potencial de conversão. É com essa estratégia que a sua empresa consegue identificar quem são os potenciais clientes e como se comunicar de forma eficiente.

É com a interpretação desses dados que o social media da marca consegue traçar abordagens mais personalizadas para os consumidores. 

Para isso, é necessário realizar também o Social Listening. Essa é a prática de “escutar” o que as pessoas estão falando sobre a marca nas mídias sociais

É uma forma de saber qual é a percepção que o público tem do seu negócio. Com isso, a empresa sabe exatamente onde está acertando e quais seus pontos a melhorar.

Qual a importância do Social Analytics?

Com o Social Analytics a empresa consegue um amplo conhecimento sobre seu público-alvo

A partir disso, a marca é capaz de nortear suas estratégias de marketing. Dessa forma, os investimentos são mais assertivos e menos recursos são perdidos. 

No entanto, essas informações não devem ser utilizadas apenas pelo setor de marketing. Informações sobre o hábito dos consumidores gera insights para todas as áreas da empresa. 

Como por exemplo o setor comercial. Com os dados certos, é possível elaborar novas abordagens de vendas.

Além disso, o Social Analytics pode utilizar métricas para saber qual tipo de publicação os usuários mais gostam e com quais eles mais interagem. 

Outras vantagens do Social Analytics incluem:

  • Identificação de tendências do mercado;
  • Coleta de feedbacks positivos e negativos;
  • Monitoramento de concorrentes.

Métricas de Social Analytics

O Social Analytics é uma prática que traz resultados positivos para a marca. No entanto, é preciso que a empresa saiba quais informações deve analisar. 

Algumas métricas que são importantes para a análise social envolvem atividades nas redes sociais. São elas:

  • Awareness: percepção do consumidor sobre a marca, ajudando a descobrir quais são os nomes que os consumidores mais percebem no mercado;
  • Alcance: número de usuários que visualizam o conteúdo publicado nas redes sociais;
  • Impressões: quantas vezes um conteúdo foi visto;
  • Engajamento: nível de interação do público com uma postagem;
  • Taxa de rejeição: porcentagem de acessos em um site ou blog que foram fechados logo após serem abertas;
  • Menções: quantas vezes a página foi mencionada, inclui menções com hashtags e palavras-chave referentes a marca;
  • Ocorrência: número total de menções que incluem positivas, neutras e negativas.

Agora que você conhece o Social Analytics e seus benefícios, chegou a hora de aprender a colocar essa prática em ação. 

Como usar o Social Analytics na prática?

É importante lembrar que cada empresa possui sua particularidade. Sendo assim, avalie os objetivos da sua marca e como a análise social pode ajudá-la a chegar nos objetivos. 

Confira as dicas:

Defina sua persona

A persona é um personagem semi-fictício que representa o consumidor ideal de uma empresa. Com ela, a marca é capaz de entender exatamente quem é o seu cliente e como se comunicar com ele. 

Para isso, é preciso coletar informações como: 

  • Faixa etária;
  • Histórico de compras;
  • Gênero;
  • Nível socioeconômico;
  • Quais as redes sociais mais usadas;
  • Em qual momento do funil de vendas está.

A partir desses dados, a empresa consegue elaborar estratégias de venda e campanhas de marketing com mais eficiência. 

Segmente anúncios

As informações coletadas por meio do Social Analytics ajudam a empresa no momento de realizar anúncios. Isso porque, os dados coletados sobre as interações e engajamento ajudam a entender o que o público gosta de consumir.

Dessa forma, a taxa de conversão aumenta, uma vez que as pessoas que recebem o anúncio possuem uma predisposição a realizar a compra.

Escolha os dias e horários ideias

Os dias e os horários das postagens tem um grande impacto em sua percepção pelo público e isso pode ser descoberto ao analisar o hábito de consumo dos usuários. 

Cada rede social tem sua particularidade quando o assunto é publicação.

Por exemplo, um restaurante que oferece delivery deve fazer suas postagens perto do horário de almoço. Dessa forma, seus seguidores podem optar por fazer um pedido. 

A partir desses dados é mais fácil para a empresa entender o que deve publicar e quais estratégias de vendas deve ter em mente.

Fique de olho nas tendências

Realizar o monitoramento das redes sociais constantemente é essencial para que a empresa saiba quais são as tendências e o que seu público procura. 

Acompanhar as hashtags e perfis de influenciadores digitais é uma grande oportunidade para saber em qual público investir, quais produtos lançar e quem são os influencers certos para parcerias. 

Aproveite as métricas das redes sociais

Os dados coletados de cada rede social podem mudar entre uma plataforma e outra. Isso porque, cada rede tem seu público específico e diferentes meios de uso. 

Para utilizá-las com sucesso é necessário entender suas particularidades e saber qual vale mais a pena para as suas estratégias de Marketing e Vendas. Confira:

Facebook

O Facebook Insights traz dados interessantes sobre o comportamento dos usuários na plataforma. Além disso, ele disponibiliza a taxa de engajamento de publicações orgânicas. 

Com ele, é possível entender melhor qual abordagem é a mais assertiva na hora de fazer as publicações.

Instagram

Para utilizar o Instagram de uma forma mais profissional é necessário migrar a conta para a modalidade business

As métricas disponibilizadas pela plataforma ficam disponíveis apenas pelo smartphone ou pelo Meta Business.

Twitter

O Twitter Analytics é uma forma simples e rápida de verificar os dados coletados pela plataforma. Além disso, ela permite que você exporte os dados para utilizar de diferentes formas.

Youtube

O Youtube é bem completo quando se trata de disponibilidade e análise de dados. Isso porque, ele concede informações sobre segmentação geográfica e por interesse.

Além disso, é possível ter acesso ao número de curtidas, comentários e compartilhamentos que um vídeo possui.

TikTok

A rede social do momento virou quase obrigatória para as empresas que querem se manter competitivas no mercado. 

Para ter acesso aos dados oferecidos pelo Tik Tok é preciso migrar para o perfil de negócios. 

Utilize o Social Analytics para entender seus consumidores!

O Social Analytics é o monitoramento de informações coletadas de interações realizadas nas redes sociais. Por meio dele  a empresa consegue entender a fundo os hábitos de consumo de seus clientes. 

Para isso, é preciso realizar análises sobre informações como: engajamento, alcance, taxa de rejeição e algumas outras. 

A partir dessa coleta de dados, a marca é capaz de traçar estratégias de Marketing e Vendas mais assertivas, conquistar e fidelizar ainda mais seus consumidores. 

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