UX Writing: aprenda a melhorar os seus conteúdos online

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UX Writing é um modelo de escrita estratégica aplicada em interfaces e produtos digitais. Saiba como a sua indústria pode utilizar essa técnica para melhorar a experiência dos usuários.

Escrever um texto é uma tarefa que parece simples. No entanto, desenvolver conteúdos de qualidade demandam um cuidado especial.

Chamar atenção de um leitor e o fazer continuar a leitura até o final é uma tarefa que deve ser feita de forma minuciosa. Afinal, por que ele continuaria lendo seu artigo? 

Para isso, o uso do Ux writing é mais que recomendado. Esse conjunto de técnicas garante uma boa legibilidade de conteúdos e melhora a experiência dos usuários.

Neste artigo, iremos aprofundar no assunto, explicar o que é o UX Writing, sua importância, elementos importantes e como aplicar. Acompanhe!

O que é UX Writing?

O UX Writing é uma técnica que leva em consideração o design da interface para a criação de conteúdo textual.

Ou seja, pensar em um texto que se encaixe perfeitamente na interface da página.

Ao utilizar métodos do User Experience (UX) é possível escolher elementos que prendam a atenção do usuário e o guiem na jornada de leitura.

O objetivo do UX Writing é inteiramente a otimização da experiência do usuário. Nesse cenário a conversão fica em segundo plano.

UX Writing e Copywriting

Apesar de parecem termos iguais, existe uma grande diferença entre o UX writing e o Copywriting.

O UX Writing tem como principal objetivo melhorar a experiência do usuário que acessa determinada página. Sendo assim, ele une o texto com o layout do site.

Já o Copywriting está diretamente ligado à redação publicitária. Nele, o foco é desenvolver uma escrita que convença o leitor a realizar uma compra.

Esses dois conceitos, mesmo que diferentes, devem ser trabalhados juntos.

Qual a importância de um bom UX Writing?

Ao utilizar o UX Writing a empresa consegue entregar ao usuário uma leitura pensada especialmente para ele

Com isso, a legibilidade do conteúdo melhora e esse visitante encontra as respostas para suas dúvidas.

A partir desse momento, a marca consegue mostrar cada vez mais que é uma autoridade no assunto e converter esse lead em cliente se torna muito mais simples.

Elementos importantes do UX Writing

Para entender melhor como a estratégia funciona, conheça os principais elementos do UX Writing. 

Escaneabilidade

Um dos desafios em criar conteúdo para a web é unir o texto e o design para que juntos façam sentido.

Uma página cheia de informações e elementos visuais fica poluída e isso dificulta a leitura do usuário.

Por esse motivo é essencial pensar na escalabilidade e levar em consideração os padrões que os visitantes seguem ao entrar em um site. 

É aqui que entra o trabalho minucioso do UX writer, que precisa pensar em como aquele espaço irá manter o visitante interessado o suficiente para que continue nele. 

A tendência que é seguida pelos usuários é o padrão em F. Assim que essa pessoa entra na página seu olho percorre pontos que devem ser trabalhados para despertar seu interesse. 

Práticas de Copywriting

Utilizar as boas práticas do Copywriting é outro ponto chave para o sucesso da experiência do usuário.

Dividir o texto em subtítulos (H2, H3 e H4) torna a leitura mais fluida. Além disso, o uso de gatilhos mentais é essencial para chamar a atenção do leitor.

Recurso de Design

Não adianta montar um texto recheado de gatilhos mentais, com palavras-chave certas e com as respostas que o usuário procura se está em uma página que não carrega ou que confunde o leitor.

Por esse motivo é importante utilizar estrategicamente os espaços da própria página para torná-la melhor. 

Além disso, outras características são importantes, como: 

  • Clareza: as informações devem ser bem organizadas;
  • Concisão: a mensagem deve ser centrada no objetivo;
  • Aplicabilidade: o conteúdo deve ajudar os usuários na interação e experiência;
  • Consistência: constância no estilo, tom de voz e terminologias. 

Dicas para aplicar o UX Writing na prática

Mas afinal, por onde começar e como aplicar a estratégia que melhora a experiência do usuário e aumenta a autoridade da marca? Confira:

Crie mensagens objetivas

Já mencionamos que uma mensagem direta, sem enrolação, com clareza e objetividade, é o ideal para a rápida compreensão do leitor. 

Por isso, a primeira prática é usar termos simples e frases curtas.

Escreva informações de valor no conteúdo

A informação apresentada deve estar de acordo com o perfil do público-alvo. Desta maneira, é possível saber o tipo de informação que o conteúdo vai entregar para agregar valor ao leitor.

É importante que a informação que o usuário procura seja apresentada de forma ágil e eficiente.

Identifique o momento ideal na Jornada do Cliente

Outra prática para aplicar no UX Writing é o acompanhamento da Jornada do Cliente.

É por meio desse monitoramento que a empresa consegue gerar insights para desenvolver conteúdos assertivos.

Crie um guia de escrita

O guia de escrita nada mais é que um documento em que a estratégia de comunicação textual está toda listada.

Considerando os destaques dos termos e tipos de linguagens que o redator deve priorizar. 

Desta maneira, a abordagem coerente no conteúdo é garantida.

Revise e teste

Revisar e testar vale para todo tipo de estratégia do Marketing Digital.

Antes de apertar o ‘’enter’’, tenha total entendimento de que a estratégia de UX Writing está de acordo com o perfil do usuário. 

Verifique se a mensagem está clara e objetiva, e o mais importante, se o conteúdo é capaz de melhorar a experiência deste usuário. 

Melhore a experiência do usuário

O UX Writing é a estratégia mais valiosa para melhorar e otimizar a experiência do usuário nas plataformas digitais. 

Vimos que essa modalidade de escrita tem como objetivo a clareza e objetividade. Tudo isso para transmitir a mensagem ideal ao leitor. 

Com isso, educar esses usuários e trabalhar para que eles se tornem clientes no futuro se torna muito mais fácil. 

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