Marketing Omnichannel: aprenda a utilizar a estratégia

Marketing omnichannel é uma estratégia de marketing que integra todos os canais de comunicação e plataformas sociais da empresa. Conheça as vantagens dessa prática e como seu negócio pode potencializar suas ações com ela.

Criar uma experiência de compra única e eficiente para os clientes deve ser uma das principais prioridades de Marketing de um negócio. Por meio da experiência, é possível gerar autoridade para marca e fidelizar clientes.

O marketing omnichannel é uma estratégia que integra e alinha todas as plataformas e canais de comunicação da empresa para otimizar a jornada de compra.

Dessa forma, o atendimento ao consumidor é realizado com maior qualidade independentemente do canal de comunicação ou venda. Para isso, é necessário realizar um bom planejamento e ações assertivas.

Conheça o marketing omnichannel, suas vantagens e saiba como implementar estratégias eficientes.

O que é marketing omnichannel?

O marketing omnichannel é uma estratégia que potencializa a comunicação de uma marca por meio de integração de canais de comunicação.

Ou seja, é o alinhamento do tom de voz, branding, mensagens e atendimento de uma empresa.

Essa unificação ocorre tanto em ambientes online, como nas redes sociais, quanto no offline, como lojas, por exemplo. Isso porque, o grande objetivo dessa proposta é fazer com que a marca esteja presente onde quer que o cliente esteja. 

Com isso, se torna possível desenvolver uma sinergia entre todas as plataformas utilizadas, sejam elas:

  • Redes sociais;
  • Site e/ou blog;
  • Canais de atendimento;
  • Lojas físicas.

Dessa forma, a marca se torna inconfundível para os leads e consumidores e garante uma experiência positiva durante sua jornada de compra. 

Além disso, ao utilizar o omnichannel com assertividade, o empreendimento concede definir estratégias de marketing coesas e aumentar a taxa de conversão em até 287%, de acordo com dados da Omnisend.

Diferenças entre marketing omnichannel, multichannel e crosschannel

Esses três conceitos possuem a mesma estrutura, no entanto eles se diferenciam pela forma que são implementados. 

Como vimos, o omnichannel representa o alinhamento entre todos os canais de comunicação que uma empresa utiliza. Dentro dessa estratégia estão incluídos os canais online e offline também. 

Já o multichannel e o crosschannel funcionam de uma forma diferente. Confira:

  • Marketing multichannel: estar presente em todos os canais que a empresa utiliza, no entanto, essas plataformas não possuem conexão uma com a outra;
  • Marketing crosschannel: cruzamento entre canais utilizados, um exemplo dessa estratégia é a realização de uma compra online com retirada na loja.

O marketing omnichannel traz a possibilidade de unificar as plataformas utilizadas pela empresa, além de possibilitar o uso do multichannel e crosschannel também. 

Isso faz com que seja possível traçar estratégias de Marketing e Vendas muito mais dinâmicas e uma experiência positiva ao consumidor. 

Por isso, leve em consideração utilizar múltiplos canais e os cruzar para oferecer mais possibilidades de escolha aos seus clientes. 

Como o marketing omnichannel funciona

O marketing omnichannel é uma prática 100% focada no consumidor, sendo assim, a empresa deve se concentrar em seus canais mais utilizados e a partir daí começar a desenvolver uma estratégia de comunicação coerente.

Para isso, é preciso levar em consideração alguns aspectos e características como:

  • Tom de voz;
  • Personalização;
  • Integração suave entre canais;
  • Conteúdos pensado para as fases do funil;
  • Branding.

É importante lembrar que a empresa deve levar em consideração todos os ambientes onde está presente. Sendo assim, a imagem que um consumidor tem quando entra em uma loja física deve ser a mesma ao visualizar as publicações nas redes sociais. 

Para isso, o alinhamento entre cada plataforma é essencial para que não haja ruídos entre as mensagens que a marca deseja passar e o espectador final.

Além disso, é preciso também levar em consideração as campanhas de marketing pontuais que a empresa realiza ao decorrer do ano. Isso porque, elas não podem destoar de toda a construção de imagem feita anteriormente.

Vantagens do marketing omnichannel

Investir na unificação de diferentes canais com o marketing omnichannel traz diversas vantagens para a empresa e para seus consumidores. 

Além de ser necessário para se manter competitivo no mercado e afirmar a autoridade da sua marca em meio a concorrência. 

Confira os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu empreendimento:

Melhora a interação com os clientes

Ao utilizar o marketing omnichannel a empresa é capaz de estar em todos os canais que seus consumidores mais gostam. Esse fator é decisivo quando falamos sobre oferecer uma experiência positiva ao cliente. 

Isso porque, uma pessoa pode realizar a compra por meio do site, resolver uma pendência pelo e-mail e obter atendimento via chatbot. O leque de opções que o omnichannel possibilita é uma mão na roda para ela.

Possibilita um atendimento personalizado

Quanto mais personalizado for o atendimento da sua empresa, maior é a taxa de conversão. Isso porque, as pessoas gostam de sentir que uma marca se importa com seus desejos e necessidades. 

Para isso, busque utilizar o marketing omnichannel para coletar informações sobre seus consumidores. Com essa base de conhecimento, se torna mais fácil entender quem é o público da sua empresa e como se comunicar diretamente com eles.

Maior entendimento sobre os clientes

Já vimos que conhecer bem quem é o público-alvo da sua empresa é importante para traçar estratégias de marketing precisas. Mas, além disso, esse conhecimento prévio oferece oportunidades para a marca elevar algumas métricas importantes.

