Como aumentar as vendas online? 10 estratégias para o seu negócio 

Aprender como aumentar as vendas online é essencial para que uma empresa consiga receita e mantenha sua carteira de clientes por perto. Confira as principais estratégias para potencializar as ações do seu negócio e conquistar novos clientes.

É muito comum que os consumidores pesquisem online antes de realizar uma compra de fato. Isso porque, com a internet e a facilidade de interação, são inúmeros os comentários, avaliações e resenhas dos mais variados produtos. 

Por esse motivo, é cada vez mais importante que as empresas estejam presentes nos canais digitais. Seja por meio de um site, rede sociais ou perfil no Google Meu Negócio, estar nesses ambientes é garantir que seu negócio seja visto e feche novos clientes.

A presença online permite conhecer melhor seu público, encontrar formas de se comunicar e aumentar sua Brand Awareness. Tudo isso, por meio de estratégias voltadas para a experiência do cliente e a resolução de suas dores.

Acompanhe o artigo e descubra como posicionar sua marca na internet, potencializar seu alcance e como aumentar as vendas online. 

Por que é importante traçar um plano de ação para vender online?

Para compreender a importância de saber como aumentar as vendas online podemos pensar em uma loja física. Vamos imaginar que esse empreendimento se localiza em uma região de difícil acesso e não possui verba suficiente para investir em divulgação. 

Nesse cenário, os clientes que realizam compras no estabelecimento são aquelas que já o conhecem. Também esses compradores são os responsáveis por falar sobre a loja para seus amigos, parentes e conhecidos.

Vamos supor que esse empreendimento se mude para um lugar mais movimentado e que agora possui lucro o suficiente para investir em divulgação. 

Mais pessoas o conhecerão e sua receita aumentará com mais rapidez, a cada novo lucro essa empresa investe cada vez mais em estratégias que a coloquem no mapa para que mais pessoas a conheçam. 

Notou como no início poucas pessoas conheciam esse empreendimento e depois, com o investimento certo e estratégias bem elaboradas, ele se tornou mais conhecido?  Vender online segue essa mesma lógica, portanto também precisa de ações e scripts de venda que potencializam as ações dos empreendimentos. 

Por esse motivo, é essencial elaborar um plano de ação para aumentar as vendas online, tudo isso ao entender a fundo os seguintes questionamentos:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Como sua empresa atende as dores da persona?
  • Quais canais o seu negócio deve estar?
  • Qual formato deve investir?

Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas para que o seu negócio consiga estruturar um plano de ação de sucesso para garantir sua presença online e assim potencializar suas vendas. 

10 estratégias de sucesso para vender mais online

Agora que você entendeu a importância de evoluir o seu negócio também para o ambiente digital, chegou o momento de colocar a mão na massa e aplicar algumas estratégias. 

Lembre-se que, para o sucesso do seu empreendimento, se faz necessário voltar algumas casas para conseguir colocar em prática determinadas ações com maior assertividade.

Confira a seguir as principais dicas de como aumentar as vendas online do seu negócio:

Conheça bem seu público-alvo

Saber quem é o seu consumidor é fundamental para desenvolver estratégias que façam sentido para o consumidor e também para a empresa. 

Isso porque, não adianta investir tempo e dinheiro em campanhas veiculadas em plataformas onde o público não está presente, por exemplo.

Além disso, ter um conhecimento amplo sobre a persona do negócio ajuda a encontrar o tom de voz ideal, as mensagens certas e saber como a marca deve se portar em todo seu branding. 

Use os recursos certos

Ferramentas de análise de métricas, como taxa de engajamento e conversão, são importantes para que a empresa identifique os resultados de seus esforços. 

Além disso, são por meio dessas ferramentas que insights são gerados e o seu empreendimento pode perceber pontos de melhoria e mudança. 

Sendo assim, utilize os recursos disponíveis para potencializar as ações de Marketing e Vendas, como:

  • Google Ads: ferramenta ideal para criar e gerenciar anúncios pagos no buscador. Com ele, é possível analisar os resultados gerados no seu e-commerce;
  • Google Analytics: responsável por mostrar o desempenho que o site da sua empresa tem com informações sobre o tráfego, hábitos dos visitantes e muito mais;
  • Google Search Console: criado para monitorar o site nos resultados de busca do Google. Esse recurso é capaz de encontrar problemas nas páginas e otimizar estratégias de SEO;
  • Google Meu Negócio: recurso recomendado para colocar o seu empreendimento no mapa digital. O Google Meu Negócio é um perfil criado especialmente para divulgação da empresa no mecanismo de busca.

Invista em estratégias de SEO

Não podemos falar sobre estratégias para aumentar as vendas online sem citar um dos pilares do Marketing Digital. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações para otimização nos motores de busca. 

