KPI: como definir os indicadores de desempenho certos para sua indústria

KPI

Na gestão das empresas é importante adotar ferramentas para facilitar e otimizar o trabalho. Esse é o caso do KPI. Entenda como utilizar os indicadores para medir o desempenho do seu negócio.

Hoje em dia, para entender o sucesso de uma campanha, ou qualquer outra ação dentro do gerenciamento, é preciso que dados sejam analisados.

Por este motivo, os indicadores de desempenho estão sempre em evidência. Ações mais efetivas baseadas nessas ferramentas estão sendo criadas e discutidas diariamente por diversos setores do mercado.

No marketing digital, o KPI desenvolve papel fundamental na compreensão e planejamento de campanhas de marketing para a internet. Tudo isso com grandes propostas para se obter resultados expressivos.

Mesmo com um estudo rigoroso sobre seu público-alvo e a qualidade dos produtos que comercializa, analisar indicadores de desempenho pode alavancar suas vendas em pouco tempo.

Continue a leitura e descubra porque a sua empresa precisa adotar KPIs inteligentes.

O que é KPI

O KPI tem como objetivo avaliar se as ações e interações da marca com o público estão funcionando. 

Muito além de curtidas em redes sociais ou visitas em sites. Há diversos indicadores de desempenho que utilizam dados mais técnicos para apresentar resultados às equipes.

O importante é que auxilia no entendimento de erros e acertos e na correção dos mesmos. Assim como agrada cada vez mais o público e proporciona aos clientes uma experiência de compra única. 

Em inglês, KPI significa Key Performance Indicator, que no português se traduz como: Indicador-Chave de Performance.

Esses indicadores são importantes para o entendimento de toda a equipe na hora de tomar decisões assertivas a respeito de campanhas e ações da empresa. 

Entenda melhor a seguir.

Benefícios do KPI

Há diversos benefícios que a utilização de KPIs acarreta. Toda e qualquer ação que uma marca realiza deve ser analisada. 

Atualmente, com a concorrência agindo de maneiras assertivas, tomar decisões às cegas não é nada vantajoso e nem aconselhável para as empresas. 

Ou seja, um dos maiores benefícios, de fato, é aumentar a competitividade da sua marca no mercado. 

Veja abaixo outros benefícios que os indicadores apresentam quando utilizados da maneira correta.

  • Melhora o desempenho: ao saber sobre o desempenho da empresa em determinados locais na internet o KPI auxilia na melhora de outras ações. Isso porque se uma campanha não funciona na rede social x, por exemplo, não faz sentido manter investimos nela, sendo que na rede social y os resultados são melhores;
  • Aumento da eficiência nas ações: com o uso do KPI entender os resultados das atividades da empresa geram maior conhecimento de causa. Ou seja, os dados ensinam como resultados melhores podem ser alcançados com a fórmula certa;
  • Melhor utilização dos recursos disponíveis: orçamento é o ponto mais importante dentro de uma empresa. A maioria das equipes não possuem investimentos infinitos para desperdiçarem com ações ineficazes. Portanto, a análise de dados permite um melhor direcionamento dos recursos disponíveis para as equipes;
  • Aumento das vendas: o objetivo final de todas as empresas é a venda dos seus produtos e serviços. Com uma aposta mais assertiva em ações comerciais e campanhas de marketing, atingir o público certo com a linguagem deles fica muito mais fácil, o que resulta no aumento exponencial das vendas.

KPI e Métricas: quais as diferenças?

O KPI não é uma métrica, mas uma métrica pode ser um indicador de performance. 

Parece complicado, não é? No primeiro momento pode parecer mesmo, mas já vamos explicar. 

A métrica é algo que pode ser medido, mas não necessariamente que vai resultar em informações relevantes para o seu negócio. 

Por exemplo, curtidas e likes em uma publicação em alguma rede social pode até ser medido. Entretanto, não tem uma performance que resulta em dados importantes para o negócio. 

A marca pode estar muito bem com as suas vendas, mas não ter muitas curtidas em seu negócio. 

Já o KPI é um indicador-chave que influencia diretamente no objetivo do negócio, sendo considerado um meio estratégico para as tomadas de decisão. 