Esse entendimento mais profundo ajuda a empresa a definir quais são os canais preferidos da sua persona. Com isso, se torna possível aumentar o Brand Awareness e o nível de interação e engajamento.

Potencializa a experiência de compra

Ao se deparar com uma jornada de compra sem muitos obstáculos, o potencial cliente se sente mais impelido a seguir com a compra e não optar pela concorrência. 

Sendo assim, ao possuir uma coesão entre as plataformas de compra e atendimento, a empresa potencializa a experiência do consumidor

Isso porque, essa pessoa consegue passar por todas as etapas com facilidade e não precisa se preocupar com eventuais problemas.

Definição eficiente de estratégias

O marketing omnichannel possibilita que os times de Marketing e Vendas definam seus esforços de forma mais assertiva. 

Isso porque, ao saber quais são as plataformas favoritas da persona, a marca pode focar em realizar campanhas direcionadas especificamente para elas. 

Com isso, além de conseguir desenvolver planejamentos bem direcionados, a empresa consegue reduzir seus custos de tempo e dinheiro.

Maiores possibilidades de fidelização

Uma boa experiência para o cliente é a possibilidade de uma fidelização para a empresa. Esse fator é a consequência de uma estratégia consistente, boa interação, engajamento e um pós-venda de sucesso.

Tudo isso só é possível com o omnichannel atuando de forma precisa e sem grandes falhas. Além disso, esse processo diminui a necessidade da empresa buscar sempre por novos clientes, uma vez que dentro de sua carteira existem pessoas que confiam e seguem comprando dela.

Fortalecimento da imagem 

O marketing omnichannel tem como objetivo principal o alinhamento de todos as plataformas, online e offline, que uma empresa possui. Essa afirmação dos valores, ideais e voz da empresa é o que fortalece sua imagem.

Com isso, a construção de um branding bem estruturado dá lugar a uma marca forte que fica na cabeça dos potenciais clientes.

Dicas para desenvolver uma estratégia de marketing omnichannel assertiva

Agora que você sabe o que é marketing omnichannel e seus benefícios, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a unificar os canais da sua empresa. 

Para isso, tenha em mente que é necessário definir um bom planejamento, conhecer o seu público-alvo e estar preparado para possíveis eventualidades. 

Confira a seguir as principais dicas para utilizar essa estratégia com sucesso:

Saiba quem é o seu público-alvo

Toda estratégia que envolve marketing precisa começar com a identificação e entendimento claro sobre o público-alvo. 

A partir dessas informações, a escolha de quais plataformas utilizar se torna mais assertiva e a empresa pode concentrar seus esforços nelas. Com isso, não existe a necessidade de trabalhar canais que não tragam resultados bons.

Faça uma análise dos canais que a empresa já usa

Toda a empresa possui ao menos um canal que utiliza para se comunicar com seus clientes, seja a loja física ou um perfil nas redes sociais. 

Para utilizar o marketing omnichannel com sucesso, não é necessário começar do zero. Observe onde a sua empresa está, como a comunicação é feita nesse ambiente e alinhe com os demais. 

Compreenda a jornada do cliente

Estar presente em todos os passos da jornada do cliente faz com que a empresa compreenda quais são suas necessidades e como ela pode ajudar a sanar suas dores. 

No entanto, para isso é preciso entender a fundo quais são essas etapas e como o seu empreendimento pode estar presente em todas elas.

Sendo assim, observe o comportamento dos seus consumidores desde o primeiro contato até o encerramento da compra e tenha certeza de que está oferecendo todas as soluções e suporte necessário para eles.

Tenha uma comunicação padronizada

Uma das principais características do marketing omnichannel é a coesão entre todos os canais. Para isso desenvolva um manual da marca para que em todos os locais a empresa tenha o mesmo tom de voz e identidade visual.

Além disso, treine e capacite todas as equipes para que a imagem da empresa em relação ao atendimento seja positiva e sem ruídos.

Busque integrar os setores da empresa

Já falamos aqui sobre a experiência que o cliente deve ter ao escolher a sua empresa e realizar uma compra. No entanto, para que isso aconteça é preciso ter uma equipe devidamente alinhada e preparada.

Sendo assim, invista em treinamentos e monitorias para que todas as equipes estejam alinhadas com a visão e os valores do empreendimento. 

Com isso os resultados positivos serão apenas um reflexo do bom alinhamento que ocorre internamente.  

Observe os feedbacks e as métricas

Para saber a percepção que o público tem sobre a marca é necessário observar o que os consumidores têm a dizer dela. Isso só é possível com a coleta e análise dos feedbacks recebidos por meio das redes sociais e canais de atendimento.

A partir dessas informações a empresa consegue saber quais são os pontos de melhoria e onde existe lugar para evolução. 

Utilize o marketing omnichannel para alcançar mais resultados!

O marketing omnichannel é uma estratégia que tem como objetivo unificar todos os canais de comunicação de uma empresa, sejam eles online ou offline. 

Isso ocorre por meio de um alinhamento preciso entre as diferentes plataformas de uma marca, como as redes sociais, lojas físicas, canais de atendimento e tudo que a envolve.

Dessa forma, os potenciais clientes e consumidores recebem uma mensagem clara e que faz sentido, não importa como encontrem o empreendimento. Além disso, diversas oportunidades para campanhas de marketing e abordagens de vendas se abrem.

Portanto, entenda quem é o seu público, quais suas plataformas favoritas e desenvolva um plano que ligue todos os espaços onde a sua empresa está presente.

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