Entenda a importância da pesquisa de mercado para o crescimento da sua empresa!

//Entenda a importância da pesquisa de mercado para o crescimento da sua empresa!

Por: . Publicado: 12 de novembro de 2018 | Atualizado: 29 de novembro de 2018.

Por meio da pesquisa de mercado, uma empresa pode aprender a se destacar entre os concorrentes, oferecendo as melhores soluções a seus consumidores. Entenda a importância de realizar esse estudo e conheça as técnicas mais eficientes!

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No mundo dos negócios, o que define onde uma empresa pode chegar são as decisões tomadas por seus gestores.

E para essas decisões gerarem resultados, é necessário possuir um conhecimento amplo daquele universo.

Dentro desse contexto, surge a pesquisa de mercado, um estudo responsável por identificar as melhores formas de uma empresa atuar dentro de seu segmento.

Nesta análise devem ser abordados diversos fatores, como trabalho dos concorrentes, preferências dos consumidores, qualidade dos produtos etc.

Com informações como essas em mãos, se torna muito mais fácil aumentar suas vendas e alcançar o sucesso nos negócios.

E aí, pronto para saber como fazer uma pesquisa de mercado? Então confira esse conteúdo feito especialmente para você!

Mas antes, que tal descobrir como uma gestão eficiente pode te ajudar a superar metas? Baixe nosso e-book e aprecie sem moderação! 😉

Voltando ao texto, confira os assuntos abordados:

O que é pesquisa mercadológica?

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Para explicar de forma simples e prática, a pesquisa de mercado – também chamada de pesquisa de marketing – é uma forma de coletar dados que auxiliam na hora de tomar decisões importantes na gestão de uma empresa.

Entre as informações obtidas, podemos destacar os hábitos dos consumidores e a forma de atuar dos seus principais concorrentes.

A partir disso, é possível definir padrões e criar um modelo de negócio baseado em estratégias comprovadas e testadas.

Para adquirir esses dados importantes e realizar uma pesquisa mercadológica eficiente existem dois métodos:

  • Pesquisa primária: quando os dados são coletados e analisados pela sua empresa ou por alguém contratado diretamente;
  • Pesquisa secundária: quando a pesquisa é feita por terceiros e fica à sua disposição. Exemplos disso são guias, relatórios e materiais de referência feitos por outras empresas.

Importância da pesquisa de mercado

Muitos duvidam da importância da pesquisa de mercado por acreditarem que ela pode impedir possíveis inovações.

Alguns ainda afirmam que olhar muito para o trabalho dos concorrentes pode fazer a empresa perder o foco em suas próprias ações.

Teorias como essa não só estão equivocadas, como também atrapalham, e muito, o desenvolvimento de uma empresa.

Afinal, mesmo que seu empreendimento busque se diferenciar no mercado, é sempre importante entender o que é feito mundo afora, além de replicar algumas ações bem sucedidas – adaptando-as ao perfil da sua empresa.

Além disso, a pesquisa de marketing deve ser usada com o objetivo de manter sua empresa e seus colaboradores alinhados às principais tendências do mercado.

Dessa forma, você se mantém atualizado quanto aos hábitos e preferências do seu público-alvo, podendo definir metas e objetivos com mais clareza.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

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Como você já sabe a importância da pesquisa de mercado, chegou a hora de entendermos como realizá-la de forma efetiva.

Para isso, separamos 4 fatores fundamentais na hora de montar sua pesquisa de marketing!

Confira:

1. Análise da concorrência

Como já deixamos escapar anteriormente, um dos principais objetivos da pesquisa mercadológica é entender como estão atuando seus principais concorrentes.

O primeiro passo é analisar o mercado e descobrir quais são seus concorrentes diretos, ou seja, as empresas que buscam competir com você pelo mesmo público.

Além de analisar o sucesso dessas marcas, tente entender como elas construíram suas imagens.

Um bom exemplo disso é estudar quais técnicas de marketing seus concorrentes realizam para atrair clientes.

Por meio dessa análise, você poderá descobrir erros e acertos da sua empresa, além de identificar possíveis tendências do mercado.

2. Hábitos de consumo

Entender os hábitos de consumo do seu público-alvo é uma forma de descobrir as preferências dos seus potenciais clientes e usar isso a seu favor.

Se você tiver informações precisas a respeito desse tema, é possível se antecipar aos seus concorrentes e oferecer as soluções esperadas por seus consumidores.

Para isso, é necessário muito estudo, o que pode ir desde entrevistas com pessoas que se encaixam em sua persona, até a análise de números gerais do mercado.

Uma boa forma de descobrir hábitos de consumo é buscar dados que mostram em quais plataformas digitais – como marketplaces, redes sociais etc – os seus clientes mais realizam compras.

Além disso, por meio de questionários simples é possível descobrir até de qual forma seu consumidor prefere ser atendido.

Se sua empresa souber usar essas informações, você provavelmente conquistará seu público-alvo.

3. Satisfação dos clientes

A satisfação dos clientes é um ponto crucial em seu plano de marketing, afinal, como já dizia Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Por isso, antes de realizar qualquer ação para beneficiar seus consumidores, você deve investir em pesquisas capazes de indicar o quão satisfeitos eles estão com sua empresa.

Aqui, mais uma vez, podemos usar as entrevistas como metodologia para adquirir dados precisos e reveladores.

Busque formular perguntas sobre cada detalhe, indo desde o atendimento até a entrega de um produto.

Com isso, você poderá corrigir possíveis erros em seus processos e resolver qualquer tipo de problema enfrentado por seu consumidor.

4. Satisfação da equipe

Os clientes e o mercado externo de uma forma geral são fundamentais para o seu sucesso. Porém, é impossível alcançar um lugar ao sol sem pensar em quem está ao seu lado o tempo todo: sua equipe de colaboradores.

Mesmo que você ache que sua empresa já faz o suficiente por eles, podem existir alguns pontos específicos que os deixem insatisfeitos – e muitas vezes com razão.

Por isso, você deve estar a par das opiniões dos seus funcionários, buscando sempre ouvi-los e atendê-los quando suas sugestões forem válidas e pertinentes.

Entrevistas, questionários e enquetes também são bem vindas aqui. Nesse caso, busque proteger as identidades dos entrevistados, visando evitar possíveis constrangimentos.

Dessa forma, você irá receber dicas cruciais para manter o ambiente corporativo saudável e produtivo!

Aplique todo o conhecimento adquirido!

Agora que você já sabe tudo sobre estudo de mercado, é hora de usar esse conhecimento para analisar tudo o que acontece dentro e fora da sua empresa.

Além dos fatores citados acima, busque identificar outros pontos a serem estudados em seu segmento e faça isso de forma detalhada e eficiente.

E quando você estiver com sua pesquisa de mercado pronta, planeje ações estratégicas para promover o crescimento da sua empresa.

Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a pesquisar e estudar o seu mercado de atuação!

Aproveite e leia também nosso conteúdo especial sobre como vender mais, e conheça algumas técnicas efetivas para aumentar suas vendas!

2018-11-29T16:19:11+00:00

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