Isso significa que são métodos realizados para potencializar a autoridade da sua empresa no ambiente online, especialmente nos motores de busca como o Google. Para isso, é necessário levar em consideração toda a experiência do cliente ao realizar uma compra.

Esse processo inclui a busca por palavras-chave, consumo de conteúdo de qualidade e uma experiência positiva ao acessar o site ou blog do seu negócio.

Comunique de forma clara

Antes de vincular um anúncio nas redes sociais ou começar a produzir conteúdo para web, a sua empresa deve ter bem definida qual é seu Brand Voice, o tom de voz da marca. 

Isso porque, desenvolver estratégias de vendas só faz sentido quando o público-alvo entende as mensagens que estão sendo passadas. 

Sendo assim, identifique qual é o tom do seu negócio e quais são as necessidades do seu consumidor. Dessa forma, torna-se muito mais fácil encontrar a melhor forma de se comunicar com ele sem que haja ruídos.

Considere mídias pagas

A produção de conteúdo é muito importante para adquirir tráfego orgânico para o site e as redes sociais das empresas. 

No entanto, outra possibilidade que o seu negócio pode apostar para potencializar suas ações online são as mídias pagas.

Esse recurso nada mais é do que os anúncios que encontramos ao navegar nos buscadores e em páginas web, assim como nas plataformas sociais. 

Para isso, é necessário investir um pouco mais em ferramentas e peças publicitárias voltadas para uma abordagem de venda mais direta.

Esteja preparado para vendas sazonais

As vendas sazonais são aquelas que ocorrem em determinados períodos do ano, mês e até de um dia. Por exemplo, épocas como Natal, Dia dos Namorados e Dia das Mães são conhecidos por potencializar a venda de determinados segmentos no mercado.

Se a sua empresa se encaixa nesse cenário, é preciso ficar atento a esses períodos mais movimentados e desenvolver ações pensadas especialmente para eles. Dessa forma, o seu empreendimento garante um aumento nas vendas.

Ofereça um bom suporte para seu cliente

Quando uma pessoa tem um primeiro contato com a sua empresa, ela está em busca de uma solução para uma dor que possui. Sendo assim, o seu empreendimento precisa se certificar de que pode ajudá-la a encontrar a solução que ela procura. 

Isso só pode ser feito com uma comunicação clara e sem ruídos, além de um atendimento de qualidade e que esteja disponível para, de fato, ajudar esse potencial cliente. Para isso, esteja presente do primeiro momento até o pós-venda.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais se tornaram uma potência nas vendas e devem ser utilizadas em toda a jornada de compra do cliente. 

Isso porque, é cada vez mais comum que uma pessoa realize uma busca nas redes antes de efetivar uma compra, além de deixar comentários e avaliações sobre o produto que adquiriu.

Isso significa que, para manter uma relação próxima e saudável com os consumidores, os empreendimentos precisam estar nos ambientes onde eles estão. Sendo assim, não deixe as estratégias para as plataformas sociais de lado e invista nesses locais para atrair, engajar e aproximar seus clientes.

Foque na experiência do usuário

A experiência que uma pessoa tem com a sua empresa é o ponto de partida para que ela realize uma compra ou contrate um serviço. 

Isso acontece porque, se um potencial cliente entra no site do seu negócio e tem dificuldade em encontrar as informações que precisa, ele sai da página e encontra outra empresa com rapidez.

Sendo assim, é fundamental levar em consideração todas as etapas que levam aquela pessoa até a efetivação da compra. Seja com o atendimento, meios de pagamento, suporte em caso de problemas ou trocas e devoluções.

Fidelize 

A fidelização é uma consequência da experiência positiva que um consumidor tem com o seu negócio. No entanto, existem estratégias que potencializam esse processo e garantem que mais pessoas sejam finalizadas com sucesso.

O seu empreendimento pode oferecer descontos, cartões fidelidade e itens promocionais. Essas ações engajam o consumidor e ajuda a fazer com que ele volte a realizar mais compras com o seu negócio.

Gostou das dicas de como aumentar as vendas online? Chegou a hora de colocar a mão na massa e vender!

Potencializar as vendas online não é uma tarefa fácil, ainda mais em meio a concorrência e a hábitos de consumo que mudam constantemente. No entanto, existem ações que estimulam os consumidores e engajam o público-alvo. 

Por meio dessas estratégias, o seu empreendimento consegue aumentar sua presença no ambiente digital, facilitando sua comunicação e conquistando novos lugares. 

Além disso, com as ações certas a sua empresa consegue desenvolver uma relação mais próxima e duradoura com seus consumidores.

Sendo assim, não deixe de colocar em prática as dicas que separamos para o seu negócio e veja fortaleça a imagem da sua marca. 

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