Portanto, uma métrica, se identificado seu poder de demonstração de dados influentes, pode se tornar um indicador-chave relevante para a empresa.

Os tipos de KPI’s

Fica claro que há diversos tipos de KPIs que podem ser utilizados para analisar o desempenho de setores, ações e atividades da empresa. 

Para saber quais são os indicadores ideais para cada negócio, é fundamental os conhecer melhor.

Veja abaixo as categorias de KPIs e descubra qual o melhor para a sua empresa.

Primários

Os KPIs primários são aqueles indicadores que aparecem inicialmente quando se analisa dados fundamentais. 

Quando falamos sobre Marketing Digital, estes fomentam informações a respeito de resultados alcançados com ações e campanhas de marketing.

Além de serem utilizados como estratégias importantes para atrair cada vez mais público e aumentar as vendas de um negócio.

Na rotina do mundo corporativo, esses indicadores-chave são:

  • Quantidade de leads;
  • Custo por lead;
  • Taxa de conversão;
  • Receita por compra;
  • Tráfego;
  • Receita total.

Secundários

Os KPIs secundários atuam como uma forma de monitoramento dos indicadores primários e está diretamente ligado às decisões de chefias e diretorias das empresas. 

São informações mais relevantes e que entram no âmbito estratégico. Isso para o melhor entendimento das lideranças a respeito do que está sendo feito para o negócio.

Com esses indicadores é possível entender melhor o momento de cada setor dentro da empresa. Além de saber, de fato, o que está dando certo e o que não está saindo como o planejado. 

Neste caso, os indicadores-chave são:

  • Origem de tráfego orgânico e pago;
  • Visitantes que interagem com os CTAs disponíveis;
  • Quantidade de visitas no Youtube e sua movimentação;
  • Assinantes de newsletter e blog;
  • Preço médio por transação;
  • Custo detalhado por lead.

Práticos

Este tipo de KPI serve uma explicação para a empresa relacionada aos indicadores anteriores. No mais, é considerado como uma justificativa para alguns resultados.

Os indicadores práticos mais populares são:

  • Índice de tráfego;
  • Interações entre os internautas e as marcas;
  • Ranqueamento das páginas da empresa;
  • Quais páginas estão sendo mais acessadas;
  • Palavras-chave mais procuradas nos mecanismos de busca;
  • Alcance das publicações em determinadas redes sociais;
  • Número de visualizações de posts ou vídeos.

Como definir os indicadores de desempenho na prática

Os indicadores-chave em prática auxiliam a mensurar diversos resultados importantes para a tomada de decisão das empresas.

Conheça quais são e como aplicá-los:

Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é um indicador que calcula a efetividade do investimento feito na empresa e o que ele resultou. Ou seja, analisa se os recursos foram utilizados de maneira benéfica e se calcula da seguinte forma:

Ticket médio

Este é um indicador estratégico, pois calcula o valor do gasto de cada cliente para a empresa durante um período de tempo. 

Isso significa que quanto maior é o valor do ticket médio mais os clientes estão gastando.

Ele é calculado da seguinte forma:

Custo de aquisição por cliente (CAC)

Este indicador demonstra qual o orçamento a empresa vai precisar para conquistar novos clientes. 

Se este custo é muito alto significa que a empresa está com pouca lucratividade e rentabilidade. 

Faça as contas e, se necessário, reveja a estratégia.

Índice de rotatividade

Este índice é para mensurar resultados internos. No caso deste KPI em específico, é verificado a rotatividade de funcionários na empresa. 

É importante entender o porquê está ocorrendo muitas saídas de colaboradores para melhorar o desempenho das próprias equipes.

Esse indicador é calculado da seguinte maneira:

KPIs são fundamentais para qualquer negócio!

Definir os indicadores da sua empresa é muito importante para o sucesso dos seus negócios. 

Apesar de parecer confuso, ter esses dados à serviço das equipes melhora a produtividade e aumenta as vendas de maneira exponencial.

No mundo corporativo e digital, realizar qualquer ação às cegas é muito perigoso e pouco efetivo, acredite.

Continue acompanhando o Marketing para Indústria fique por dentro de mais indicadores para sua empresa!